Iniciante

Os efeitos da expansão da seca no Brasil: do Nordeste ao restante do país.

  • 0

No filme “O Menino que Descobriu o Vento”, é retratada a vida de um jovem que passa por uma grave crise de seca na África subsaariana. Assim como na ficção, a tendência de tal problema é comum, principalmente em regiões como Nordeste e Sudeste. Isso se deve à negligência governamental em relação à problemática, que resulta no esvaziamento de reservatórios e crises hídricas.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a negligência do governo perante a temática é um problema. Segundo o Monitor de Secas do Brasil, em junho deste ano, a seca se agravou em alguns estados do Nordeste e está extrema ou excepcional no Sudeste e Centro-Oeste. Dessa forma, percebe-se que o Estado não dá a prioridade devida à problemática, tendo em vista que o agravamento da seca persiste fortemente nessas regiões.

Consequentemente, as reservas de água esvaziam rapidamente e geram graves crises hídricas. Nesse sentido, cabe apontar o caso em que o reservatório do Rio de Janeiro zerou seu volume, e teve que ser auxiliado pela represa Paraibuna. A partir daí, observa-se que o escassez do recurso hídrico pode resultar em uma dependência excessiva de uma represa ou algo do gênero. Logo, observa-se o esvaziamento de água e as crises hídricas como graves consequências da problemática.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério do Desenvolvimento Regional(MDR), deve investir no combate à seca em regiões como Nordeste e Sudeste, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que, caso o reservatório chegue a um volume inferior a 50% de sua capacidade, outros estados de localidades que não lidam com o problema devem ceder no mínimo 20% do conteúdo de sua reserva. A fim de que impeça a expansão da seca no Brasil.

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

E podem me dar dicas de argumentação? Essa é a parte que menos tenho dominância.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, vou tentar corrigir sua redação de acordo com o modelo enem

    Na introdução, gostei muito do que você usou pra contextualizar e o modo como mostrou sua tese e os problemas que existem.

    No D1, apesar de ter gostado dos seus argumentos eu achei que você foi redundante, você repetiu as informações, o que fez parecer que você estava sem ter o que colocar pra finalizar o paragrafo. Ex. ´´é importante ressaltar que a negligência do governo “ e logo depois ´´percebe-se que o Estado não dá a prioridade“

    No D2, ótimo desenvolvimento de tema, você não ficou preso em um único problema e isso é muito bom pra fluidez do tema. Obs. nesse parágrafo você também foi redundante, assim como no anterior. ´´as reservas de água esvaziam rapidamente e geram graves crises hídricas“ e depois ´´observa-se o esvaziamento de água e as crises hídricas como graves consequências“, tente começar já dizendo que isso é uma consequência do problema.

    Conclusão, gostei bastante de como finalizou, foi uma resolução bem objetiva do problema, o que deixa bem claro qual sua intenção, mas também pode ser bem complicado de ser executado.

    Espero ter ajudado :)

    • 1
  2. Competência 1= 160 (demostra conhecimento dos mecanismos da língua portuguesa mas houve alguns erros)
    Competência 2= 200 (apresentou domínio quanto a aplicação dos repertórios ao tema)
    Competência 3= 160 ( soube organizar a redação, alguns desvios, mas encaminhou bem o ponto de vista)
    Competência 4= 200 (está bem definido)
    Competência 5= 200 (articulação dos 5 elementos definidas).

    • 1
  3. Olá, me chamo Kaique, e vou comentar a respeito da sua redação e dar a minha opinião.

    No filme “O Menino que Descobriu o Vento”, é retratada a vida de um jovem que passa por uma grave crise de seca na África subsaariana. (1) Assim como na ficção, a tendência de tal problema é comum, (2) principalmente em regiões como Nordeste e Sudeste. Isso se deve à negligência governamental em relação à problemática, que resulta no esvaziamento de reservatórios e crises hídricas. (3)
    1- Um filme com uma temática relacionada ao tema, porém por que seja a Introdução a alusão apenas confirmou que a temática ocorre na África subsaariana, mas não tem mais detalhes do filme.
    2- “a tendência de tal problema é comum” Essa afirmação deve ser revista, pois em regiões tropicais em relação África e América do Sul, temos por exemplo Caatinga, que é quente e seca e a Amazônia (Floresta tropical conhecida pelos rios voadores), que é quente e úmida e favorece umidade ao centro-sul do país.
    3- A sua tese destaca o abandono governamental como um fator determinante no esvaziamento de reservatórios e crises hídricas. (Achei valida a construção da tese e o recorte tema, que sempre devem estar destacados ao Leitor, parabéns).
    * “grave crise” – Pleonasmo, pois crise já é algo grave.
    * “Nordeste e Sudeste” – ortografia deve se iniciar com letras minúsculas para regiões.

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a negligência do governo perante a temática é um problema. (4) Segundo o Monitor de Secas do Brasil, em junho deste ano, a seca se agravou em alguns estados do Nordeste e está extrema ou excepcional no Sudeste e Centro-Oeste. (5) Dessa forma, percebe-se que o Estado não dá a prioridade devida à problemática, tendo em vista que o agravamento da seca persiste fortemente nessas regiões. (6)
    4- Isso já tinha sido destacado na introdução, seriam legal apresentar como essa negligencia resultaria no esvaziamento de reservatórios ou crises hídricas, aqui fica a sua escolha.
    5- Dado pertinente ao tema, porém destacar ano da reportagem/estudo.
    6- O seu fechamento está com falta de informações, pois como se percebe a falta de prioridade? O dado apresenta o agravamento da seca e não os motivos para ela, aprofundar aqui a argumentação.

    Consequentemente, as reservas de água esvaziam rapidamente e geram graves crises hídricas. (7) Nesse sentido, cabe apontar o caso em que o reservatório do Rio de Janeiro zerou seu volume, e teve que ser auxiliado pela represa Paraibuna (8). A partir daí, observa-se que o escassez do recurso hídrico pode resultar em uma dependência excessiva de uma represa ou algo do gênero. (9) Logo, observa-se o esvaziamento de água e as crises hídricas como graves consequências da problemática. (10)
    7- Tópico frasal delimitado pelo parágrafo anterior está ótimo, porém aquela falta de aprofundamento pode gerar dúvidas.
    8- Quando esvaziou? Qual reservatório? Auxiliado de que forma? (Nesse momento essas perguntas devem ser respondidas e a argumentação iniciada).
    9- A escassez sempre vai se relacionar com dependência, porém fatores sociais e estruturais vão analisar se é excessivo ou não. Além disso, na parte *“observa-se que o escassez”, acredito que seja uma “a” e não um “o”. Outro ponto, apenas a escassez torna aumenta a dependência desse recurso?
    10- A negligência do Estado não seria uma das graves consequências também? (Aqui vemos um ponto de dúvida em relação a sua tese, verificar a construção das ideias).
    * “graves crises” – Pleonasmo novamente.

    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. (11) O Ministério do Desenvolvimento Regional(MDR), deve investir no combate à seca em regiões como Nordeste e Sudeste, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que, caso o reservatório chegue a um volume inferior a 50% de sua capacidade, outros estados de localidades que não lidam com o problema devem ceder no mínimo 20% do conteúdo de sua reserva. A fim de que impeça a expansão da seca no Brasil.
    11- Tópico frasal objetivo e conclusivo, parabéns.
    12- Análise da proposta de intervenção remediação:
    O Ministério do Desenvolvimento Regional (QUEM?);
    deve investir no combate à seca em regiões como Nordeste e Sudeste (O QUE?);
    por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados (MODO/MEIO);
    o qual constará que, caso o reservatório chegue a um volume inferior a 50% de sua capacidade, outros estados de localidades que não lidam com o problema devem ceder no mínimo 20% do conteúdo de sua reserva; (DETALHAMENTO) OBS.: O detalhamento está bem esclarecedor, porém é viável comprometer 20% de reservatórios próximos? Analisar por favor, pois ele poderia despontuar sua proposta de intervenção.
    A fim de que impeça a expansão da seca no Brasil. (EFEITO);
    * A fim de (Empregado no início da oração final, favor verificar)

    A sua redação apresenta uma construção de ideias e o repertório sociocultural é relevante a discussão, porém lacunas de incompreensão fragilizam a sua redação em coesão e coerência. Essa perguntas devem ser respondidas como forma de construção da sua argumentação, como eu analisei é uma redação bem elaborada que necessita de mais aprofundamento em alguns pontos. Parabéns por escrever, segue a nota conforme as competência do Enem:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS (Erros de ortografia (digitação talvez), Erros em relação ao masculino e feminino das palavras e emprego equivocado de conectivos.
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS (Estabelece outros conceitos, porém não os vincula de forma aprofundada a argumentação).
    3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é quebrada em alguns momentos).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS (Articula pontos do texto e apresenta bem o tema, porém a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados correção).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 ou 200 PONTOS (Apresenta uma boa proposta de intervenção, porém sua aplicabilidade e viabilidade deixam a desejar no DETALHAMENTO).
    NOTA FINAL: 680/720 (Variação dependeria do corretor, mas é possível devido ao ponto na C5 que expliquei)
    Bons estudos e parabéns por escrever, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajuda-lo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.