Os efeitos da expansão da seca no Brasil

  • 2

Os Aquedutos Romanos eram estruturas que conduziam a água das chuvas por toda a civilização, garantindo a plena distribuição desta à sociedade de Roma. Apesar disso, na contemporaneidade, muitas famílias brasileiras sofrem com a falta de água, fenômeno conceituado como crise hídrica e que causa várias problemáticas relacionadas à seca no país. Nesse sentido, torna-se indubitável debater acerca de como os efeitos da expansão da seca no Brasil estão relacionados com as ações antropogênicas no meio ambiente e a negligência estatal.

Convém ressaltar, primeiramente, que o excesso de mudanças causadas no planeta pelo homem corroboram para alterações nos ciclos naturais que estavam estabilizados. Nesse viés, é possível citar como o Ciclo Hidrológico, processo de troca da água terrestre, é afetado diretamente pelo desmatamento florestal feito por humanos. Com a retirada da vegetação arbórea ocorre a queda da evapotranspiração, processo no qual as árvores transferem a água de volta às nuvens, as quais posteriormente ocasionariam em chuvas. Dessa forma, as alterações ecológicas em processos naturais acabam causando vários problemas ambientais, dentre estes, a seca.

Outrossim, a negligência estatal na infraestrutura dos municípios piora ainda mais o quadro hídrico, já agravado pelos baixos índices pluviométricos. Nessa perspectiva, de acordo com a Sabesp, departamento responsável pelo abastecimento de São Paulo, aproximadamente um terço da água é perdida em vazamentos na distribuição e ligamentos clandestinos. Com isso, muitas famílias perdem direitos básicos como saneamento e alimentação, não apenas pela falta de chuva no país, mas também pela não preocupação do Estado em garanti-los à população. Dessa maneira, a falta de infraestrutura prejudica a sociedade como um todo, deixando de fornecer um recurso essencial como a água.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas a fim de reduzir os impactos causados pela expansão da seca no país. É preciso que o Congresso Nacional fiscalize a situação da distribuição de água no país, por meio de projetos de lei que forneçam um incentivo fiscal às companhias que apresentarem baixos desperdícios de água, com o intuito de garantir o fornecimento para toda a sociedade. Assim, essa ação pode ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas vigentes, garantindo o máximo aproveitamento possível da pouca chuva que chega. Por meios como esses, será possível reduzir os impactos causados pela seca no Brasil e garantir a distribuição de água como na Roma Antiga.

Compartilhar

1 Correção

  1. Tema: Os efeitos da expansão da seca no Brasil

    INTRODUÇÃO:
    Os Aquedutos Romanos eram estruturas que conduziam a água das chuvas por toda a civilização, garantindo a plena distribuição desta|1| à sociedade de Roma. Apesar disso, na contemporaneidade, muitas famílias brasileiras sofrem com a falta de água, fenômeno conceituado como crise hídrica e que causa várias problemáticas relacionadas à seca no país. Nesse sentido, torna-se indubitável|2| debater acerca de como os efeitos da expansão da seca no Brasil estão relacionados com as ações antropogênicas no meio ambiente e (*com) a negligência estatal.

    1 – Não recomendo a utilização desse pronome, uma vez que causa uma certa ambiguidade; poderia ter utilizado em seu lugar o pronome “sua”:
    “(…) que conduziam a água das chuvas por toda a civilização, garantindo a sua plena distribuição à sociedade de Roma.”
    2 – Nesse caso, o “indubitável”, que literalmente significa “sem sombras de dúvidas”, fica um tanto peculiar nessa estrutura, tipo: “(…) Nesse sentido, torna-se indiscutível debater acerca de como os efeitos…”, acharia mais apropriado uma expressão como “é imprescindível debater…” ou até mesmo “torna-se necessário o debate…”.

    — Sua introdução está ótima! A alusão aos Aquedutos Romanos foi uma boa jogada, embora eu achasse mais pertinente você colocar algo como:
    “Os Aquedutos Romanos eram estruturas que conduziam a água das chuvas e a distribuía por toda a civilização, impedindo, desse modo, que a população romana sofresse com a seca. Em contrapartida, no contexto contemporâneo, observa-se que muitas famílias brasileiras sofrem com a falta de água, fenômeno conceituado como crise hídrica e que causa várias problemáticas relacionadas à seca no país – conjuntura que revela o quanto o atual sistema brasileiro de distribuição da água precisa melhorar comparado ao sistema da Roma Antiga.” Entende? Tente deixar a relação entre a alusão e sua tese bem definidas. (É só um exemplo, ‘kay?)
    Ademais, gostei bastante do último período, o qual deixa bem determinado o que vai ser trabalhado a seguir!
    _____________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Convém ressaltar, primeiramente, que o excesso de mudanças causadas no planeta pelo homem corroboram|1| para (*as) alterações nos ciclos naturais que estavam estabilizados. Nesse viés, é possível citar como o Ciclo Hidrológico, processo de troca da água terrestre, é afetado diretamente pelo desmatamento florestal feito por humanos. Com a retirada da vegetação arbórea (*use vírgula aqui) ocorre a queda da evapotranspiração, processo no qual as árvores transferem a água de volta às nuvens, as quais posteriormente ocasionariam em chuvas. Dessa forma, as alterações ecológicas em processos naturais acabam causando vários problemas ambientais, dentre estes, a seca.

    1 – Sugiro que substitua o corroborar , que significa “fortalecer” e tente usar o “contribuir” ou até mesmo “implicar”

    — Não tenho o que dizer, simplesmente perfeito! Você chegou com a ideia central (As ações antrópicas contribuem para as alterações dos ciclos naturais), logo jogou um exemplo (Ciclo Hidrológico), com ele, você corroborou a sua ideia central e fechou com chave de ouro, citando uma das principais consequências dessas ações: a expansão da seca no território brasileiro.
    ____________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Outrossim, a negligência estatal na infraestrutura|1| dos municípios piora ainda mais o quadro hídrico, já agravado pelos baixos índices pluviométricos. Nessa perspectiva, de acordo com a Sabesp, departamento responsável pelo abastecimento de São Paulo, aproximadamente um terço da água é perdida em vazamentos na distribuição e ligamentos clandestinos. Com isso, muitas famílias perdem direitos básicos como (*o) saneamento e (*a) alimentação, não apenas pela falta de chuva no país, mas também *pela não preocupação* (*Sugestão: pelo descaso) do Estado em garanti-los à população. Dessa maneira, a falta de infraestrutura prejudica a sociedade como um todo, deixando de fornecer um recurso essencial como a água.

    1 – Em vez de colocar “negligência estatal na infraestrutura”, recomendo reescrever para algo como “a negligência estatal no que tange ao seu escasso fornecimento de uma infraestrutura adequada para os municípios apenas piora o quadro hídrico”. Todavia, é apenas uma sugestão.

    OBS: Cuidado com a omissão de artigos, percebi que você come alguns artigos, e o ideal é não comê-los.

    — Boa estruturação!
    _______________

    CONCLUSÃO:
    Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas a fim de reduzir os impactos causados pela expansão da seca no país. É preciso que o Congresso Nacional (Agente) fiscalize (Ação) a situação da distribuição de água no país, por meio de (Meio) projetos de lei que forneçam um incentivo fiscal às companhias que apresentarem baixos desperdícios de água, com o intuito de garantir o fornecimento para toda a sociedade (Efeito). Assim, essa ação pode ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas vigentes, garantindo o máximo aproveitamento possível da pouca chuva que chega (Detalhamento do Efeito). Por meios como esses, será possível reduzir os impactos causados pela seca no Brasil e garantir a distribuição de água como na Roma Antiga.

    — Uma maravilhosa proposta de intervenção!

    •••••|||••••••

    C1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
    > 160pts: Demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita (apenas contabilizei 3 desvios).

    C2 – Compreensão da temática e aplicar as áreas de conhecimento para desenvolvê-la, dentro dos limites de um texto dissertativo-argumentativo.
    > 200pts: Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    > 200pts: Apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. Não identifiquei nenhum tipo de falha em seu projeto de texto.

    C4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    > 200pts: Seu texto foi marcado pela presença expressiva de elementos coesivos inter** e intraparágrafos** E raras ou ausentes repetições E sem inadequação.

    C5 – Elaborar a proposta de intervenção do tema abordado, respeitando os direitos humanos.
    > 200pts: Elaborou muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 960pts!

    Embora não seja profissional, posso dizer que esse texto seu está muito bem construído!
    Espero ter ajudado em alguma coisa, bjs e boa sorte em sua jornada!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.