Iniciante

Os efeitos da expansão da seca no Brasil

  • 0

No filme “Peixes terrestres”, filmado dentro do contexto do Cinema Novo, é retratada uma série de quadros da vida cotidiana em uma pequena cidade piauiense. Ao longo da trama, a narrativa revela a luta pela sobrevivência travada pelos sertanejos, principalmente no que tange a baixa produtividade da colheita local e como isso acarreta a quantidade ínfima de postos de trabalho na lavoura. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela do Brasil contemporâneo: a queda da economia e o desemprego condicionado pela conjuntura formada, como desdobramento da expansão da seca.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o aumento de terras sofrendo o processo de desertificação no território tupiniquim gera danos ao PIB (produto interno bruto) e com isso, também afeta outras partes da dinâmica econômica do país. Segundo o historiador Caio Prado Junior, a nova divisão internacional do trabalho, introduzida pelo mundo globalizado, enquanto garante aos países centrais o domínio sobre o setor de serviços, transfere a atuação protagonística no setor primário (agronegócio e extrativismo) aos países em desenvolvimento. Traçando um paralelo com a economia brasileira, percebe-se que os solos desérticos e inférteis provocam o comprometimento da produção, o que desencadeia uma grave problemática para um país emergente agroexportador.

Além disso, nota-se, por conseguinte, o desemprego conjuntural em função da falta de trabalho, hodiernamente, na área supracitada. O músico Luíz Gonzaga, em sua canção “Mil sertões”, diz que “o homem do campo na cidade ia se aventurar por não ter onde ficar”. Visto isso, é possível observar o objeto ao qual se refere a música, antes presente apenas nas zonas áridas do nordeste, e agora espalhado em lugares como o interior paulista e o oeste do estado de Goiás, onde a seca ambientada no cerrado causa o deslocamento de mão de obra para as capitais do sudeste. O desemprego decorrente desse processo é uma das principais facetas, juntamente com a queda da economia, do fenômeno de espalhamento da seca.

Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. Para deter o processo de desarticulação da agropecuária brasileira, urge que o Ministério do Desenvolvimento Regional implemente, mediante organização da agenda orçamentária anual e parcerias com os governos estaduais e municipais, sistemas de irrigação que partam dos maiores rios do território, como o Amazonas e o São Francisco, e vão até as comunidades que mais sofrem da crise hídrica. Não só, o mesmo órgão do governo deve, por meio das mesmas ferramentas antes apresentadas, montar um sistema de créditos que beneficie o empresário rural quando o mesmo contratar mais do que 2% ao ano. Somente assim, será possível evitar que nos transformemos em “peixes terrestres”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii Volder, tudo bem?? Sinceramente eu gostei muito do seu texto, você trouxe muitas informações bastantes precisas com o intuito de comprovar a sua tese, mais seu texto ficou um pouco expositivo ao meu ver! Trouxe muitas informações sobre esse mesmo assunto!

    COMPETÊNCIA 1: 200pontos (demonstrou poucos desvios da modalidade escrita formal da língua portuguesa)
    COMPETÊNCIA 2: 200pontos (soube relacionar a temática com as várias áreas do conhecimento, além de estar dentro dos preceitos do texto dissertativo-argumentativo)
    COMPETÊNCIA 3: 200pontos
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 200

    • 1
  2. Olá, tudo bem? Me chamo Kaique e vou comentar sobre a sua redação.
    No filme “Peixes terrestres”, filmado dentro do contexto do Cinema Novo, é retratada uma série de quadros da vida cotidiana em uma pequena cidade piauiense. Ao longo da trama, a narrativa revela a luta pela sobrevivência travada pelos sertanejos, principalmente no que tange a baixa produtividade da colheita local e como isso acarreta a quantidade ínfima de postos de trabalho na lavoura. (1) Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada no filme pode ser relacionada àquela do Brasil contemporâneo: (2) a queda da economia e o desemprego condicionado pela conjuntura formada, como desdobramento da expansão da seca. (3)
    1- Repertório pertinente a discussão e bem apresentado;
    2- Encadeamento da tese bem elaborado e relacionado;
    3- O projeto de texto torna-se nítido na introdução, parabéns;
    * “filmado dentro do contexto” = filmado no contexto (melhora no entendimento)

    Em primeiro lugar, é importante destacar que o aumento de terras sofrendo o processo de desertificação no território tupiniquim gera danos ao PIB (produto interno bruto) (4) e com isso, também afeta outras partes da dinâmica econômica do país. (5) Segundo o historiador Caio Prado Junior, a nova divisão internacional do trabalho, introduzida pelo mundo globalizado, enquanto garante aos países centrais o domínio sobre o setor de serviços, transfere a atuação protagonística no setor primário (agronegócio e extrativismo) aos países em desenvolvimento. (6) Traçando um paralelo com a economia brasileira, percebe-se que os solos desérticos e inférteis provocam o comprometimento da produção, o que desencadeia uma grave problemática para um país emergente agroexportador. (7)
    4- A afirmação está correta, porém outros pontos do sertão nordestino, por exemplo, após o sota-vento do Ceara estão em situação de desertificação; Cuidado com afirmações muito fechadas;
    5- Como essas outras partes são afetadas? Ponto de dúvida na argumentação;
    6- Argumento de autoridade selecionado com sucesso e apresentado com algumas falhas na compreensão;
    7- Fechamento textual elaborado com sucesso e a relação ao argumento de autoridade validou a argumentação final do parágrafo;

    Além disso, nota-se, por conseguinte, o desemprego conjuntural em função da falta de trabalho, hodiernamente, na área supracitada. (8) O músico Luíz Gonzaga, em sua canção “Mil sertões”, diz que “o homem do campo na cidade ia se aventurar por não ter onde ficar”. (9) Visto isso, é possível observar o objeto ao qual se refere a música, antes presente apenas nas zonas áridas do nordeste, e agora espalhado em lugares como o interior paulista e o oeste do estado de Goiás, onde a seca ambientada no cerrado causa o deslocamento de mão de obra para as capitais do sudeste. (10) O desemprego decorrente desse processo é uma das principais facetas, juntamente com a queda da economia, do fenômeno de espalhamento da seca. (11)
    8- O tópico frasal foi elaborado com uso excessivo de conectores, favor verificar compreensão das ideias;
    9- Alusão trabalhada com objetividade e pertinente ao tema;
    10 – Validação da alusão de forma coerente e precisa, a uma retomada bem construída nessa oração;
    11- O fechamento do parágrafo apresentou informações novas que estão relacionadas ao tema, porém dependendo do corretor pode parecer solta “queda da economia” e “do fenômeno de espalhamento da seca” – Como ocorre esse fenômeno?

    Portanto, é mister que sejam tomadas providências para amenizar o quadro atual. (12) Para deter o processo de desarticulação da agropecuária brasileira, urge que o Ministério do Desenvolvimento Regional implemente, mediante organização da agenda orçamentária anual e parcerias com os governos estaduais e municipais, sistemas de irrigação que partam dos maiores rios do território, como o Amazonas e o São Francisco, e vão até as comunidades que mais sofrem da crise hídrica. Não só, o mesmo órgão do governo deve, por meio das mesmas ferramentas antes apresentadas, montar um sistema de créditos que beneficie o empresário rural quando o mesmo contratar mais do que 2% ao ano. Somente assim, será possível evitar que nos transformemos em “peixes terrestres”.
    12- Tópico frasal de conclusão trabalhado com objetividade e compilação da problemática;
    13- Análise da proposta de intervenção/remediação:
    PROPOSTA 1
    Ministério do Desenvolvimento Regional implemente (QUEM?);
    mediante organização da agenda orçamentária anual e parcerias com os governos estaduais e municipais (DETALHAMENTO);
    sistemas de irrigação que partam dos maiores rios do território (O QUE?)
    como o Amazonas e o São Francisco (DETALHAMENTO);
    e vão até as comunidades que mais sofrem da crise hídrica (EFEITO);
    Não é apresentado um MEIO/MODO de como esses sistemas de irrigação seriam implementados, apenas uma exemplificação.

    PROPOSTA 2
    o mesmo órgão do governo deve (QUEM?);
    “por meio das mesmas ferramentas antes apresentadas” Ponto de dúvida!
    montar um sistema de créditos (O QUE?)
    que beneficie o empresário rural quando o mesmo contratar mais do que 2% ao ano (EFEITO)
    Não é apresentado um MEIO/MODO também na segunda proposta de como esses sistema de créditos seriam viabilizados, apenas uma apresentação.
    – Somente assim, será possível evitar que nos transformemos em “peixes terrestres”. (Retomada da introdução = Texto circuito)
    * “vão até as” = vão até às (Erro de crase)
    Obs.: As duas propostas são boas, porém ao meu ver carecem de estruturação, pois o ideal era que elas conversassem entre si e intervissem na desertificação e ao desemprego, porém isso foi realizado de forma superficial.
    Parabéns por escrever, segue abaixo notas por competência:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 160 PONTOS (Erros de ortografia (digitação talvez), Erro de crase e emprego equivocado de conectivos.
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 160 PONTOS (Estabelece outros conceitos, porém não os vincula de forma aprofundada a argumentação).
    C3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é quebrada em alguns momentos devido à falta de aprofundamento).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS (Articula pontos do texto e apresenta bem o tema, porém a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados correção).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 160 PONTOS (Apresenta uma boa proposta de intervenção, porém sua aplicabilidade e viabilidade deixam a desejar devido a estruturação das mesmas-duas propostas).
    NOTA FINAL: 720
    Bons estudos e parabéns por escrever novamente, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-lo.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.