Mestre

Os efeitos da expansão da seca no Brasil

  • 2

As consequências da expansão da seca em território brasileiro é um grave problema a população e para a sua qualidade de vida, visto que esse fenômeno está presente em todas as regiões brasileiras, com uma estimativa preocupante para uma nova crise hídrica em 2021. Nesse sentido, torna-se evidente a falta de infraestrutura no abastecimento de água e as consequências desse problema para o país.

A princípio, falhas na distribuição de água para a população configura-se como um empecilho para a resolução do problema. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é estimado que 30% da água não é aproveitada por conta de vazamentos na distribuição ou métodos para ligação de água realizados de maneira ilegal. Desse modo, regiões com baixa infraestrutura não pode aproveitar a água fornecida pelas empresas de saneamento de suas regiões, a medida que não há uma reforma nesses entraves de distribuição da água, contribuindo com a seca.

Em consequência disso, surge as consequências dessa seca em território brasileiro. Por exemplo na obra literária “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, em que é narrada a história de uma família que é obrigada a se deslocar de tempos em tempos para locais menos atingidos pela seca. Em conformidade com a obra literária, o cenário brasileiro não está distante da história do livro, pois a seca resulta em graves problemas sociais, como a pobreza, a fome e a desigualdade, refletindo principalmente nas camadas sociais baixas e gerando um efeito negativo na qualidade de vida desses indivíduos.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para a mudança desse cenário. É fundamental, portanto, que o Governo Federal, com o auxílio das companhias de saneamento básico de cada estado, busque ampliar o acesso à água para regiões afetadas pela seca, por meio de sistemas tecnológicos utilizados em países com baixo índices de chuva — por exemplo, Israel — como a dessalinização da água do mar, poços artesianos e agricultura irrigada, com o objetivo de reduzir os efeitos da seca no Brasil e as consequências para as pessoas residentes naquela região. Assim, o cenário de “Vidas Secas” poderá ser evitado.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, sou aprendiz e irei corrigir sua redação parcialmente sem dá nota.

    Introdução com uma boa contextualização.
    Transição para o tema.
    Tese bem estabelecida.

    D1. Tópico frasal
    ótimo recurso ao usar a Sabesp.
    Belo desenvolvimento dos fatos.
    Conectivos Inter paragrafais.

    D3 Recurso sociocultural
    Entrou no tema nesse paragrafo
    Causa e consequência bem utilizadas.

    Conclusão
    usou bem os 4 elementos
    ótima retomada da citação na conclusão.

    Ótima redação

    • 2
  2. Bommm diaa!!!!!!

    ***Primeiramente peço que desconsidere a correção do nosso amigo VOLDER, pois não existe a pontuação 180 no ENEM!!!!!****

    As consequências da expansão da seca em território brasileiro é um grave problema a[1] população e para a sua qualidade de vida, visto que esse fenômeno está presente em todas as regiões brasileiras, com uma estimativa preocupante para uma nova crise hídrica em 2021[2]. Nesse sentido, torna-se evidente a **falta de infraestrutura no abastecimento de água e as consequências desse problema para o país.**

    TESE: **falta de infraestrutura no abastecimento de água e as consequências desse problema para o país.**

    [1]CRASE
    [2]De onde é esse dado? Sempre coloque quem foi o responsável pela informação

    A princípio, falhas na distribuição de água para a população configura-se como um empecilho para a resolução do problema[1]. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é estimado que 30% da água não é aproveitada por conta de vazamentos na distribuição ou métodos para ligação de água realizados de maneira ilegal. Desse modo, regiões com baixa infraestrutura não pode aproveitar a água fornecida pelas empresas de saneamento de suas regiões, a medida que[2] não há uma reforma nesses entraves[3] de distribuição da água, contribuindo com a seca.

    [1]Sempre comece seu paragr. de acordo com sua prim. tese, você deveria ter começado assim: “””A princípio, falta de infraestrutura no abastecimento de água para a população, configura-se como um empecilho para a resolução do problema.””

    [2] Virgula dps do que

    [3] Esse substantivo que você usou, está muito confuso, pois não se sabe se vc usou-o para descrever algo que representa as falhas no abastecimento, como por ex. Canos, dutos, etc. Já que entraves significa ato ou efeito de entravar; entravamento, travação, travagem, travamento. Então ficou confuso, se vc estava tentando dizer um sinônimo de problema, poderia ter usado essa msm palavra ou “empecilho”

    Em consequência disso, surge as consequências dessa[1] seca em território brasileiro. Por exemplo na obra literária “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, em que é narrada a história de uma família que é obrigada a se deslocar de tempos em tempos para locais menos atingidos pela seca. Em conformidade com a obra literária, o cenário brasileiro não está distante da história do livro, pois a seca resulta em graves problemas sociais, como a pobreza, a fome e a desigualdade, refletindo principalmente nas camadas sociais baixas e gerando um efeito negativo na qualidade de vida desses[2] indivíduos.

    [1]Use “da”
    [2]Tome muito cuidado ao usar uma citação e desenvolver em cima dela, dados e citações são somente um meio de complementar/comparar/comprovar o que vc está dizendo.

    Logo, medidas estratégicas são necessárias para a mudança desse cenário. É fundamental, portanto[1], que o Governo Federal,[2] com o auxílio das companhias de saneamento básico de cada estado, busque ampliar o acesso à[3] água para regiões afetadas pela seca, por meio de sistemas tecnológicos utilizados em países com baixo índices de chuva — por exemplo, Israel — [4]como a dessalinização da água do mar, poços artesianos e agricultura irrigada, com o objetivo de reduzir os efeitos da seca no Brasil e as consequências para as pessoas residentes naquela região. Assim, o cenário de “Vidas Secas” poderá ser evitado.

    [1]Sem necessidade do portanto
    [2]Sem necessidade da virgula
    [3]sem necessidade da crase
    [4] Seja mais direto, ex. “”” por exemplo, como em Israel, com a dessalinização da água do mar, poços artesianos e agricultura irrigada.”””,

    C1:120
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    TOTAL 720

    Você esta no caminho certo, só precisa se atentar na organização do seu texto, na pontuação e nos substantivos que usa. Argumente mais sobre a sua tese e não sobre suas citações, pois como eu disse acima elas são somente para complementar.

    Boa sorte!

    • 1
  3. Competência 1: 160
    Erros de vírgula, crase, do uso de preposições e de concordância verbal.

    Competência 2: 180
    Aparente tentativa de argumentação na introdução.

    Competência 3: 160
    Faltou o uso de um conceito ou de uma ideia mais abstrata na argumentação.

    Competência 4: 200
    Coesão e coerência bem formuladas.

    Competência 5: 200
    Ótima proposta de intervenção.

    Total: 900

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.