Os efeitos da evasão escolar no Brasil

  • 0

É de conhecimento geral que os estudos são de extrema importância para o futuro das pessoas, por assegurar novas oportunidades a elas, como de emprego. No entanto, no Brasil, por conta, principalmente, da distância das escolas e da situação econômica das famílias, grande parte dos estudantes brasileiros largam os estudos anualmente. Sendo assim, apesar da importância dos estudos, a evasão escolar é um problema cada vez maior e suas consequências afetam não só a sociedade brasileira, mas, também, o Estado em si.

A dificuldade de acesso à escola e a situação econômica dos estudantes são alguns dos fatores que influenciam diretamente nos estudos desses alunos. Na zona rural, por exemplo, onde as instituições de ensino públicas são ainda mais escassas, a evasão escolar é mais comum, por conta das grandes distâncias percorridas pelos estudantes para chegarem aos colégios e, muitas vezes, esses estudantes optam por trabalhar para ajudar a sustentar suas famílias, ao invés de estudar, conforme diz o site Vai De Bolsa. Logo, a distância entre a residência e a escola dos estudantes e a situação econômica de suas famílias levam a evasão escolar.

Segundo a revista Datafolha, algumas das consequências da evasão escolar são: um menor número de profissionais qualificados no mercado, afetando a economia do país e grande dependência financeira do trabalho. A partir do momento em que um jovem larga os estudos, em seu futuro este terá mais dificuldades em encontrar empregos com um bom salário, se tornando grande dependente deste, o que não afeta apenas este jovem, mas também a economia do país, que perde profissionais qualificados. Em suma, a evasão escolar, além de afetar a situação econômica do país e do trabalhador, favorece, também, a desigualdade social.

Depreende-se, portanto, a necessidade de reduzir as consequências da evasão escolar para a sociedade brasileira. Além da construção de mais escolas públicas em áreas mais afastadas, por parte do governo, um acompanhamento familiar e pedagógico mais próximo e até a ampliação do ensino integral, com mais atividades extracurriculares, estabelecidos por parte do Ministério da Educação e das próprias instituições de ensino, seriam necessários para evitar a evasão escolar. Espera-se, com isso, que a evasão escolar seja reduzida.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Sou nova aqui vou falar o que eu percebi mesmo.
    Na introdução você poderia começar com a Constituição Federal de 1988 tipo assim
    A Constituição Federal de 1988 prevê a todo cidadão o direito à educação. No Brasil, entretanto, a falta de mobilização do Estado permitiu a diminuição no número de estudantes nas escolas nos últimos anos , o que representa uma afronta direta aos direitos humanos. Nesse sentido convém analisar as principais causas, consequências e possível medida relacionada essa problemática.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.