Os efeitos da escassez de água no século XXI

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No livro do Graciliano Ramos, ”Vidas Secas”, é retratada uma crítica social vivida no Nordeste brasileiro, a respeito das secas. Fora da ficção, é fato que a crítica regida pelo autor é uma realidade do atual cenário vivido pelo século XXI. Os efeitos da escassez de água tem sido um atual problema mundial, tendo suas consequências vindas dos autos níveis de água usados na agropecuária, bem como na produção de alimentos . É vital, compreender as causas e as consequências da problemática, a fim de resolver as sequelas causadas pela carência de água.

Antes de tudo, vale ressaltar que a indústria da agropecuária é a principal atividade que consome água no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação- FAO, o lavradio consume cerca de 70% da água potável. Evidentemente, essa problematização ocorre devido a forma em que as industrias administram tais engenhos, não sendo de forma sustentável, ou seja, Green industry, e sem a devida fiscalização estatal.

É imprescindível salientar , ainda, que para a produção de um hambúrguer são necessários 2 500L de água,  o qual mostra que a industria de produção alimentícia é culpada pela escassez de água no mundo, com isso levando a falta de tal em diversos lugares do globo. A qual infringi os direitos promulgados pela ONU em 1948, o qual garante o direito a água e ao bem-estar social a todos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Nesse sentido, é necessária a intervenção da ONU- Organização das Nações Unidas, que tem como finalidade promover a cooperação dos países. Que por meio de um projeto, que visá envolver todos os países, para tal discutir a forma que as industrias alimenticias e a agropecuaria usam a água, a fim de diminuir o consumo excessivo, trazendo assim benefícios e eco sustentabilidade.

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3 Correções

  1. A sua introdução ficou muito boa, você primeiro contextualizou bem com a referência a Vida Secas, problematizou e exemplificou os impactos dos problemas. Tudo muito fechadinho, coeso, do jeito que a banca gosta.
    Outro ponto fundamental e positivo: os argumentos antes citados na introdução, você aprofundou no desenvolvimento.
    Não sei se isso é extremamente negativo, mas você usou muito o ”que” na redação, tente diversificar mais seu repertório de palavras. ”Nesse sentido, é necessária a intervenção da ONU- Organização das Nações Unidas, QUE tem como finalidade promover a cooperação dos países. QUE por meio de um projeto […]’

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  2. Boa noite! sua redação está muito boa, mas, tente não utilizar, na proposta de intervenção, tópicos frasais como: “Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse”, pois, fere um pouco a sua autoria por dar a impressão de ser uma fórmula, você pode confirmar essa dica com o Professor Henrique do curso “Me Salva!”, ele tem um vídeo no youtube falando sobre tópicos repetitivos nas redações e, também em relação à proposta, tente sempre detalhá-la um pouco mais e, citar novamente o repertório utilizado na introdução.
    Para que essa correção seja produtiva, aqui vão as notas, por competência:
    I- 160, a participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
    II- 200, A participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
    III- 180, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto.
    IV- 180, A participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
    V- 160, A participante elabora boa proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Total: 880.

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  3. A redação está bem escrita e apresenta bons argumentos
    Apenas atenção na acentuação de algumas palavras , como indústria, alimentícia , agropecuária etc . E com a repetição de palavras muito próximas como , crítica, água, tenta substituir por algo parecido .
    E uma dica utilize se puder outro conectivo para ter a ideia de ” fora da ficção ” pois , é um termo que muitas pessoas usam e se você quiser mostrar originalidade opte por outro.
    Espero ter ajudado :)

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