Iniciante

Os efeitos da escassez de água no século XXI

  • 0

No planeta em que residimos, 70% da área total é formada por água,  seja ela em oceanos, icebergs, rios, lagos, e etc. Destes, menos de 1% da água é potável,  ou seja, própria para o consumo humano. Visto que, não subsistimos sem a presença e o consumo desse recurso, a escassez dele nos afeta diretamente, e também desequilibra o ecossistema onde vivemos.

As causas dessa problemática apresentada a cima são diversas,  pois vão desde a falta de saneamento básico até o uso indevido da água.  A maior parte do esgoto no Braisl não é tratado, e é depositado em rios, o que torna esta água nos rios imprópria para o consumo. Este recurso, com muita imprudência, tambem é utilizado de forma indevida pela população e em larga escala pelas indústrias (principalmente agrícolas), configurando o desperdício de água.

Levantadas as causas, antevimos que os efeitos são desastrosos: a falta de água potável obriga países como Israel a utilizarem o processo de dessalinização de águas oceânicas, o que requer alto investimento. Outra consequência,  muito vista no Brasil, é o êxodo de áreas que se encontram em escassez para regiões mais abastecidas deste recurso fundamental à vida. É visto até mesmo nessas regiões, que recebem imigrantes em busca de água, como São Paulo, que a falta do líquido também os alcançou,  como visto quando o Rio Tietê, que abastece a cidade, estava em nível morto. Os desequilíbrios nos ecossistemas também podem ser citados, visto que muitas vegetações e animais não resistem sem a presença constante de água.

Visto estas consequências impactantes e maléficas, é preciso estabelecer  soluções.  A população devria utilizar o recurso aqui discutido de formas mais conscientes, usando métodos que o desperdiçam menos, como praticar banhos mais curtos, para que haja a economia deste produto.  O governo, por sua vez, deveria estabelecer o saneamento básico de qualidade e com a ajuda de iniciativas privadas, para não serem mais contaminados os rios com dejetos humanos.  Essas medidas são necessárias para que conservemos um dos bens mais preciosos da nossa sociedade, que mesmo vivendo em um planeta composto maiormente de água,  ainda sim convivemos com a falta dela para o nosso uso.

Compartilhar

3 Correções

  1. Seria interessante você introduzir os parágrafos com conectivos bem definidos, isso ajuda bastante na nota. Seu repertório está muito bem associado com a temática. Uma coisa que atrapalhar um pouco no entender do texto são alguns longos períodos, que muitas vezes cansa o leitor. Sua proposta de intervenção poderia ter sido um pouco mais abrangente, mais definida e menos voltada ao senso comum, mas no geral está ótima. Se sua redação tiver sido escrita de forma totalmente autoral, eu daria uma nota de 860+.

    • 1
  2. A redação apresenta na introdução o tema que será tratado e reflete o tema proposto. O desenvolvimento tem ótima estrutura, mas que poderia ter argumentos mais completos e detalhados, e que não precisam focar tanto em exemplos.
    A redação apresentada boa argumentação que poderia estar melhor em relação aos concetivos.
    A prosposta de intervenção foi realizada porém sem argumentos convincentes que poderiam ter sido reforçados.
    Lembrando que não sou nenhuma corretora profissional, apenas aluna do 2° ano do ensino médio.
    Esta é minha opinião dada de acordo com meus conhecimentos e experiências

    • 1
  3. Olá! Seu texto está muito bom, mas precisa melhorar quanto a estrutura e organização dos períodos principalmente na introdução, enquanto aos desenvolvimentos, estão muito bons e a conclusão também. Fazer o uso de elementos coesivos também é muito importante!!! parabéns, continue assim que voce vai longe.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.