Os efeitos da escassez de água no século ××1

  • 0

A pandemia de COVID-19 que atingiu o Brasil,em meados de março de 2020,alertou a população sobre a escassez de água em algumas regiões do país,visto que as pessoas não tinham água para lavar as mãos que era considerado importante contra o vírus.No entanto,nós últimos anos os efeitos da crise hídrica veem aumentando,uma vez que parte da população não tem acesso a água portável e ao crescimento de problemas climáticos e ambientais.Sendo assim,cabe analisar as causas e consequência dessa problemática.
A princípio,a falta de acesso às água portável está relacionado com a má distribuição para a população.Embora que no artigo 255 da Constituição Federal, afirma que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado , bem de uso comum do povo e a uma sadia qualidade de vida.Impondo-se ao poder público e às coletividade o dever de preservar.Entretanto,muitas regiões do Brasil,sofre com o problema de distribuição, isso pois grande parte não tem acesso a instrutura e nem a saneamento básico.Consequentemente,a água que chega a população não é ideal para o consumo e nem para afazeres diários,que muitas vezes ocasiona até mesmo doenças.
Somado a isso,outro fator que influência a escassez de água no século 21 é os problemas climáticos e ambientais como é retratado no documentário “A lei da água ” que aborda a maneira como a poluição pode ocasionar problemas com a falta de água,pois uma vez que a população despeja resíduos inapropriados nos leitos dos rios por falta de saneamento básico,em virtude disso o uso da água fica inapropriado para o consumo. Como também,o desmatamento acaba deixando o solo vulnerável.
Portanto, para resolver essa problemática é necessário que o Governo Federal e a Agência Nacional de Águas e Saneamento básico,trabalhem juntos na criação de projetos que diminua os efeitos da escassez da crise hídrica no Brasil, e uma distribuição igualitária para todos.Essas ações ocorrerá, por meio de campanhas publicitárias e curtas metragens que alertem sobre a importância da água. Dessa forma,ocasionará a diminuição da escassez, assim todos terão acesso a água.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, alguns comentários sobre sua redação.
    sua tese foi apresentada nos 2 parágrafos de desenvolvimento, o que foi ótimo para a coesão do texto, só achei que foi muita informação e pouco detalhamento sobre elas, sabe? talvez se vc tivesse focado em uma problemática e tivesse se aprofundado nela, ficaria menos informativo o texto.

    Em ” …está relacionado com a má distribuição para a população.” a problemática aqui não é a rede de distribuição da água, mas a qualidade dela, como vc ressaltou no restante do parágrafo.

    Em ”Como também,o desmatamento acaba deixando o solo vulnerável.” essa última frase poderia ter tido um pouco mais de detalhamento, ficou uma informação muito solta, como eu disse no começo, faltou aprofundar um pouco mais nessa problemática

    Na sua conclusão, vc só deu a proposta para o problema da escassez, e os problemas ambientais, saneamento básico, despejo de rejeitos etc. faltou detalhar um pouquinho mais nessa parte tbm.. o que engloba essa importância da água? talvez um gancho entre os desenvolvimentos e a conclusão. Mas a redação em si ficou muito boa! A ideia em geral foi muito convincente, só se atentar para não deixar o texto mais informativo do que argumentativo! e para alguns errinhos ortográficos tbm..

    espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.