Os efeitos da desinformação e da espetacularização midiática nas sociedades contemporâneas

  • 0

Perante os avanços tecnológicos impulsionados na terceira revolução industrial, o acesso à informação na sociedade contemporânea se encontra facilitada, garantindo, assim, uma maior interligação popular, rompendo dessa forma, com as barreiras espaciais. Porém, não somente perspectivas benevolentes foram à tona, mas também, a propagação de notícias falsas e a alienação midiática afetam cada vez mais à sociedade. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de medidas que combatam tal situação.

A priori, devido ao constante uso informacional dos meios comunicativos presentes na sociedade contemporânea, que possui como alicerce a internet, o alastramento das notícias de cunho enganoso se encontram facilitadas, perante a desinformação de alguns usuários, servindo, dessa forma, como um dos mediadores do problema. No ano de 2020, em decorrência dos avanços dos contingentes de infectados pelo COVID-19, nas redes sociais, foram divulgadas informações de que o medicamento “Cloroquina” possui 98,7% de eficácia contra o vírus, em contrapartida, tal afirmação foi deslegitimada pela comunidade científica, alertando também, pelas possíveis reações indesejadas no organismo daqueles que utilizam sem prescrição médica. Desse modo, é notório as atribuições negativas possibilitadas pelas indicações tendenciosas.

Outrossim, a alienação midiática também é fator motivador da problemática em questão. No filme estadunidense “THE MATRIX”,  em que a raça humana é controlada em uma  realidade estipulada pelas inteligências artificiais, é notável a homogeneização do senso crítico dos indivíduos. Nesse sentido, em contrapartida a ficção, devido a disponibilização de informações de cunho comum, pelos veículos informacionais atuais, muitas vezes, é deixado de lado os interesses de questionamento, e aceitados sem nenhuma atribuições.  Por esse motivo, a alienação estipulada pela mídia, serve de forma retrógada para população, e  dessa forma, deve ser combatida.

Conclui-se, que ações devem ser urgentemente tomadas para combater tal situação. Torna-se necessário, que o governo federal em conjunto com as redes comunicativas, criem um software  chamado “Block- Fake”, para inibir o compartilhamento de notícias falsas, bloqueando-a quando forem detectadas. Com tais medidas, será garantido para a sociedade o desfruto de forma segura,  dos mecanismos informacionais contemporâneos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Perante os avanços tecnológicos impulsionados na terceira revolução industrial, o acesso à informação na sociedade contemporânea se encontra(2) facilitada(1), garantindo, assim, uma maior interligação popular, rompendo(3) dessa forma, com as barreiras espaciais. Porém, não somente perspectivas benevolentes foram(4) à tona, mas também, a propagação de notícias falsas e a alienação midiática afetam cada vez mais à sociedade. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de medidas que combatam tal situação.
    1 – facilitado
    2 – encontra-se
    3 – vírgula
    4 – vieram

    tese: propagação de notícias falsas e alienação midiática.

    Repetição de palavras: sociedade,
    A priori, devido ao constante uso informacional dos meios comunicativos presentes na sociedade contemporânea, que possui como alicerce a internet, o alastramento das notícias de cunho enganoso se encontram facilitadas, perante a desinformação de alguns usuários, servindo, dessa forma, como um dos mediadores do problema. *No ano de 2020, em decorrência dos avanços dos contingentes de infectados pelo COVID-19(5), nas redes sociais, foram divulgadas informações de que o medicamento “Cloroquina” possui 98,7% de eficácia contra o vírus,(6) em contrapartida, tal afirmação foi deslegitimada pela comunidade científica, alertando também(7), pelas possíveis reações indesejadas no organismo daqueles que utilizam sem prescrição médica*. Desse modo, é notório as atribuições negativas possibilitadas pelas indicações tendenciosas.

    Repetição de palavras: dessa forma,
    5 – Covid-19
    6 – Ponto final.
    7 – esse “alertando também” poderia ser retirado.

    Análise da argumentação: Veja que a parte que marquei entre asterisco * no seu texto está expositiva, ou seja, você não explica, relaciona ou conclui algo com suas próprias palavras, mas expõe informações de uma pesquisa, o que é um problema para a c3.

    Outrossim, a alienação midiática também é fator motivador da problemática em questão. No filme estadunidense “THE MATRIX(8)”, em que a raça humana é controlada em uma realidade estipulada pelas inteligências artificiais, é notável a homogeneização do senso crítico dos indivíduos. Nesse sentido, em contrapartida a(9) ficção, devido a(9) disponibilização de informações de cunho comum(10), pelos veículos informacionais atuais, muitas vezes, é deixado(12) de lado os interesses de questionamento, e aceitados (13)sem nenhuma atribuições. Por esse motivo, a alienação estipulada pela mídia, serve de forma retrógada para população, e(11) dessa forma, deve ser combatida.
    8 – não precisa ser tudo maiúsculo.
    9 – à
    10 – sem vírgula
    11 – com vírgula
    12 – são deixados
    13 – esse “e aceitados” não precisava vir, ficou incoerente.

    Análise da argumentação: Acho que faltou demonstrar com mais clareza o que seriam essas “informações de cunho comum” e como elas alienam as pessoas, mas o repertório foi produtivo. Só faltou: uma explicação da sua parte de como essa alienação se dá na realidade e como a mídia atua para isso ocorrer, além, é claro, de trazer consequências negativas disso.
    Conclui-se,(14) que ações devem ser urgentemente tomadas para combater tal situação. Torna-se necessário,(14) que o governo federal(agente) em conjunto com as redes comunicativas, criem um software(Ação) chamado “Block- Fake”(detalhamento), para inibir o compartilhamento de notícias falsas(finalidade), bloqueando-a(15) quando forem detectadas. Com tais medidas, será garantido para a sociedade o desfruto de forma segura,(14) dos mecanismos informacionais contemporâneos.
    14 – sem vírgula

    15 – bloqueando-as

    C1: 140
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 180
    C5: 200

    • 1
  2. Olá!
    A introdução e desenvolvimento da redação ficaram muito bons,o uso da pontuação e principalmente vírgula ficaram corretos.Na conclusão houve só o erro de uma palavra ,e a falta do meio/modo.
    Ainda sou iniciante nas correções,por isso não sou apta para dar uma nota,mas sua redação ficou muito boa!!!

    • 0
  3. Perante os avanços tecnológicos impulsionados na terceira revolução industrial, o acesso à informação na sociedade contemporânea se encontra facilitada, garantindo, assim, uma maior interligação popular, rompendo dessa forma, com as barreiras espaciais. Porém, não somente perspectivas benevolentes foram à tona, mas também, a propagação de notícias falsas e a alienação midiática afetam cada vez mais à sociedade. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de medidas que combatam tal situação.

    Ótima introdução! Não vejo nada de errado.

    A priori, devido ao constante uso informacional dos meios comunicativos presentes na sociedade contemporânea, que possui como alicerce a internet, o alastramento das notícias de cunho enganoso se encontram facilitadas, perante a desinformação de alguns usuários, servindo, dessa forma, como um dos mediadores do problema. No ano de 2020, em decorrência dos avanços dos contingentes de infectados pelo COVID-19, nas redes sociais, foram divulgadas informações de que o medicamento “Cloroquina” possui 98,7% de eficácia contra o vírus, em contrapartida, tal afirmação foi deslegitimada pela comunidade científica, alertando também, pelas possíveis reações indesejadas no organismo daqueles que utilizam sem prescrição médica. Desse modo, é notório as atribuições negativas possibilitadas pelas indicações tendenciosas.

    *Ótimo desenvolvimento!
    *Cumpriu com todos os elementos pedidos.
    *Não notei erros gramaticais e parabéns por saber usar a vírgula!

    Outrossim, a alienação midiática também é fator motivador da problemática em questão. No filme estadunidense “THE MATRIX”,[1] em que a raça humana é controlada em uma[2] realidade estipulada pelas inteligências artificiais, é notável a homogeneização do senso crítico dos indivíduos. Nesse sentido, em contrapartida a ficção, devido a disponibilização de informações de cunho comum, pelos veículos informacionais atuais, muitas vezes, é deixado de lado os interesses de questionamento, e aceitados sem nenhuma atribuições. Por esse motivo, a alienação estipulada pela mídia, serve de forma retrógada[3] para população, e [4] dessa forma, deve ser combatida.
    [1]: Não é bem erro, mas tente evitar o uso de palavras estrangeiras. Se você colocasse “No filme ‘Matrix’ “, seria melhor.
    [2] e [4]: Muito espaçamento
    [4]: Palavra errada. O certo é retrógrada.

    Conclui-se, que ações devem ser urgentemente tomadas para combater tal situação. Torna-se necessário, que o governo federal em conjunto com as redes comunicativas, criem um software chamado “Block- Fake”, para inibir o compartilhamento de notícias falsas, bloqueando-a quando forem detectadas. Com tais medidas, será garantido para a sociedade o desfruto de forma segura, dos mecanismos informacionais contemporâneos.

    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MEIO/MODO (como?): Não identifiquei.
    EFEITO: OK
    DETALHAMENTO: OK

    NOTA:
    C1: 200
    C2:200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    NOTA FINAL: 980

    • 0
  4. Gostei da sua redação, só achei os tamanhos de parágrafos desproporcionais entre si, indico que use mais conectivos, fora isso, tem contextualidade sua redação.
    Usou um bom tema e conseguiu não fugir do assunto principal.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim!

    • 0
  5. Perante os avanços tecnológicos impulsionados na terceira revolução industrial, o acesso à informação na sociedade contemporânea se encontra facilitada, garantindo, assim, uma maior interligação popular, rompendo dessa forma, com as barreiras espaciais. Porém, não somente perspectivas benevolentes foram à tona, mas também, a propagação de notícias falsas e a alienação midiática afetam cada vez mais à sociedade. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de medidas que combatam tal situação.

    Ótima introdução! Não vejo nada de errado.

    A priori, devido ao constante uso informacional dos meios comunicativos presentes na sociedade contemporânea, que possui como alicerce a internet, o alastramento das notícias de cunho enganoso se encontram facilitadas, perante a desinformação de alguns usuários, servindo, dessa forma, como um dos mediadores do problema. No ano de 2020, em decorrência dos avanços dos contingentes de infectados pelo COVID-19, nas redes sociais, foram divulgadas informações de que o medicamento “Cloroquina” possui 98,7% de eficácia contra o vírus, em contrapartida, tal afirmação foi deslegitimada pela comunidade científica, alertando também, pelas possíveis reações indesejadas no organismo daqueles que utilizam sem prescrição médica. Desse modo, é notório as atribuições negativas possibilitadas pelas indicações tendenciosas.

    *Ótimo desenvolvimento!
    *Cumpriu com todos os elementos pedidos.
    *Não notei erros gramaticais e parabéns por saber usar a vírgula!

    Outrossim, a alienação midiática também é fator motivador da problemática em questão. No filme estadunidense “THE MATRIX”,[1] em que a raça humana é controlada em uma[2] realidade estipulada pelas inteligências artificiais, é notável a homogeneização do senso crítico dos indivíduos. Nesse sentido, em contrapartida a ficção, devido a disponibilização de informações de cunho comum, pelos veículos informacionais atuais, muitas vezes, é deixado de lado os interesses de questionamento, e aceitados sem nenhuma atribuições. Por esse motivo, a alienação estipulada pela mídia, serve de forma retrógada[3] para população, e [4] dessa forma, deve ser combatida.
    [1]: Não é bem erro, mas tente evitar o uso de palavras estrangeiras. Se você colocasse “No filme ‘Matrix’ “, seria melhor.
    [2] e [4]: Muito espaçamento
    [4]: Palavra errada. O certo é retrógrada.

    Conclui-se, que ações devem ser urgentemente tomadas para combater tal situação. Torna-se necessário, que o governo federal em conjunto com as redes comunicativas, criem um software chamado “Block- Fake”, para inibir o compartilhamento de notícias falsas, bloqueando-a quando forem detectadas. Com tais medidas, será garantido para a sociedade o desfruto de forma segura, dos mecanismos informacionais contemporâneos.

    AGENTE: OK
    AÇÃO: OK
    MEIO/MODO (como?): Não identifiquei.
    EFEITO: OK
    DETALHAMENTO: OK

    NOTA:
    C1: 200
    C2:200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    NOTA FINAL: 980

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.