Os efeitos da desinformação e da espetacularização midiática nas sociedades contemporâneas

  • 0

No documentário estadunidense exibido pela Netflix “O Dilema das Redes”, narra-se a manipulação sofrida pelos usuários das redes sociais tendo em vista o benefício das empresas investidoras. Infelizmente, no Brasil, tanto os usuários das redes sociais quanto os telespectadores dos programas de televisão, sofrem a manipulação exercida por esses meios de comunicação. Com base nesse viés, é válido analisar as razões por trás dessa problemática, uma realidade no mundo contemporâneo.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que viabilizam a forte influência midiática atualmente. No livro “Indústria Cultural e Sociedade” do filósofo e sociólogo Theodor Adorno explica-se que o lucro e a manutenção do pensamento dominante é o objetivo da “Indústria Cultural” descrita no título da obra. Tal ideia em conjunto com as facilidades que a tecnologia fornece em propagar informações de uma maneira quase que instantânea, causa o empobrecimento e a falta de veracidade; Algo grave, tendo como base o direito à informação dos cidadãos.

Entretanto, os problemas não são vistos apenas nas causas da desinformação, mas também são encontrados nas consequências dessa. Com o aumento das fake news e das notícias distorcidas, a população acaba caindo em um senso comum que não pode ser comprovado de fato. Cada indivíduo se torna submisso a carga de informação (verdadeiras ou não) que sofrem. Além da manipulação, há de ser lembrado que a mídia pode gerar uma grande histeria coletiva, dessa forma os malefícios atingem várias esferas da sociedade brasileira.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar os sites de notícias/telejornais e promover a conscientização da população acerca da importância do senso crítico sobre as informações apresentadas por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados e comerciais exibidos pelos meios de comunicação mais utilizados. Tal lei deverá punir com mais rigor quem propagar falsos conhecimentos e acontecimentos. Espera-se, com essa ação, frear a desinformação e alienação da população brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Aaaaaadorrreeeiiii…

    Simplesmente sua redação está perfeita! Não sou nenhum especialista, mas a forma de como você usou os conectivos foi muito bom, tudos os seus argumentos ficou bem emendando. Além disso, a conclusão ficou linda, com tudo certinho -Agente, meio modo e ações etc.-. Parabéns! Se fosse para dar nota seria 1000!!!

    • 0
  2. eu adorei de verdade!! você defendeu seu ponto com maestria e a conclusão ficou super detalhada com os meios, agentes e ações do jeitinho que se pede. suas referências nos primeiros parágrafos também caíram como uma luva deixando tudo muito coerente com cada parte muito bem amarrada e explicativa. parabéns:)

    • 0
  3. BOA MADRUGADA/MANHÃ/TARDE. OLHA AÍ.

    SÓ UMA PALAVRINHA.

    PER-FEI-TO

    REDAÇÃO TOP!!!

    CONSEGUIU DEFENDER SUA IDEIA.
    CONCLUSÃO ESTAVA TOP, APRESENTOU MEIO, AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO.

    DE FATO, ARRASOU NESSA REDAÇÃO.

    COMP1: 200
    COMP2: 200
    COMP3 : 200
    COMP4: 180
    COMP5: 200

    TOTAL: 980.

    SOU SÓ ESTUDANTE, OU SEJA, POSSO TÁ ERRADO. AH, ATÉ PROFESSOR ERRA!!!

    DÁ UMA PASSADINHA NO MEU PERFIL E VÊ MINHAS REDAÇÕES PFV!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.