Iniciante

Os efeitos da cultura do cancelamento na sociedade atual[ENEM]

  • 0

O sociólogo émile Durkheim estabelece o conceito de Fato Social, como maneiras coletivas de pensar e agir que estão inseridas numa sociedade. Fora da Sociologia, ao aplicar essa ideia na prática, é fato social que a tecnologia está moldando as relações sociais. Com base nisso, é importante pontuar os efeitos da cultura do cancelamento na sociedade atual.
É fundamental, em uma primeira observação, destacar que -nas mídias sociais- pensamentos divergentes acabam sendo motivos para justificar um cancelamento a uma pessoa. Isso acontece porque as opiniões e costumes expressados em redes sociais estão cada vez mais polarizados. Esse contexto reflete o pensamento do filósofo Zygmunt Bauman, ao afirmar que as relações atuais entre indivíduos são líquidas, estão sempre se desfazendo e sendo refeitas. Diante disso, torna-se crítica uma mudança de postura diante das divergências.
Ademais, é válido ressaltar que não é comum verificar os fatos antes de se posicionar nas redes sociais. Tomando como base o pensamento do Nobel da Economia Daniel Kahneman, a partir do qual as pessoas têm duas formas de agir e pensar: rápida e imediatista ou devagar e analítica. Nota-se que na euforia de um cancelamento, as pessoas utilizam a forma rápida de pensar e tomam um partido sem checar a fundo o que foi declarado pela parte “cancelada”. Dessa forma, urge a necessidade de medidas que orientem as pessoas a analisar os lados de uma discussão.
Portanto, é imperativa uma ação de combate aos efeitos da cultura do cancelamento. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Tecnologia, em conjunto com o Ministério da Educação crie -por meio de anúncios patrocinados nas redes sociais- narrativas animadas, mostrando o poder destrutivo de um cancelamento injusto a alguém, a fim de mostrar ao grande público as consequências de entrar numa mobilização sem o conhecimento de uma história por completo. Com isso, os usuários de mídias sociais terão uma visão mais ampla das várias faces da moeda presentes em uma discussão. Assim, o novo Fato Social será que as pessoas agirão com mais prudência e menos imediatismo no mundo digital.

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: 160, atente-se ao uso da vírgulas, a quantidade de desvios(erros) vai determinar a sua nota nessa competência, além de erros de estrutura sintática.
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160, seja mais claro no desenvolvimento das ideias, ao ponto de que seja claramente perceptível a sua tese e a sua argumentação, dessa maneira sua nota será maior.
    Competência 4: 200
    Competência 5: 160, falta o detalhamento da proposta, por isso apenas 4 elementos válidos.
    Nota : 880

    • 1
  2. A sua redação teve um bom desenvolvimento além disso o encadeamento das ideias, com a utilização de argumentos de sociólogos renomados e reconhecidos em seu meio ajudando no seu embasamento e conferindo uma credibilidade maior ao seu ponto de vista. O seu texto houve uma grande preocupação com o entendimento e o seu repertório cultural que foi muito importante para o leitor entender como esse problema é danoso em nossa sociedade atual. A sua conclusão foi muito bem feita você utilizou dois setores essenciais em nossa sociedade atuando como um agente de mudança como o Ministério da Educação e o Minitério da Tecnologia.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.