Regente

Os efeitos da cultura do cancelamento na sociedade atual Stoodi

  • 0

No filme “Seven”, retrata-se a psicopatia – tendência a não se sensibilizar com a dor alheia – de um serial killer que mata as pessoas por considerar que elas cometeram erros morais. Nesse sentido, o comportamento de “cancelar” alguém – criticar e excluir de um meio social – está presente hodiernamente, principalmente no meio cibernético. No entanto, esse fato prejudica a vida em sociedade e, com o fito de solucioná-la, deve-se compreender as suas causas: o individualismo e a má formação familiar.

Dessa forma, em primeiro lugar, vale ressaltar o modo pelo qual a cultura do cancelamento é uma forma de egocentrismo e, portanto, prejudica o corpo social. Nesse ínterim, o filósofo polonês Zygmund Bauman afirma que a população contemporânea está pautada no egoísmo. Outrossim, percebe-se, na contemporaneidade, o ato de anular a participação de alguém que, supostamente, contraria princípios éticos, o que é uma atitude individualista, pois, muitas vezes, o cancelamento ocorre por motivos banais, como divergências ideológicas. Além do mais, excluir alguém socialmente por uma atitude considerada errada é egoísmo, porque não se coloca no lugar do cancelado, que é passível de erros como a maioria dos seres humanos, por isso, essa mentalidade egoica deve ser superada.

Ademais, é imprescindível compreender o modo pelo qual uma formação familiar inadequada contribui para a perpetuidade do problema no Brasil. Nesse contexto, o filósofo e matemático Pitágoras afirmou que é melhor educar as crianças do que castigar os adultos. De maneira idêntica, nota-se, nos tempos hodiernos, a necessidade de promover uma educação familiar adequada para os mais jovens, a fim de que não excluam as pessoas por meio da internet. Por outro lado, a instrução ineficaz, por parte dos responsáveis, contribui para que os mais novos tendam a imitar o comportamento de “cancelar” indivíduos em redes sociais, o que poderia ser evitado caso houvesse uma demonstração das consequências negativas de tais atitudes.

Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Legislativo, por meio de decretos de lei, aplicar pena de multa as pessoas que ofenderem e/ou incitarem a exclusão social – semelhantemente a já estabelecida punição ao cyberbullying -, tanto na internet, quanto no mundo real, com o intuito de desestimular essa conduta na contemporaneidade. Além disso, cabe aos responsáveis pela criação de crianças e adolescentes, por meio do diálogo, instruir  sobre os efeitos negativos do cancelamento para a sociedade atual,  direcionando-os a não concordarem com a anulação da participação de pessoas em comunidades sociais.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oiee.
    Sua introdução está muito boa, você apresentou as 2 teses e usou um filme para da como um exemplo

    Seu desenvolvimento 1 e 2 estao mt bons tambem, voce usou marcadores, fez alusoes a escritores, e principalmente nao fugiu do tema. Ou seja, voce compreendeu a competencia 2 – 200 pontos e competencia 4- 200 pontos

    Na sua introdução voce usou as 5 “coisinhas” que o enem pede meio.modo.agente.detalhe e finalidade. Porem acho que voce deveria ter explicado um pouco mais.

    • 0
  2. eu não sei se a solução corresponde aos direitos humanos, vez que ela poderia ser interpretada como violação da liberdade de expressão………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • 0
  3. Ola….
    Sua introdução está muito boa, você apresentou as 2 teses e usou um filme para da como um exemplo

    Seu desenvolvimento 1 e 2 estao mt bons tambem, voce usou marcadores, fez alusoes a escritores, e principalmente nao fugiu do tema. Ou seja, voce compreendeu a competencia 2 – 200 pontos e competencia 4- 200 pontos

    Na sua introdução voce usou as 5 “coisinhas” que o enem pede meio.modo.agente.detalhe e finalidade. Porem acho que voce deveria ter explicado um pouco mais.

    • 0
  4. Olá, sua redação está muito bem desenvolvida! Parabéns! Segue nota por competência:
    I- 160;
    II- 200;
    III- 160 (Acredito ser aconselhável você fazer uma introdução na sua conclusão, me entende? Por exemplo: Depreende-se, portanto, que ações precisam ser realizadas para sanar os efeitos da cultura do cancelamento. Sendo assim, cabe ao Poder Legislativo….
    Além disso, atente-se a organização do seu projeto de texto, ele apresentou falhas.
    IV-160 (Percebi a repetição de conectivos, como o portanto. Evite!);
    V- 160 (Deixe o seu meio mais explícito).
    Total: 840.

    Com alguns ajustes você subirá consideravelmente a sua nota. Atente-se a detalhes, com eles você conseguirá, facilmente, uma nota 900+. Parabéns, continue praticando, pois apenas a prática leva a excelentes resultados!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.