Os efeitos da camarotização no Brasil

  • 1

Atualmente, no Brasil, a chamada “camarotização” está cada vez mais comum em ambientes públicos e tem causado grandes efeitos negativos no nosso meio social. Essa segregação contribui abundantemente para o aumento da desigualdade social, já que desagregam as pessoas de diferentes classes. Esse problema consolida obstáculos entre ricos e pobres, desfazendo a ideia de um país justo e igualitário.

A  camarotização não está presente somente nos ambientes de lazer que são frequentados, mas também na educação, que também foi afetada por essa grande adversidade. Antes, apesar das diferenças socioeconômicas dos cidadãos, todos poderiam ter o mesmo direito e formação.

Atualmente, a camarotização tem sido frequente em todos os lugares, mas principalmente em shows, onde os indivíduos só terão vantagens exclusivas e intransponíveis, pagando um valor superior ao dos demais. Por isso, o Brasil passa hoje por uma grande segregação social, onde, para a grande parte, o poder aquisitivo é o que define as oportunidades do indivíduo. Esse grande problema geralmente é vigente entre classes sociais mais altas, de pessoas que não querem ser qualquer um, em meio a pessoas que, para elas, são “inferiores”. Por conta disso, ela dificulta a inclusão social de pessoas mais pobres e contribui para o aumento do individualismo, o que faz com que, pessoas de classes mais baixas se sintam socialmente afastados.

Vivemos em um mundo, onde, para a grande parte da população, o importante é possuir, pois isso faz deles pessoas “superiores”. Necessitamos de atuações políticas para acabar com essa camarotização e a desigualdade. É fundamental que o Estado invista na melhoria dos setores públicos, por meio de leis e ações, para que fomos nós possamos ter o mesmo privilégio, independente de nossa classe social.

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa noite Maddy
    Deixarei algumas ponderações….
    INTRODUÇÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
    Contextualização? Não teve uma informação ou fato para começar o texto de forma concreta perdendo pontos em competências
    Nunca use aspas em um texto argumentativo-dissertativo
    Tese com assim mais presente em ambientes públicos? Algo bem questionável porque não existe um lugar privilegiado em praças ou hospitais..
    Introdução ficou muito questionável porque isso não existe…
    Repetiu ”e” 3 vezes
    DESENVOLVIMENTO
    ARGUMENTO+APROFUNDAMENTO+ALUSÃO+DIRECIONAMENTO
    O 2° parágrafo inteiro está muito pequeno apresentando 1 argumento sem firmeza e se sentido algum…. Onde está essa camarotização na escola pública?
    O tema quer saber no Brasil e não apenas em locais públicos, podendo de certa forma até generalizar poderia falar de acesso como pessoas cadeirantes, pessoas com deficiencias visuais, a fome, a seca(que atualmente não está tanta que apesar estamos no inverno) enfim…
    No 3 parágrafo ouve um raciocinio lógico de certa forma mas que é previsível de certa forma, porque foi a primeira coisa que pensei quando vi o tema… Se bem que tá bem desenvolvido gostei como se posicionou, mas ate agora não ouve 1 alusão e já terminou onde poderia ter feito isso no 3 parágrafo
    Repetiu ”a” 3 vezes
    Repetiu ”em” 3 vezes
    Repetiu ”o” 4 vezes
    CONCLUSÃO
    CONTEXTUALIZAÇÃO+ 2 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO+ FECHAMENTO(RETOMANDO A TESE)
    Teve um argumento e depois a contextualização… Não seria necessário esse argumento, a conclusão só pede que apresente propostas para intervir
    Apresentou 1 proposta de intervenção, que tem que ser 2(padrão).
    O Agente é o Estado beleza.. Mas qual Órgão do Estado? Não era algo Nacional aliás? e que leis? Quais ações? e porque?Não retomou a tese
    Repetiu 3 vezes ”o”
    Repetiu 3 vezes ”de”
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    (NOTA COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM)
    COMPETÊNCIA 1: 140(repetiu muitos artigos)
    COMPETÊNCIA 2: 90(quebra estrutural do texto, tese fraca, 2 parágrafo pequeno…)
    COMPETÊNCIA 3: 80(pouca vericidade nos argumentos)
    COMPETÊNCIA 4: 60(quase nenhuma articulação/alusão e a única que tem é previsível)
    COMPETÊNCIA 5: 20(argumentou na conclusão, apresentou apenas 1 proposta de intervenção de forma muito genérica e sem cabimento, não retomou a tese, poderia até zerar de vez essa competência…)
    NOTA: 390

    • 1
  2. Ola;!! Antes de tudo, gostaria de dizer que não sou boa em correções e estou apenas aprendendo, entoa peço desculpas por qualquer erro que eu cometa, mas vou tentar dizer algumas coisinhas para te ajudar ;)
    •Ja fiz o Enem algumas vezes e de início, uma coisa que me ajudou muito foi aprender a usar os conectivos (conjunções e preposições que auxiliam em ligar frases, parágrafos, etc). Recomendo que use e abuse deles para melhorar a progressão das ideias na redação.
    •Procure não repetir palavras, como você fez com “atualmente”. Muitos professores não gostam da utilização dessa palavra, mas ela não é proibida, mas se conseguir substituí-la por outras, demonstra que você tem um vocabulário mais amplo. Nisso, os conectivos também ajudam ou procure por sinônimos.
    •Nunca escreva em primeira pessoa!! Cometeu um erro ao escrever “vivemos”.
    •Sempre coloque nas redações alguma citação, contexto histórico, exemplificação ou dados estatísticos com fonte e/ou autor. Isso vai reforçar seus argumentos e demonstrar que você possui repertório sobre o assunto. Nós inícios dos estudos com Redação, não se preocupe em pesquisar na internet, na vdd isso vai ajudar você a aumentar seus conhecimentos e você poderá usar os dados pesquisados em outras redações futuramente.
    •Você possui ideias boas na redação, podem ela está mais expositiva do que argumentativa. Tente se posicionar, dizer oq você acha sobre o assunto e adicionar dados para reforçar os argumentos.
    •O último parágrafo, de conclusão, é uma das etapas mais importantes da redação no modelo Enem, pois somente ele vale 200 pontos. Tente estudar um pouco a estruturação dele: geralmente o primeiro período (frase) é de retomada do tema; o segundo período é a proposta de intervenção que deve conter agente (quem faz), ação (o que é feito), meio (como é feito), finalidade (qual o objetivo) e detalhamento (informações adicionais); o último período é de fechamento, que é interessante retomar alguma citação que utilizou no decorrer da redação.
    •Vou deixar aqui sua redação com alguns ajustes principalmente nos conectivos da forma como eu faria. Os demais, seria interessante você achar seus jeito de melhorar, pois cada um tem seu jeito de escrever e só aprenderemos treinando.
    “No Brasil hodierno, a chamada “camarotização” está cada vez mais comum em ambientes públicos e tem causado grandes efeitos negativos no nosso meio social. Outrossim, essa segregação contribui abundantemente para o aumento da desigualdade social, já que desagregam as pessoas de diferentes classes. Nesse âmbito, tal problema consolida obstáculos entre ricos e pobres, desfazendo a ideia de um país justo e igualitário que deve ser corrigido.
    Precipuamente, a camarotização não está presente somente nos ambientes de lazer que são frequentados. Na realidade, é comum também na educação, que é constantemente afetada por essa grande adversidade. Ademais, apesar das diferenças socioeconômicas dos cidadãos, todos poderiam ter o mesmo direito e formação no passado.
    Na atualidade, a camarotização tem sido frequente em todos os lugares, mas principalmente em shows, onde os indivíduos só terão vantagens exclusivas e intransponíveis, pagando um valor superior ao dos demais. Diante disso, o Brasil passa por uma grande segregação social, em que, para a grande parte, o poder aquisitivo é que define as oportunidades do indivíduo. Tal problema geralmente é vigente entre classes sociais mais altas, de pessoas que não querem ser qualquer um, em meio a pessoas que, para elas, são “inferiores”. Por esse fato, ela dificulta a inclusão social de pessoas mais pobres e contribui para o aumento do individualismo, tornando a sensação de pessoas de classes mais baixas socialmente afastados.
    Em síntese, é de suma importância a desconstrução do pensamento de que pessoas superiores são aquelas que possuem bens. É necessário, portanto, atuações políticas para acabar com essa camarotização e a desigualdade. Além disso, é fundamental que o Estado invista na melhoria dos setores públicos, por meio da implantação de leis e ações, a fim de que todos os cidadãos possuam o mesmo privilegio independente da classe social. Somente assim a camarotização será atenuada do cenário brasileiro.” (Essa sugestão de proposta de intervenção continua incompleta)
    •Bem, espero de alguma forma ter ajudado e peço desculpas por qualquer mal entendido. Bons estudos, continue firme que conseguirá uma nota altíssima em suas redações. Bjs

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.