O desmatamento no Brasil se alastra desde o “descobrimento” com a chegada dos portugueses que tiveram o único objetivo de explorar os recursos naturais do país. Hoje a preservação é um viés que precisa de maior atenção visto que o Brasil é um dos principais países de produção e exportação de produtos alimentícios, como grãos e carne.
Em primeiro lugar, destaca-se que a pecuária e o agronegócio são importantes para a economia brasileira pois representam uma percentagem significativa para o PIB. Porém segundo pesquisas essas atividades em sua maioria são realizadas em locais sem a devida legalização e de maneira indiscriminada, sem o mínimo manejo, provocando desequilíbrios ambientais.
Outrossim, o agronegócio no Brasil quando realizado sem a rotação de culturas ou sem levar em consideração a capacidade de uso e suporte das terras, causa compactação, erosão e perda da produtividade do solo, bem como a utilização de agrotóxicos químicos poluem solo, ar e água. Além de causar o assoreamento dos rios quando ocorre o desmatamento de matas ciliares.
Portanto pensando nisso, o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser levado em consideração para um equilíbrio. Onde futuras gerações tenham acesso aos recursos naturais e satisfaçam suas necessidades. O ministério do meio Ambiente e agricultura precisam se unir com o intuito de efetivar uma maior fiscalização de produções agrícolas ilegais. Além disso, o poder judiciário deve estabelecer prejuízos econômicos para agricultores e pecuaristas que descumpram o código florestal brasileiro, só assim essa problemática pode ser minimizada.
biaafig_
Na introdução você falou sobre a falta de preservação mas não desenvolveu, no desenvolvimento 1 faltou colocar algum dado para sustentar seu argumento, faltou concluir as ideias dos desenvolvimentos e a conclusão o “como”, se você lembrar de “quem” deve fazer, “o que” deve fazer, “como” deve fazer, o “efeito” e o “detalhe” de algum desses fica mais fácil.
Joyce.Ramiro
Sempre no 1° parágrafo tenta apresentar o tema problematizado( tema proposta para a redação) acho que faltou um pouquinho disso. O desenvolvimento está bom mas, no desenvolvimento 1 faltou colocar algum dado para sustentar seu argumento, ficou algo muito superficial. Você pode colocar várias coisas pra sustentar o seu argumento, como por exemplo:uma citação ou referência
THAISVELOSOM
O desmatamento no Brasil se alastra desde o “descobrimento”, com a chegada dos portugueses que tiveram o único objetivo, de explorar os recursos naturais do país. Hoje a preservação é um viés, que precisa de maior atenção visto que o Brasil é um dos principais países de produção e exportação de produtos alimentícios, como grãos e carne.
Em primeiro lugar, destaca-se que a pecuária e o agronegócio, são importantes para a economia brasileira, pois representam uma percentagem significativa para o PIB. Porém, segundo pesquisas essas atividades em sua maioria, são realizadas em locais sem a devida legalização e de maneira indiscriminada, sem o mínimo manejo, provocando desequilíbrios ambientais.
Outrossim, o agronegócio no Brasil quando realizado sem a rotação de culturas, ou sem levar em consideração a capacidade de uso e suporte das terras, causa compactação, erosão e perda da produtividade do solo, bem como a utilização de agrotóxicos químicos poluem solo, ar e água. Além, de causar o assoreamento dos rios quando ocorre o desmatamento de matas ciliares.
Portanto, pensando nisso, o conceito de desenvolvimento sustentável, deve ser levado em consideração para um equilíbrio. Onde, futuras gerações tenham acesso aos recursos naturais e satisfaçam suas necessidades. O ministério do meio Ambiente e agricultura, precisam se unir com o intuito de efetivar uma maior fiscalização de produções agrícolas ilegais. Além disso, o poder judiciário deve estabelecer prejuízos econômicos para agricultores e pecuaristas, que descumpram o código florestal brasileiro, só assim essa problemática pode ser minimizada.
APENAS TOMAR CUIDADO COM A PONTUAÇÃO ADEQUADA, MAS BOM TRABALHO!