Mestre

Os direitos da criança e do adolescente, como enfrentar esse desafio nacional?

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É dever do Estado, de acordo com o artigo 227 da Constituição federal, assegurar o bem-estar da criança e do adolescente. Entretanto, na hodierna realidade brasileira, verifica-se que esse dever apenas é constatado na teoria, e não devidamente na prática. Dessa forma, essa conjuntura atual marca a vida da criança com injúrias e prejudica severamente o seu futuro. Diante disso, convém analisar os principais aspectos de tal postura negligente na sociedade.

Em primeiro lugar, tendo em vista o panorama supracitado, é indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do aumento das diferenças de convivência entre as crianças na sociedade. Acerca disso, é pertinente lembrar que dois dos objetivos fundamentais do Estado – presentes na Constituição federal – são erradicar a pobreza e reduzir a desigualdade social. Porém, dados revelam que, aproximadamente, 50 milhões de brasileiros estão em situação de extrema pobreza, no qual 17,6% são crianças. Assim, vê-se que o descaso estatal e sua falha providência priva as crianças de seus direitos prometidos por lei, colocando-as em caminhos cheios de obstáculos que poderão limitar ou, até mesmo, impossibilitar oportunidades para um futuro melhor.

Em segundo lugar, vale salientar que a baixa escolaridade dos responsáveis por esses menores contribui para a permanência desse impasse no cotidiano do povo brasileiro. Isso porque, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir, no momento em que ele possua conhecimento sobre o contexto em que vive e saiba das condições de que depende. Seguindo essa linha de raciocínio, o que tolhe o problema em questão de ser eliminado é a falta de entendimento por parte dos cuidadores dessas crianças sobre o quão injusta é sua situação, porquanto, ao não possuírem autonomia de pensamento, são diariamente alienadas pelo comodismo do cotidiano, com pensamentos que conspiram contra os seus futuros.

Faz-se mister, portanto, a aplicação de medidas para resolver essa problemática. Dessarte, os órgãos governamentais devem realizar projetos beneficentes – que providenciem possibilidades de melhora de vida para a população mais pobre –, mediante projetos de leis e distribuição de capital. Logo, garantindo melhor qualidade de vida dos responsáveis pelas crianças, também contribuirá para mais possibilidades para estas últimas. Dessa maneira, será retirado tal empecilho no caminho do desenvolvimento da nação brasileira.

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3 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Número de linhas ok, repertório sociocultural ok. Desafios apresentados e tese ( Dessa forma, essa conjuntura atual marca a vida da criança com injúrias e prejudica severamente o seu futuro) acredito que seja essa parte né?!… Apresentou resolução para a tese apresentada, (Diante disso, convém analisar os principais aspectos de tal postura negligente na sociedade.)
    ARGUMENTOS: Muito bom, já vi que não quebrou a estrutura do texto, apresentou em primeiro e em segundo lugar. Número de linhas está ok, mas pode diminuir um pouco mais, visto que sua redação ultrapassou o número máximo de linhas, vc perde pontos na C1 com isso. Achei muito bom esse primeiro parágrafo, mas observei que deveria ter contextualizado melhor sua tese na introdução, ademais, parabéns, está muito bom, gostei muito do repertório sociocultural apresentado, gostei muito do uso da palavra “tolhe”, foi usada com muita maestria. Parabéns por seu desenvolvimento.
    INTERVENÇÃO: Faz-se mister, portanto, a aplicação de medidas para resolver essa problemática (qual problemática?) Faltou detalhamento da sua proposta, quais órgãos governamentais? Como esses projetos irão ser feitos? mediante projetos de leis e distribuição de capital = aqui que falta o detalhamento. Senti falta de apresentar os desafios, retomada da tese, que tal concluir ressaltando essa parte: “É dever do Estado, de acordo com o artigo 227 da Constituição federal, assegurar o bem-estar da criança e do adolescente. ” ?!
    Espero ter ajudado, corrigi mais ou menos como minha professora corrige as minhas, no mais está ótima a redação. escreve muito bem, parabéns!

    C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
    aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência. 200.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
    sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
    consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 200.
    C4: Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos. 160.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 880

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  2. C1 (Domínio da norma culta) – 200
    C2 (Compreensão da proposta) – 200
    C3 (Selecionar e relacionar argumentos) – 180
    C4 (Conhecimento para construção da argumentação) – 180
    C5 ( Proposta de intervenção) – 200

    T = 960

    *Um adendo pessoal – Gostei muito da sua redação pelo fator de não utilizar do padrão mais comum para inícios do d1, d2 e conclusão (primeiramente, ademais e portanto).

    No seu d2, há um período que eu acho melhor fragmentar pois está muito grande:
    “Seguindo essa linha de raciocínio, o que tolhe o problema em questão de ser eliminado é a falta de entendimento por parte dos cuidadores dessas crianças sobre o quão injusta é sua situação, porquanto, ao não possuírem autonomia de pensamento, são diariamente alienadas pelo comodismo do cotidiano, com pensamentos que conspiram contra os seus futuros.”
    Eu colocaria um ponto final entre “situação” e “porquanto”.

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  3. muito boa!~lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,gggggggggggggggggdzzzzzzzzzndnekrojgfsnfmfhets mhksoiydn,b.jpiosrebvn jdtdmc,bpowebcmb.ohzzzzvyrrrrrrrrrr

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