De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Porém o que se vê na realidade é algo bastante contrário, visto que no Brasil não só vários direitos são violados mas também há o homicídio como forma de intolerância as minorias.
Conforme uma pesquisa do Grupo Gay da Bahia e da ONG Transgender Europe, o Brasil lidera o ranking de assassinato de homossexuais. Esse dado nos mostra que embora o direito a segurança e a liberdade esteja pautada no papel, como consta no art. 5°, não ocorre na prática, revelando a ineficiência dos direitos Constitucionais brasileiros.
Em segundo plano, vale ressaltar a importância do “movimento gay” ocorrido no ano de 1997 em São Paulo, cujo o objetivo foi a luta pelos direitos dos homossexuais. Tal fato nos revela a importância da liberdade de expressão pois ela dá voz as minorias e contribuiu para que ocorresse algumas reinvindicações, como a união formal de casais homossexuais
Portanto, compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos junto com o Ministério do Desenvolvimento Social, garantir que os direitos já reinvindicados pelos homossexuais sejam efetivamente realizados por meio de fiscalizações, para que não ocorra um retrocesso constitucional e a mesmo tempo contribua para que novos direitos possam aparecer e garantir a integração dos homossexuais na sociedade brasileira.
Samara@$
Então… antes de corrigir é válido salientar que não sei muito bem corrigir de forma que os corretores corrigem, porém vou dá meu melhor.
Seu texto está ótimo, a estrutura é boa e você sabe bem argumentar e planejar de forma construtiva… a conclusão tá completa. Nota: 800+
Continue treinando que certamente chegará acima dos 900
Rafaiolo
Obs: Estou corrigindo com base no modelo das redações do ENEM.
Competência 1: 120 pontos
Erros gramaticais recorrentes, principalmente no uso da vírgula (tenho esse problema também). Alguns exemplos retirados do seu texto: “[…] Porém o que se vê […]” falta uma vírgula após o “porém”; “[…] expressão pois ela dá voz […]”, falta outra vírgula, antes do “pois”.
Competência 2: 120 pontos
Apresenta um certo entendimento do tema, mas peca na argumentação.
Competência 3: 80 pontos
Sua argumentação foi fraca, ou melhor dizendo, foi escassa, você inicia os seus dois parágrafos com bons argumento, mas falta o desenvolvimento. Lembre-se: o objetivo de uma redação argumentativa é convencer,o leitor sobre o seu ponto de vista.
Competência 4: 200 pontos
Há uma boa coesão e utilização dos conectivos, no geral é um bom texto para ser lido.
Competência 5: 120 pontos
Sua conclusão não tem os cinco elementos. Estão faltando o detalhamento da ação proposta e o efeito que ela cause. “[…] ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos junto com o Ministério do Desenvolvimento Social[…]” esses são os agentes; “[…]garantir que os direitos já reinvindicados (erro de português cometido, o correto é reivindicados) pelos homossexuais sejam efetivamente realizados por meio de fiscalizações l[…]” essa é a ação; “[…] para que não ocorra um retrocesso constitucional e a mesmo tempo contribua para que novos direitos possam aparecer e garantir a integração dos homossexuais na sociedade brasileira.” essa é a finalidade.
Nota final: 640 pontos
É uma boa nota, caso você esteja começando agora a escrever redações, e acredito que seja possível entrar em alguns cursos com essa pontuação, contato que você vá bem nas provas.
Dicas para melhorar: evite a repetição de palavras ou expressões; tente desenvolver ao máximo o seu texto, mas nunca ultrapassando o limite de 30 linhas; revise algumas regras gramaticais, ou tenha um bom hábito de leitura; estude as competências do ENEM separadamente; leia uma ou outra redação nota 1000 e algumas nota 800, para ter uma ideia dos erros e acertos cometidos por outras pessoas.
P.s: desculpe-me caso tenha feito uma má correção ou cometido algum erro.