A relação entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, é uma problemática. O capitalismo selvagem e desenfreado, tem gerado consequências sérias, irreversíveis ao meio ambiente, o qual vem dando respostas negativas diante desse cenário.
Em primeiro lugar, é de extrema importância o destaque ao desenvolvimento sustentável, que é a principal solução contra crise ambiental. O sistema capitalista, atualmente, tem sido abusivo e excessivo, não respeitando os limites existentes da natureza, o que tem deixado um saldo de devastação profunda. Nos últimos anos, o capitalismo avançou, e a natureza sempre foi usada nesse processo, mas sem nenhum planejamento. “Somos os maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão na economia americana”, afirmou do ex-presidente do EUA, George Bush, provando que o ideal de lucro, sempre foi colocado acima do bem estar natural.
Junto ao, capitalismo desenfreado, destacasse uso dos recursos naturais exagerado. Quando se tem um desenvolvimento econômico que desmata, extrai recursos naturais de modo intenso, polui a atmosfera, a água e o solo, degrada o meio ambiente, temos um sério problema, que além de afetar a natureza, afeta nossa sobrevivência diretamente. Lamentavelmente, a humanidade tem vivenciado os reflexos de suas atitudes irregulares, com a falta de recursos naturais, alteração do clima e aumento de doenças.
Da forma, como o homem vem agindo não teremos garantia de bem estar, é preciso que a Legislação seja colocada em prática, o Ministério do Meio Ambiente deve validar as penalidades e priorizar a conservarão e gestão dos recursos naturais, o IBAMA deve executar uma fiscalização maior, por meio de mapeamento das áreas mais afetadas. Assim, adequando práticas sustentáveis, garantimos nossa sobrevivência.
layllagrasiIniciante
Os dilemas entre a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico.
Compartilhar
PerfectClarita
Olá Laylla,
seu texto está bem estruturado e seus argumentos estão muito bons. Porém, há o uso incorreto de vírgulas em muitos lugares, fique atenta a isto. E cuidado também com o uso da primeira pessoa, como no caso do “temos” no 3° parágrafo. No mais, seu texto está muito bom, parabéns!
Abraços :)