Na novela “As aventuras de Poliana” retrata Otton criador de robôs com funções semelhantes a dos humanos com a intervenção da inteligência artificial, a fim de substituir funções exercidas pelos humanos. Entretanto, esse cenário é recorrente na realidade brasileira e global, haja vista que a IA está cada vez mais a comprometer funções dentro do mercado de trabalho exercidas pelos humanos. Dessa forma, deve-se analisar como propulsores imediatismo e a invisibilidade social influência os dilemas da popularização da inteligência artificial no brasil e no mundo.
A princípio, é válido ressaltar a aceleração da tecnologia tem grande impacto negativo na popularização da pátria. Segundo Steve Jobs, “ A tecnologia move o mundo”. Nesse sentido, há impactação da tecnologia em conjunto com a IA no mercado de trabalho, haja vista que muitas empresas tende a investir cada vez mais na IA em busca de maiores avanços tecnológicos que possa proporcionar produtividade em maior escala, visto com isso a diminuição de cargos disponíveis á humanos já que a mão de obra está sendo substituída. Assim, é notório a diminuição imediata na busca por resultados rápidos.
Além disso, é importante frisar a falta de segregação social nos dilemas da população da IA na realidade brasileira. De acordo com a Constituição de 1988, todos tem direito ao trabalho e a proteção contra o desemprego. Nessa perspectiva, há carta magna refere a condições dadas aos trabalhadores, haja vista que muitos já estão sem cargos dentro do mercado de trabalho sendo que a IA pretende atingir mais ainda futuramente o mercado de trabalho prejudicando a classe trabalhadora, com isso gerando grandes desempregos e principalmente aos trabalhadores que moram em regiões periféricas de baixa condições. Diante disso, é necessário que haja medidas para a invisibilidade social.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o imediatismo e a invisibilidade sócia, no dilema da popularização da inteligência artificial no Brasil e no mundo. Nesse contexto, é dever da Governo federal – órgão estância máxima de poder- em conjunto com o ministério dos direitos humanos valorizar e capacitar trabalhadores para novos cargos e deve garantir amparo a esses indivíduos que pertenciam a cargos substituidos pela IA por meio de projetos interdisciplinares para disseminar o conhecimento e leis mais rígidas que garantem que essa classe não será atingida negativamente. A fim de, solucionar o imediatismo e a invisibilidade social, assim terá uma realidade distinta da novela “As aventuras de Poliana”
Marina Azeredo
COMPETÊNCIA 1: ◼100 pontos.
– Na introdução você teve um erro de ortografia. Escreveu “brasil” com B minúsculo. Sendo que nomes de países se escreve com inicial maiúscula.
– Você escreveu o nome do personagem da novela errado. O certo é “Otto”.
– Você escreveu ” propulsores imediatismo” .
Mas “imediatismo” é a simplificação das coisas.
Imediatista é aquele que pratica o imediatismo.
O certo seria “PREPULSORES IMEDIATISTA”.
– Perceba que você escreveu “Influência”,mas deveria ser sem acento circunflexo (influencia),pois a palavra com acento é substantivo e sem acento é conjugação verbal de “influenciar”.
E no contexto você diz que os propulsores imediatistas e inexigibilidade social vai “influenciar” algo,logo você está conjugando o verbo e deve usar a palavra sem acento circunflexo.
– Você escreve é ” notório a diminuição imediata”. Aqui há um erro de concordância,pois o notório deve concordar com “diminuição”. Sendo assim,o certo é “é notória a diminuição imediata”.
– Você usou crase em ” visto com isso a diminuição de cargos disponíveis á humanos”.
Mas não se usa crase antes de substantivos masculinos,pois a crase é a junção do A+A.
Aqui não há essa junção,perceba que se você diz que algo está disponível,está disponível A ALGUÉM,tem o A da preposição,mas o humanos não há um A antes,pelo contrário tem O que é o artigo que classifica o gênero do substantivo humano que é masculino.
– Você disse que “todos tem direito ao trabalho”.
O tem está se referindo a todos,por isso deve ter acento circuflexo,pois todos é plural.
E o plural de tem é têm,fazendo a concordância verbal.
– “há carta magna refere.” “Há” indica tempo passado e pode ser substituído por “existe”.
Por isso,o certo é usar “a carta magna”. Se não o sentido fica,”existe a carta magna.”
– “sendo que a IA pretende atingir mais ainda futuramente o mercado de trabalho prejudicando a classe trabalhadora.” Antes de sendo deveria ter uma vírgula.
– Você disse “da Governo”. Erro na hora da escrita.
– Substituídos,tem acento agudo no segundo i.
– Você também repetiu muitas palavras. Tente usar sinônimos.
COMPETÊNCIA 2: ◼200 pontos.
– Sua argumentação está boa. Bem precisa,sabe como desenvolver os argumentos ao longo do texto.
COMPETÊNCIA 3: ◼120 pontos.
– Você soube trabalhar os fatos de forma organizadas. No entanto,algumas partes ficaram confusas:
◼”A princípio, é válido ressaltar a aceleração da tecnologia tem grande impacto negativo na popularização da pátria.”
Na sua tese você escreveu que iria falar sobre imediatismo. Mas no início da argumentação você falou que a aceleração da tecnologia tem impacto negativa na “popularização da pátria.” O que tem a ver popularização da pátria com imediatismo. Aqui ficou confuso,mas no desenrolar do texto eu entendi.
◼”Além disso, é importante frisar a falta de segregação social nos dilemas da população da IA na realidade brasileira”
Aqui também da uma confusão na cabeça,pois você fala da “falta de segregação”. Segregar significa separar. Como falta segregar? Que dilemas são esses?
COMPETÊNCIAS 4: ◼160
Você construiu bem o texto. Mas ainda falta bastante coisas. Por exemplo,você usou muitas palavras iguais e não usou sinônimo.
Além disso,tem alguns conectivos que não não se encaixam muito entre as frases. (Dê uma estudada em conectivos e suas funções.)
COMPETÊNCIA 5: ◼160 pontos
– Colocou como proposta de intervenção:
“capacitar trabalhadores para novos cargos”.
Mas de que forma eles vão ser capacitados?Como?Qual o meio será usado para essa capacitação?
Ficou essas perguntas no ar.
◼TOTAL: 740 pontos.
Você está indo muito bem,só precisa ajeitar algumas coisas e estudar mais.
Obs: Essa é só uma opinião e correção de uma Graduanda de letras – português. Não sou muito especialista ainda. 🖤
maitegr24
Olá, boa noite, irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM
C1-200 apresenta domínio perante a linguagem formal
C2-200 aborda o tema em toda a redação
C3-180 ótimos repertórios
C4-200 boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
C5-200 proposta de intervenção completa com todos os elementos
Le.Le.Lê
Olá! Eu concordo com todas as colocações que a Marina Azeredo fez. Assim, eu vou tentar contribuir reescrevendo sua redação para adaptar alguns detalhes, principalmente em relação às competências 1 e 4 (ortografia e coesão). Primeiramente, vou colocar entre aspas o seu parágrafo, destacando com números os momentos nos quais sugiro que preste atenção, pois poderia melhorar. Logo abaixo de cada parágrafo, vou escrever minha sugestão de melhoria. Ao final, trarei a minha avaliação de acordo com as competências do ENEM.
P1:
“Na (1) novela ‘As aventuras de Poliana’ retrata Otton (2) criador de robôs com funções semelhantes a (3) dos humanos com a intervenção da inteligência artificial, a fim de substituir funções exercidas pelos humanos (4). Entretanto (5), esse cenário é recorrente na realidade brasileira e global, haja vista que a IA está cada vez mais a comprometer (6) funções dentro do mercado de trabalho exercidas pelos humanos (7). Dessa forma, deve-se analisar como propulsores imediatismo (8) e a invisibilidade social influência os dilemas da popularização da inteligência artificial no brasil (9) e no mundo.”
A novela “As aventuras de Poliana” retrata Otto, um criador de robôs com funções semelhantes às dos humanos com a intervenção da inteligência artificial, a fim de substituir ações exercidas por eles. Esse cenário vem se tornando recorrente na realidade brasileira e global, haja vista que a IA está comprometendo cada vez mais as atividades exercidas pelas pessoas dentro do mercado de trabalho. Dessa forma, deve-se analisar, como propulsores da problemática, a busca imediatista por inovação e os dilemas da popularização da inteligência artificial no Brasil e no mundo.
P2:
“A princípio, é válido ressaltar a aceleração da tecnologia tem grande impacto negativo na popularização da pátria (1). Segundo Steve Jobs, ‘A tecnologia move o mundo’. Nesse sentido, há impactação (2) da tecnologia em conjunto com a IA no mercado de trabalho, haja vista que muitas empresas tende (3) a investir cada vez mais na IA em busca de maiores avanços tecnológicos que possa (4) proporcionar produtividade em maior escala, visto (5) com isso a diminuição de cargos disponíveis á (6) humanos (7) já que a mão de obra está sendo substituída. Assim, é notório (8) a diminuição imediata (9) na busca por resultados rápidos.”
A princípio, é válido ressaltar como o desenvolvimento tecnológico tem impacto negativo na disponibilidade de vagas de emprego. Segundo Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo”. Nesse sentido, a tecnologia, em conjunto com a IA, repercute no mercado de trabalho, haja vista que muitas empresas tendem a investir cada vez mais na busca de mecanismos que possam proporcionar produtividade em maior escala. Decorre disso a diminuição de cargos disponíveis para a população, já que a mão de obra está sendo substituída. Assim, é notório o prejuízo social resultante da procura por resultados rápidos.
P3:
“Além disso, é importante frisar a falta de segregação social (1) nos dilemas da população da IA na realidade brasileira. De acordo com a Constituição de 1988, todos tem (2) direito ao trabalho e a (3) proteção contra o desemprego. Nessa perspectiva, há (4) carta magna refere (5) a condições dadas aos trabalhadores, haja vista que muitos já estão sem cargos dentro do mercado de trabalho (6) sendo que a IA pretende atingir mais ainda (7) futuramente o mercado de trabalho (8) prejudicando a classe trabalhadora, com isso gerando grandes desempregos e principalmente aos trabalhadores que moram em regiões periféricas de baixa condições. Diante disso, é necessário que haja medidas para (9) a invisibilidade social.”
Obs: você teve uma frase enorme no meio do desenvolvimento, tente dividir em períodos menores.
Além disso, a introdução da IA na realidade brasileira acarreta em marginalização social. De acordo com a Constituição de 1988, todos têm direito ao trabalho e à proteção contra o desemprego. Nessa perspectiva, a carta magna refere-se às condições dadas aos trabalhadores, haja vista que muitos já estão sem cargos dentro do mercado de trabalho. Ademais, prevê-se que, futuramente, a inteligência artificial adquira ainda mais espaço, prejudicando os assalariados. Desse modo, seriam ocasionados desempregos, principalmente em regiões periféricas. Diante disso, é necessário que hajam medidas para assegurar a dignidade dessas pessoas.
P4:
“Portanto, medidas são necessárias para solucionar o imediatismo e a invisibilidade sócia (1), no dilema da popularização da inteligência artificial no Brasil e no mundo. Nesse contexto, é dever da (2) Governo federal – órgão estância máxima de poder- em conjunto com o ministério dos direitos humanos (3) valorizar e capacitar trabalhadores para novos cargos (4) e deve garantir amparo a esses indivíduos que pertenciam a cargos substituidos pela IA por meio de projetos interdisciplinares para disseminar o conhecimento (5) e leis mais rígidas que garantem que essa classe não será atingida negativamente. A fim de, (6) solucionar o imediatismo e a invisibilidade social, assim terá uma realidade distinta da novela ‘As aventuras de Poliana’.”
Portanto, medidas são necessárias para solucionar as mazelas supracitadas. Nesse contexto, é dever do Governo Federal – estância máxima de poder- em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, valorizar e capacitar trabalhadores para novos cargos. Outrossim, é necessário garantir amparo aos indivíduos desempregados, por meio de projetos interdisciplinares para disseminar o conhecimento. Também é crucial formular leis mais rígidas que garantam que nenhuma classe seja atingida negativamente. Essas medidas devem ser tomadas a fim de solucionar os problemas quanto à inteligência artificial no Brasil, para que o país represente uma realidade distinta da retratada na novela “As aventuras de Poliana”.
Obs:
Mazelas supracitas é um jeito “chique” de dizer “os problemas que foram discutidos ao longo do texto”.
Outrossim é um conectivo de adição de informações, tem o mesmo sentido de “do mesmo modo”.
Minha avaliação da sua redação de acordo com as competências do ENEM:
I: Ortografia 100/200
II: Estrutura dissertativo-argumentativa 120/200
Eu achei que você fugiu um pouco do tema. Você está falando que a inteligência artificial vai substituir as pessoas, quando, na realidade, o tema exige que você aborde a “popularização da IA”. Nesse caso, você deveria ter exposto como as pessoas não estão preparadas para lidar com a IA e utilizá-la no seu dia a dia e no seu trabalho, falar mais sobre a necessidade de educação e capacitação, somente então citando que a ausência dessa preparação poderia acarretar desemprego.
III: Coerência e defesa de um ponto de vista: 140/200
IV: Coesão 100/200
Você fez frases muito longas e não usou conectivos o suficiente.
V: Proposta de intervenção 180/200
Total: 640
P.S.: Eu também não sou especialista. Sou estudante como você e tenho me dedicado muito a escrever redações melhores; mas isso não significa que eu saiba exatamente como um corretor oficial te avaliaria. Esse é apenas meu palpite, e eu espero que minhas sugestões possam te ajudar de alguma maneira. Você está no caminho certo, sua redação já está boa, com treino ela pode ficar ainda melhor!
mateuspias
Olá, boa noite, irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM
C1-200 apresenta domínio perante a linguagem formal
C2-200 aborda o tema em toda a redação
C3-180 ótimos repertórios
C4-200 boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
C5-200 proposta de intervenção completa com todos os elementos
Parabéns!!! ótimo texto
ARILDORANGEL
COMPETÊNCIA 1: ◼100 pontos.
– Na introdução você teve um erro de ortografia. Escreveu “brasil” com B minúsculo. Sendo que nomes de países se escreve com inicial maiúscula.
– Você escreveu o nome do personagem da novela errado. O certo é “Otto”.
– Você escreveu ” propulsores imediatismo” .
Mas “imediatismo” é a simplificação das coisas.
Imediatista é aquele que pratica o imediatismo.
O certo seria “PREPULSORES IMEDIATISTA”.
– Perceba que você escreveu “Influência”,mas deveria ser sem acento circunflexo (influencia),pois a palavra com acento é substantivo e sem acento é conjugação verbal de “influenciar”.
E no contexto você diz que os propulsores imediatistas e inexigibilidade social vai “influenciar” algo,logo você está conjugando o verbo e deve usar a palavra sem acento circunflexo.
– Você escreve é ” notório a diminuição imediata”. Aqui há um erro de concordância,pois o notório deve concordar com “diminuição”. Sendo assim,o certo é “é notória a diminuição imediata”.
– Você usou crase em ” visto com isso a diminuição de cargos disponíveis á humanos”.
Mas não se usa crase antes de substantivos masculinos,pois a crase é a junção do A+A.
Aqui não há essa junção,perceba que se você diz que algo está disponível,está disponível A ALGUÉM,tem o A da preposição,mas o humanos não há um A antes,pelo contrário tem O que é o artigo que classifica o gênero do substantivo humano que é masculino.
– Você disse que “todos tem direito ao trabalho”.
O tem está se referindo a todos,por isso deve ter acento circuflexo,pois todos é plural.
E o plural de tem é têm,fazendo a concordância verbal.
– “há carta magna refere.” “Há” indica tempo passado e pode ser substituído por “existe”.
Por isso,o certo é usar “a carta magna”. Se não o sentido fica,”existe a carta magna.”
– “sendo que a IA pretende atingir mais ainda futuramente o mercado de trabalho prejudicando a classe trabalhadora.” Antes de sendo deveria ter uma vírgula.
– Você disse “da Governo”. Erro na hora da escrita.
– Substituídos,tem acento agudo no segundo i.
– Você também repetiu muitas palavras. Tente usar sinônimos.
COMPETÊNCIA 2: ◼200 pontos.
– Sua argumentação está boa. Bem precisa,sabe como desenvolver os argumentos ao longo do texto.
COMPETÊNCIA 3: ◼120 pontos.
– Você soube trabalhar os fatos de forma organizadas. No entanto,algumas partes ficaram confusas:
◼”A princípio, é válido ressaltar a aceleração da tecnologia tem grande impacto negativo na popularização da pátria.”
Na sua tese você escreveu que iria falar sobre imediatismo. Mas no início da argumentação você falou que a aceleração da tecnologia tem impacto negativa na “popularização da pátria.” O que tem a ver popularização da pátria com imediatismo. Aqui ficou confuso,mas no desenrolar do texto eu entendi.
◼”Além disso, é importante frisar a falta de segregação social nos dilemas da população da IA na realidade brasileira”
Aqui também da uma confusão na cabeça,pois você fala da “falta de segregação”. Segregar significa separar. Como falta segregar? Que dilemas são esses?
COMPETÊNCIAS 4: ◼160
Você construiu bem o texto. Mas ainda falta bastante coisas. Por exemplo,você usou muitas palavras iguais e não usou sinônimo.
Além disso,tem alguns conectivos que não não se encaixam muito entre as frases. (Dê uma estudada em conectivos e suas funções.)
COMPETÊNCIA 5: ◼160 pontos
– Colocou como proposta de intervenção:
“capacitar trabalhadores para novos cargos”.
Mas de que forma eles vão ser capacitados?Como?Qual o meio será usado para essa capacitação?
Ficou essas perguntas no ar.
◼TOTAL: 740 pontos.
Você está indo muito bem,só precisa ajeitar algumas coisas e estudar mais.
Obs: Essa é só uma opinião e correção de uma Graduanda de letras – português. Não sou muito especialista ainda. 🖤