Os dilemas da educação brasileira em tempos de covid-19
A gripe espanhola, ocorrida no início do século xx, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza,. Hodiernamente, uma nova pandemia aflige o mundo, a covid-19, e impõe a todos o isolamento social. Dessarte, as instituições de ensino de todo o Brasil tiveram que adotar uma nova metodologia de ensino, o EAD. Entretanto, muitos são os dilemas advindos da aplicação desse novo modelo,pois faltam aos alunos e profissionais da rede pública de ensino, a inclusão digital e a habilidade para utilizar recursos tecnológicos.
Em primeiro plano, segundo uma pesquisa do comitê gestor da internet no Brasil, 58% dos domicílios não têm acesso a computadores e 33% não dispõe de internet. Por conseguinte, torna-se um desafio implementar, ainda que por pouco tempo, o ensino a distância. Posto que, a adoção do EAD pressupõe do uso de computadores e acesso a internet de qualidade, e os alunos da rede pública de ensino são em sua maioria pertencentes a grupos sociais mais vulneráveis, portanto não conseguem adquirir bens tecnológicos de qualidade, aumentando assim a desigualdade educacional no país.
Outra problemática advinda da implementação do EAD, tange à falta de habilidades de muitos profissionais da educação com os recursos tecnológicos. Isso ocorre pois, os mesmo trabalham a muito tempo somente em sala de aula e não tem familiaridade com o ambiente virtual de aprendizagem. Sendo assim, os professores carecem de formação técnica para direcionar esse novo processo de aprendizagem e de um período de adaptação. Para que não haja a diminuição da qualidade de ensino e ponha em questão o artigo 6° da constituição federal, o qual diz que, a educação deve ser oferecida de forma igualitária e de qualidade.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas, com o intuito de atenuar os impactos da pandemia posto sobre os estudantes e diminuir as taxas de exclusão digital no país. Sendo assim, o governo deve criar um programa de barateamento dos recursos tecnológicos, por meio de parceria com empresas especializadas no assunto, com o propósito de democratizar o acesso à internet. Além disso, o ministério da educação deve criar um programa de assistência aos profissionais da educação que não estão habituados com o ambiente virtual, por meio de cursos técnicos, com o fim de que, os professores desenvolvam metodologias de ensino efecientes.
liviali19
– sua redação esta muito bem escrita, embasada e com a estrutura certinha, mas tente dar uma revisada melhor na pontuação, principalmente nas vírgulas
– acho que no segundo paragrafo ficaria melhor começar pelo argumento, o tópico frasal, e depois disso colocar a fonte
– Gostei bastante da sua conclusão, mas senti falta de uma frase mais conclusiva no final. Você poderia ter finalizado “amarrando” com o repertorio que você usou na introdução
LucasGabrielAlmeidadaSilva
Olá, primeiro vou destacar alguns pontos.
*Tem uma virgula errada no primeiro paragrafo, mas não irei considerar.
*Faltam alguns conectivos no segundo paragrafo.
*Posso estar equivocado nesse ponto, mas não percebi o “detalhamento” em sua propostaa de intervenção.
*Deve-se utilizar letra maiúscula no nome de qualquer ministério.
*A estrutura esta correta.
*Repertorio sociocultural excelente.
Competências:
Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200( são admitidos até 2 erros distintos”.
Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 180 até 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180
Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160 até 180.