Na saga “A era do gelo”, é retratada a adaptação do homem ao meio, os protagonistas se adequam as transformações e aos desastres ocasionados pelas mudanças climáticas. No entanto, diferente da trama, observa-se na realidade contemporânea, que os desastres ambientais em sua maioria são realizados por ações antrópicas. Esse cenário antagônico é fruto da negligência do Estado e do Capitalismo enraizado.
Precipuamente, é importante pontuar que a calamidade no meio ambiente deriva da baixa atuação dos setores governamentais, como também, a má administração herdada desde o período colonial, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Consoante o pensador Paul Watson, “inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”. Percebe-se que essa inteligência persiste como utopia social, tendo em vista, que de forma frequente o ser humano causa danos decorrentes do progresso à natureza.
Ademais, é imperativo ressaltar que as sucessivas Revoluções Industriais e a matematização do tempo, a partir do século XVIII, construíram novas relações sociais e consequentemente a busca desenfreada pelos recursos naturais nortearam o expansionismo das tragédias ambientais. Partindo desse pressuposto, a negligência por parte do Estado em junção ao Capitalismo enraizado, tendo como objetivo apenas o lucro, por conseguinte, deixando de lado a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. Tudo isso, acelera o processo de desastres ambientais no Brasil e no mundo.
Nesse sentido, medidas são necessárias para conter a ocorrência das tragédias no meio ambiente. Destarte, com o intuito de mitigar os desastres ambientais o Tribunal de Contas da União, deve direcionar capital, por meio do Ministério do Meio Ambiente, que será revertido em fiscalizações mais severas, através de leis punitivas, com a finalidade de erradicar a ocorrência de desastres ambientais por causa da negligência e do pensamento capitalista. Assim, em médio e longo prazo os estragos ambientais deixarão de ser uma mazela enfrentada pela população brasileira.
Correção com nota
Bruna Gomes Carneiro
De inicio uma redação muito boa, bem elaborada e com ótimas citações, mostrando o amplo conhecimento sobre o tema proposto,porém há uma pequena falta de sua tese , que quase não foi exposta e também alguns erros gramaticais , o qual são notados ao longo da produção, contudo parabéns pela bela produção textual !!!!
Maria Carolina Gomes
Oii Thasmilly, sua redação ficou ótima, com argumentos e repertórios bem estruturados. Segue os comentários sobre cada parágrafo:
– Introdução: bom repertório, também poderia ter sido usada alguma alusão histórica ou literária. A relação com a realidade foi muito bem feita.
– Desenvolvimento I: ótimos conectivos e argumentos. No terceiro período, o “percebe-se” deveria ser parte do período anterior, para continuação do pensamento.
– Desenvolvimento II: parágrafo muito bem estruturado
– Conclusão: presença de 5 elementos na proposta, só poderia ter terminado o parágrafo relacionando a problemática com a Era do Gelo, usando o modelo de texto ciclo.
Nota por competência:
I- 160
II- 200
III- 200
IV- 160
V- 200
Total: 920
Espero que eu tenha ajudado, bjos <3
AnaLuizaGalvão
COMENTÁRIOS
– A tese ficou muito direta, poderia ter sido desenvolvida melhor.
– Na primeira linha, após a palavra “meio”, dois-pontos (:), se aplicariam melhor que uma vírgula.
– Na 6ª linha do segundo parágrafo, não deveria ter uma vírgula após o “visto que”, pois é introduzida uma oração subordinada substantiva objetiva direta, e não se deve separar verbo do complemento.
– Operadores coesivos muito bem articulados.
– Proposta de intervenção bem detalhada.
-Ótima estrutura, realmente impecável.
– Argumentação incrível, com alusão histórica e citação filosófica.
– Gramática muito bem trabalhada, a qual é observada no uso dos pronomes oblíquos átonos, mas ainda há o que melhorar.
NOTA
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Total: 960
Nicolly25
CORREÇÃO
INTRODUÇÃO
Sua introdução está boa, mas falta a sua opinião além disso o recomendado é que no inicio seja apresentado uma citação de autor ou filósofo ou pode ser uma alusão histórica. A citação de filmes é necessário colocar no segundo ou terceiro parágrafo do seu texto.
Ao decorrer do seu texto deu para perceber que muitas palavras foram utilizadas de forma incorreta e sem o seu verdadeiro sentido, desqualificando a sua redação
Faltou citar realmente os desastres naturais, como brumadinho,Mariana o corte e a queima de arvores