Na atualidade, sabe-se das consequências do analfabetismo e por isso se incentiva a educação desde os primeiros anos de vida. Entretanto, nem sempre esse estímulo foi prioridade, como resultado grande parcela de idosos não frequentaram escolas quando jovens e enfrentam hoje desafios para se alfabetizar. Nesse viés, cabe analisar e remediar os fatores que impedem a problemática de ser atenuada, sendo eles o descaso governamental e a indiferença familiar.
De acordo com a Constituição de 1988, direitos básicos como o acesso à educação são assegurados a toda população, porém isso não está ocorrendo na prática. Essa constatação pode ser feita na medida em que o Governo não realiza campanhas informativas sobre os projetos de alfabetização para adultos e idosos de modo frequente, e não oferece cursos capacitantes aos professores que especifiquem as necessidades dos idosos no processo de ensino. Consequentemente, a falta de informação gera um empecilho na entrada de idosos nos programas já existentes e os profissionais não se adequam as dificuldades dos seus alunos, visto que esses devido o tardio contato com a educação podem carecer de maiores períodos e diferentes métodos de aprendizagem.
Ademais, nota-se que a negligência familiar também é um entrave para o sucesso da alfabetização de idosos. Diante disso, é válido ressaltar que a idade avançada exige do corpo familiar um cuidado maior para com os anciões da casa e quando esses buscam realizar atividades extras, como os estudos. Assim sendo, o encorajamento e auxílio dos parentes é decisivo na procura da educação, e quando isso não ocorre o idoso sofre uma pressão interna e não se sente capaz de ir atrás de seus objetivos.
Portanto, é necessário que o Ministério da Educação tome providências, a fim de aumentar o número de idosos alfabetizados no país. Através de campanhas informativas sobre o acesso ao ensino, capacitação de professores e criação de um programa destinado a realizar a uma educação humanizada para essa parcela da população, visto suas necessidades. Esse projeto deve oferecer salas de aulas interativas, acompanhamento psicológico e integração aluno-professor. Cabe também a família incentivar o idoso e ajudar na dinâmica de aprendizagem. Tomadas essas medidas o analfabetismo dos idosos poderá ser ultrapassado aumentando assim sua qualidade de vida.
clas
Olá!
Adorei sua redação, está objetiva e bem estruturada também.
Apesar de não ser obrigatório, sugiro que coloque um repertório em cada parágrafo, não se preocupe muito em pôr na conclusão.
Recomendo que explore mais o uso de vírgula e crase.
Todos os parágrafos estão ótimos – inclusive, achei a conclusão incrível.
Espero ter te ajudado, bons estudos!!
brunalismo
Oiiii, Leticia! Tudo bem? Vou corrigir sua redação mediante ao pouco conhecimento que tenho. Mais valia disso tudo é estarmos aprendendo.
O tema é ótimo por ser muito frequente em nosso país. Por isso, faltou alguns dados estatísticos, por exemplo: o número de analfabetos no Brasil ou dados aproximados a esse assunto.
Usaria também pontuação de enumeração como os “dois pontos” em alguns trechos. Trecho esse, por exemplo: “Nesse viés, cabe analisar e remediar os fatores que impedem a problemática de ser atenuada, sendo eles: descaso governamental e a indiferença familiar”. Vale lembrar que, a redação se deve também a ortografia.
Em seu primeiro desenvolvimento, 2º parágrafo, achei um tanto radical e generalizado. Será mesmo que o governo não oferece cursos? Ou oferece, mas pouco ou ineficiente? Cuidado com as palavras que você usará na redação do Enem. Suavizaria esse parágrafo.
Pra fechar, quais as formas que a família pode incentivar o idoso? Poderia ter reforçado essa ideia do incentivo familiar sobre a pessoa senil.
Ademais, reforço a questão de treino. Redação é treino e estamos juntas nessa caminhada. Abraço!
rafaelafernandesribeiro
Olá Leticia tudo bom?
Irei fazer alguns apontamentos da minha opinião de acordo com sua redação…
Bom, seu desenvolvimento na introdução ficou bem legal, a forma como você cita os argumentos do D1 e D2 ficou bem clara e objetiva, apenas não compreendi o seu repertório… está claro que é um repertório de conhecimento geral, mas você poderia ter aprofundado nele e citado-o como uma reportagem ou uma pesquisa.
Já a sua D1, ficou um pouco confusa quanto à estrutura de um desenvolvimento, a parte da sua tese onde deveria ser desenvolvida e reflexiva você colocou muitas citações sobre a conclusão. Basicamente a redação já estava concluída antes de terminar de lê-la. Tente falar sobre o caso e não já criar propostas de intervenção (muito boas, que deveriam estar somente na conclusão) tão cedo.
Bom, a sua D2 foi muito bem construída, a reflexão por trás do desenvolvimento ficou “show de bola”, porém eu senti falta de uma argumentação para comprovar a sua tese, como: uma citação, dados estatísticos, uma pesquisa, etc.
Sua conclusão ficou perfeita, teve os agentes, o que fazer, o modo de fazer e a conclusão final bem especificados. Realmente uma conclusão muito boa e objetiva.
Também adorei que você usou bastante conectivos em sua redação, sempre lembre-se dos conectivos, ok?
Bom, aqui me despeço, espero ter ajudado e bons estudos!!!
Grasi
Olá!
Adorei sua redação, está objetiva e bem estruturada também.
Apesar de não ser obrigatório, sugiro que coloque um repertório em cada parágrafo, não se preocupe muito em pôr na conclusão.
Recomendo que explore mais o uso de vírgula e crase.
Todos os parágrafos estão ótimos – inclusive, achei a conclusão incrível.
Espero ter te ajudado, bons estudos!!
beatrizana2
Olá, Letícia! Você conseguiu argumentar, entretanto, sentir falta de repertórios. Na sua introdução sempre inicie fazendo uma analogia sobre algo e nos seus desenvolvimentos, constate sua argumentação com algum filósofo, legislação… algum repertório. Na sua conclusão, evidencie 5 pontos: agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.
Espero ter ajudado. Bons estudos! :)
MurilloRF
Poderia ter começado o texto com uma citação por exemplo a de Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa”, também poderia ter colocado a tese na introdução o que faria os corretores entenderem que você entendeu e leu o tema.
O D1 esta bom porem você poderia ter trazido algo mais, como um gancho para o por que o governo não quer os alfabetizar.
D2 muito bom, os problemas familiares são realmente um dos principais motivos.
A conclusão esta excelente, trouxe o agente, a ação, o meio e principalmente algo alem das campanhas.
Parabéns espero poder ter ajudado em algo