No filme “Meu amigo Nietzsche” é retratada a história de um garoto pobre, sem acesso à educação de qualidade, com dificuldades de leitura e compreensão de texto. Paralelo à obra cinematográfica, no cenário brasileiro hodierno, os casos de analfabetismo funcional ainda se mostram um obstáculo para a plena integridade nacional. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como a ausência de um amparo escolar adequado e a segregação social.
Em primeiro lugar, vale mencionar que a falta de uma formação educacional apropriada é um agente potencializador dessa questão. Nesse sentido, dados do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) apontam que 30% dos brasileiros são analfabetos funcionais, evidenciando o baixo nível escolar e a grade limitada de conhecimentos adquiridos pelo indivíduo nesse período. Desse modo, há o crescimento de estatísticas dessa vertente, em consequência do maior número de pessoas nessa situação.
Ademais, a exclusão social sofrida por esse grupo corrobora para sua integração reduzida na esfera comunicativa. A partir disso, consoante ao conceito de “Banalidade do Mal” elaborado pela filósofa Hannah Arendt, em que a causa para a adesão de uma atitude errada é sua ocorrência frequente, pode-se pontuar o impedimento do avanço profissional, intelectual e social dos cidadãos, em prol da deficiência participativa. Por conseguinte, há a dificuldade de incorporação no âmbito coletivo.
Portanto, os desafios para superar o analfabetismo funcional no Brasil padecem de resolução. Logo, compete ao Ministério da Educação, em conjunto do Superministério da Cidadania, realizar a capacitação para análise textual e desenvolvimento do senso crítico, através de projetos criados por profissionais de educação para auxílio e acompanhamento, pelos portais de ensino fundamental e superior. Com o fito de que casos como o do filme sejam minimizados e a população tenha amplo alcance do direito à educação.
mayara123
Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Articulou as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Nota: 700