Em vários episódios de Sob Pressão, série médica nacional, os médicos e residentes se veem em situações em que há a falta de insumos adequados no hospital. A situação não é diferente na vida real, uma vez que o sistema de saúde público brasileiro (SUS) está sempre em constante estado de precariedade, principalmente nas áreas rurais mais afastadas dos centros urbanos; essas que raramente dispõem de profissionais de saúde qualificados durante grande parte do seu horário de funcionamento.
Embora o número de médicos recém formados no Brasil tenha aumentado nos últimos anos, a distribuição regional desses profissionais ainda é muito desigual. As regiões Norte e Nordeste, por exemplo, contam com apenas 1,3 e 1,9 médicos para cada mil habitantes. Dito isso, o contínuo estímulo midiático à mudança de acadêmicos, formandos e especialistas para o Centro-Sul apenas agrava o problema, contribuindo ainda mais com o êxodo rural crescente.
Tendo em vista as informações citadas, a diminuição crescente de investimentos públicos na saúde é um fator determinante na questão da falta de insumos adequados em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Só em 2019, o setor da saúde perdeu mais de 20 bilhões de reais a serem investidos, uma quantia significativa e de grande peso na vida dos médicos e pacientes.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Medicina (CRM) devem promover campanhas nas redes sociais e na TV aberta, de forma a incentivar a permanência de profissionais da área da saúde nas zonas e cidades interioranas, visando o aumento do percentual de médicos atuantes. Aliado a isso, os órgãos já citados precisam estimular petições e conversas na internet com o intuito de pressionar a Câmara dos Deputados e o Congresso, para que os mesmos redijam um aumento no investimento à saúde pública. Dessa forma, será possível manter o sistema de saúde público nacional.
jheniffer0407
sua redação está bem feita, segue direitinho todas as 5 competências pedidas no Enem .Seus argumentos estão bem posicionados, possui um bom repertório e os
desenvolvimentos estão bem elaborados e de acordo com o tema.
1.ºcompetência—140
2.ºcompetência—-200
3.ºcompetência—-160
4.ºcompetência—140
5.º competência—200
obs: tenta deixar o texto mais coeso com ligações entre as frases
Arthur Karsburg
Oi, gostei da sua redação. Contudo , há alguns pontos que podem ser trabalhados , por exemplo , você focou demais em um argumento , apenas da parte regional/investimento , quando poderia usufruir de mais critérios , afinal , o sistema de saúde é um amplo campo de debates. Quanto ao uso padrão da língua , vejo que escreve bem , mas há pequenos desvios : escreva com letra maiúscula Sistema de Saúde Público Brasileiro e não use TV , escreva televisão .
Ademais, desfrute de sinônimos , vejo um certo grau de repetições em seu texto , além de procurar mais conectivos que auxiliem na coesão textual. Referente ao repertório , adorei a alusão à Sob Pressão , mas os dados do desenvolvimento aparentam ser muito especulativos , isto é , não há fontes e embasamento claro. Outra coisa que quero salientar é o tamanho do período inicial e o uso do” ; “nesse , o qual acho desnecessário e deveria ser trocado por uma conjunção .
Enfim , as notas :
C1=160 , poucos desvios.
C2= 120 , creio que há mais para ser trabalhado e não só a parte citada.
C3= 120 , traga mais embasamento ao repertório e diversifique-o.
C4= 120 , cuidado com as repetições e traga mais conectivos.
C5= 200 , proposta completa , porém , deixo-lhe a dica de sintetizar melhor a parte final da proposta , isso poupa espaço e todos sabemos que cada linha a mais é bem-vinda.
Total=> 720 , lembrando que não sou corretor e , muito menos , crítico profissional , apenas cito minhas opiniões para auxiliá-la .
Matheus Mello
Sua redação está muito bem desenvolvida com repertórios coesos ao tema.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Sua nota está provavelmente entre 840 e 920
Sugiro utilizar mais conectivos para mmelhora na competência 3 e 4. Assim, seu texto fica mais interligado e coeso.
Muito bemmm!
Samara@$
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200