Os desafios para reduzir os casos de assédio sexual

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A série americana “Thirteen Reasons Why”, relata a história de Hannah Beck que gravou fitas cassetes narrando os motivos que levaram a cometer suicídio. Dentre essas razões estão abusos físicos, psicológicos e sexuais. Assim, apesar de se tratar de uma ficção, a série faz relação com a problemática vivida diariamente pelas mulheres no Brasil. Portanto, referente aos desafios para reduzir os casos de assédio sexual, percebe-se que tal problemática advém do machismo persistente na sociedade brasileira. Dessa forma, se faz necessário analisar as causas desse impasse.

Dessa maneira, constata-se que, segundo sociólogo Émile Durkheim, é função social do Estado, enquanto garantidor da Liberdade dos indivíduos, gerenciar questões relacionadas ao bem-estar da coletividade. Assim, relativo ao assédio sexual é notório destacar aspectos tanto positivos quanto negativos. Se por um lado, a criação de leis como a Lei Maria da Penha e a Lei do Minuto Seguinte que visam assegurar as mulheres, proteção e prevenção contra qualquer tipo de violência, como também responsabilizar o autor da agressão por seus atos, por outro, verifica-se que essas leis possuem falhas e não são plenamente executadas.

Nessa perspectiva, em relação a problematização mencionada anteriormente, percebe-se que é constante no ambiente social. Logo, as mulheres são vítimas de assédio sexual ou qualquer tipo de violência, em lugares tanto públicos quanto privados, sejam em ônibus, ruas, no trabalho ou  até na própria família. Isso ocorre como consequência do machismo e preconceito ainda enraizado na sociedade séculos atrás, tratando o gênero feminino como submissa e objeto para satisfazer as necessidades sexuais dos homens. Além disso, segundo os dados de um Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 78% das mulheres já passaram por uma situação de assédio.

Com isso, apesar das mudanças que ocorreram durante anos, nas situações ainda devem ser melhorados. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente com as instituições escolares realizar no ambiente escolar, palestras a fim de discutir sobre esse assunto e fazer com que desde pequeno, a criança cria uma nova perspectiva em relação a como a mulher ou qualquer outro indivíduo devem ser tratados. Somado a isso, com a ajuda da mídia e do Ministério da Segurança exercer uma plena execução das leis, por meio de fiscalizações para combater o assédio sexual no Brasil.

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2 Correções

  1. INTRODUÇÃO :

    “A série americana “Thirteen Reasons Why”, relata a história de Hannah Beck que gravou fitas cassetes narrando os motivos que |1|levaram a|2| cometer suicídio.

    1- que “a levaram…”
    2- tire esse “a”

    Você contextualizou o tema muito bem e apresentou a tese. No entanto, só expôs um dos argumentos a serem abordados nos parágrafos de desenvolvimento, que no caso , foi o machismo, faltou o outro.

    D1:

    – Repetiu o conectivo “Assim”, já havia sido usado na introdução . Isso na redação do Enem te descontaria pontos.
    -“Assim, relativo ao assédio sexual é notório destacar aspectos tanto positivos quanto negativos. ”
    – Essa frase ficou um tanto contraditória e confusa. Isso porque o assédio sexual é o problema central do seu texto e você mesma apresentou isso na introdução ,então dizer que o assédio sexual tem pontos negativos e positivos não faz sentido. No caso, teria apenas negativos. Entretanto,se você tivesse se referido as leis inerentes ao problema, ai sim teria tanto pontos negativos , quanto positivos.
    -A argumentação ficou um pouco vaga e confusa. Além disso, faltou um fechamento/conclusão das ideias.
    – Você poderia ter retomado o argumento do machismo lá da introdução. É importante que se tenha uma hierarquia nos argumentos, uma espécie de ordem .

    D2:

    -“submissa”. O certo seria “submisso” porque está concordando com gênero.
    – Embora você tenha apresentado um bom repertório sociocultural, novamente a sua argumentação ficou vaga e confusa . Acredito que isso seja consequência da ausência de uma organização da argumentação lá na sua introdução como a menina ai de cima mencionou muito bem.

    CONCLUSÃO:

    -“Com isso, apesar das mudanças que ocorreram durante anos, nas situações ainda devem ser melhorados.”
    Essa frase está estruturada de forma equivocada. Acredito que você queria dizer que “a situação ainda precisa ser melhorada”. Há um erro de concordância na sua frase. Dê uma relida nela e você irá perceber.
    -“Portanto, cabe ao Ministério da Educação |1 | juntamente com as instituições escolares realizar no ambiente escolar, |2|palestras |3|a fim de discutir sobre esse assunto e…”
    1- insira uma vírgula
    2- tire essa vírgula
    3-insira uma vírgula
    -Na sua solução para o primeiro problema faltou o “meio/modo”. E a solução para o segundo problema também ficou incompleta. Eu te aconselho a fazer uma única solução completa,ou seja,com os cinco elementos exigidos pelo Enem ou uma solução completa que englobe os dois problemas.

    Bem, não sou nenhuma especialista em redação ,apenas uma estudante, mas tentei com o pouco que sei corrigir o seu texto da forma mais justa possível. Você demonstra ter um bom domínio da norma culta , com poucos desvios gramaticais. Os maiores erros estão na organização do texto mesmo, ou seja , na ordem e estruturação da argumentação . Com a prática certamente você conseguirá melhorar nesses aspectos. Acredite no seu potencial! Bons estudos!

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  2. Minha visão kkkk
    Sua introdução está boa, você trouxe referencias sociocultural, contextualizou o tema, trouxe a problemática para o Brasil, porém no momento de dizer as causas você somente citou o machismo, sendo que no seu primeiro parágrafo, você indica como um problema também as leis e suas falhas, então seria bom você colocar na introdução esse problema das leis antes do machismo. Assim seus apontamento da problemática estarão hierarquizados e facilmente localizados.

    No desenvolvimento, você também trouxe referencias socioculturais, no primeiro paragrafo você fez algo que poderia ter feito no segundo, que foi colocar a referencia e depois mostrar sua tese e seus apontamento e depois as consequências. No segundo paragrafo seria legal você também fazer isso, colocar sua referencia que seria a estatística, apontar sua tese (que seria as mulheres sofrerem abusos de diferentes formas e locais) e depois a consequência (que seria é algo estrutural da sociedade) Não sei se ta fazendo sentindo, mas na minha cabeça ficou mais ou menos assim:

    “Nessa perspectiva, em relação a problematização mencionada anteriormente, percebe-se que é constante no ambiente social. Segundo os dados de um Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 78% das mulheres já passaram por uma situação de assédio. Dessa forma, estas são vítimas de qualquer tipo de violência, em lugares tanto públicos quanto privados, sejam nos transportes coletivos, na rua, no trabalho e até na própria família. Isso se deve, ao machismo e preconceitos ainda enraizado na sociedade brasileira, oprimindo o gênero feminino e as tratando como submissas e objeto para satisfazer as necessidades sexuais dos homens.”
    Não sei se faz sentido, mas foi o que pensei kkkkk

    Na conclusão, suas soluções não estão hierarquizadas de acordo com o desenvolvimento, como você colocou na primeira parte do desenvolvimento as leis falhas, coloque também na conclusão a resolução desse problema primeiro, e a resolução para o machismo, logo após, assim como fez na segunda parte do desenvolvimento. Também acrescentar um efeito que essa duas ações irá resultar e retome uma das referencias que você citou, como o da série, demostrando que ao fazer essas ações, as mulheres não seguiram o mesmo caminho da protagonista da série, no caso o suicídio.

    Espero ter feito sentido, seu texto está ótimo !!!!!

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