Os desafios para promover a integração dos moradores de rua á sociedade

  • 0

No filme “O triste fim de Policarpo Quaresmo”, o protagonista vê o Brasil como uma nação perfeita e, por isso , é apaixonado por ela. Entretanto, caso ele visse  que os desafios para promover a integração dos moradores de rua à sociedade é, ainda, um grande problema para a população brasileira, com certeza, teria seu patriotismo ufanista ferido. Esse empecilho ocorre, infelizmente, seja pela negligência governamental, seja pelo preconceito social.

Em primeiro lugar, vale ressaltar  a omissão estatal no que tange à inclusão dos moradores de rua à sociedade, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem a assistência e  incorporação desses indivíduos sem  moradia ao corpo social contribui para precariedade desse setor e para a continuidade dos desafios envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de  desfrutar uma moradia adequada, o que resulta na impossibilidade de  integração social e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988, determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso à moradia e condições habitacionais , essa lei não é concretizada, pois, não há investimentos estatais suficientes e eficazes nessa área .Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.

Ademais, o preconceito efetuado pela sociedade, existente no território nacional, dificulta a superação desses desafios. Nesse cenário, o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na comunidade brasileira que tende a priorizar ideais particulares em detrimento do bem-estar coletivo. Dessa modo, observa-se que os moradores de rua são frequentemente associados à “vagabundos” ou “criminosos” por destoarem do ideal inalcançável de sucesso de vida ligado à dinheiro cultivado no ideal nacional , o que faz com que  sejam alvos de preconceito e exclusão social, fatos que demonstram o egoísmo presente no povo brasileiro. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação, principal agente organizador do sistema de ensino no país, promover a informação segura a respeito dos moradores de rua desde os primeiros anos escolar por meio da adição de uma disciplina de empatia à Base Nacional Comum Curricular, além de realizar campanhas na mídia de incentivo à doação destinada a esses indivíduos, visando à plena educação da sociedade. Somando a isso, o Ministério do Trabalho e do Emprego  deve destinar vagas de emprego a essas pessoas, por intermédio de programas voltados para a preparação e inserção desses seres ao mercado de trabalho, a afim de atenuar o número de pessoas em situações de rua. Com essas medidas a realidade tratada em “O Homem Cordial” será apenas um retrato do passado no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oie, espero que a minha correção te ajude e que minha seja digna de uma nova seguidora ou um título de melhor correção.

    Introdução:
    ▪︎No filme “O triste fim de Policarpo Quaresmo”, o protagonista vê o Brasil como uma nação perfeita e, por isso, é apaixonado por ela. Entretanto, caso ele visse que os desafios para promover a integração dos moradores de rua á [1] sociedade é, ainda, um grande problema para a população brasileira, com certeza, teria seu patriotismo ufanista ferido. Esse empecilho ocorre, infelizmente, seja pela negligência governamental, seja pelo preconceito social.

    Obs.:
    ▪︎A crase é virado para o lado esquerdo (à) o direito é o acento agudo (á).

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Em primeiro lugar, vale ressaltar a omissão estatal, [1] no que tange a [2] inclusão dos moradores de rua a [3] sociedade, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, [4] a escassez de projetos estatais que visem a assistência e incorporação desses indivíduos sem-moradia [5] ao corpo social contribui para precariedade desse setor e para a continuidade dos desafios envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de desfrutar uma moradia adequada, o que resulta na impossibilidade de integração social e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988, [6] determinar [7] como direito fundamental do cidadão brasileiro [8] o acesso á [9] moradia e condições habitacionais, essa lei não é concretizada, pois, [10] não há investimentos estatais suficiente [11] e eficazes nessa área. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade. [12]

    Obs.:
    ▪︎1- Equívoco de vírgula.
    ▪︎2- Ausência de crase.
    ▪︎3- Ausência de crase.
    ▪︎4- Eu aconselho iniciar o segundo período com um desses conectores:
    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo. Isso serve para o desenvolvimento dois.
    ▪︎5- Não tem hífen.
    ▪︎6- Equívoco de vírgula.
    ▪︎7 e 8- Ausência de vírgulas.
    ▪︎9- A crase é virado para o lado esquerdo (à) o direito é o acento agudo (á).
    ▪︎10- Equívoco de vírgula.
    ▪︎11- suficientes*
    ▪︎12- Aconselho não fazer o encerramento do parágrafo falando o que alguém poderia fazer para resolver o problema, mesmo que seja de forma indireta.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Ademais, o preconceito efetuado pela sociedade, existente no território nacional [1] dificulta a superação desses desafios. Nesse cenário, [2] o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na comunidade brasileira que tende a priorizar ideais particulares em detrimento do bem-estar coletivo. [3] Dessa modo, observa-se que os moradores de rua são frequentemente associados á [4] “vagabundos” ou “criminosos” por destoarem do ideal inalcançável de sucesso de vida ligado a [5] dinheiro cultivado no ideal nacional, o que faz com que sejam alvos de preconceito e exclusão social, fatos que demonstram o egoísmo presente no povo brasileiro. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil, [6]

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula.
    ▪︎2- Eu aconselho iniciar o segundo período com um desses conectores:
    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que
    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo. Isso serve para o desenvolvimento um.
    ▪︎3- Não use o repertório no segundo período, pois é a explicação do tópico frasal, ou seja, o aprofundamento, também conhecido como ampliação. É nesse momento que deveremos explicar nossa ideia central (tópico frasal). Isso serve para o desenvolvimento um e, para explicar o tópico frasal, use um daqueles conectores que eu passei acima.
    ▪︎4- A crase é virado para o lado esquerdo (à) o direito é o acento agudo (á).
    ▪︎5- Ausência de crase, se é “ligado” é ligado a alguma coisa.
    ▪︎6- Tu terminou o teu parágrafo com uma vírgula. Além disso, não encerre o parágrafo dessa forma, retome ao tema e ao seu assunto do parágrafo, esse é o papel do encerramento.

    Conclusão:
    ▪︎Portanto, cabe ao Ministério da Educação, principal agente organizador do sistema de ensino no país [1] promover a informação segura a respeito do [2] moradores de rua desde os primeiros anos escolar [3] por meio da adição de uma disciplina de empatia á [4] Base Comum Curricular, [5 além de realizar campanhas na mídia de incentivo a [6] doação destinada a esses indivíduos, visando á [7] plena educação da sociedade. Somando a isso, o Ministério do Trabalho e do Emprego destinar [8] vagas de emprego a essas pessoas, por meio [9] de programas voltado [10 para a preparação e inserção desses seres ao mercado de trabalho, a afim de atenuar o [11] números de pessoas em situações de rua. Com essas medidas a realidade tratada em “O Homem Cordial” será apenas um retrato passado [12] do Brasil.

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula. Aconselho não perder tempo detalhando o agente, já que o corretor já sabe o papel dele, detalhe o “meio” que é mais importante.
    ▪︎2- dos*
    ▪︎3- Ausência de vírgula.
    ▪︎4- A crase é virado para o lado esquerdo (à) o direito é o acento agudo (á).
    ▪︎5- Base Nacional Comum Curricular*
    ▪︎6- Ausência de crase.
    ▪︎7- A crase é virado para o lado esquerdo (à) o direito é o acento agudo (á).
    ▪︎8- deve destinar*.
    ▪︎9- Repetição, substitua por “por intermédio de”.
    ▪︎10- voltados*.
    ▪︎11- os*.
    ▪︎12- no passado*.
    ▪︎Sempre foque em apenas uma proposta de intervenção, pois não é preciso fazer duas resoluções para o problema, foque em apenas uma e detalhe ao máximo. Além disso, não se prolongue muito, o número de linhas deve ser, no máximo, sete.

    Nota:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    Total: 800

    Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0
  2. Bom dia, segue correção comentada.
    MATRIZ DE CORREÇÃO MODELO ENEM
    *EU ESTAREI COPIANDO A SUA REDAÇÃO E CORRIGINDO PONTO A PONTO DO QUE ESTIVER FORA DA MATRIZ. ENTÃO PEÇO PARA QUE CONTINUE LENDO MESMO QUE ACHE QUE EU NÃO TENHA FEITO NENHUMA CORREÇÃO
    *OS PARÊNTESES REFEREM-SE “( )” À CORREÇÃO.

    No filme “O triste fim de Policarpo Quaresmo”, o protagonista vê o Brasil como uma nação perfeita e, por isso , é apaixonado por ela. Entretanto, caso ele visse que os desafios para promover a integração dos moradores de rua á ( O CORRETO SERIA “à”, PORÉM O ENEM NÃO COBRA O USO CORRETO DA CRASE “`”, MAS ELE COBRA O USO CORRETO DO ACENTO AGUDO “´”) sociedade é, ainda, um grande problema para a população brasileira, com certeza, teria seu patriotismo ufanista ferido. Esse empecilho ocorre, infelizmente, seja pela negligência governamental, seja pelo preconceito social.
    (CARAMBA!!! BOM DE MAIS!!! <3 AMEI!!)

    Em primeiro lugar, vale ressaltar a omissão estatal (GOSTEI DA MANEIRA QUE VOCÊ RESSALTOU: "negligência governamental", QUE É O MOTIVO APONTADO PELO QUAL A PROBLEMÁTICA OCORRE, SÓ QUE COM SINÔNIMOS. SÓ TOME CUIDADO, PQ SE O CORRETOR NÃO ENTENDER QUE É A MESMA COISA PODE NÃO RECONHECER O QUE VOCÊ FEZ, ENTÃO É BEM TÊNUE FAZER ISSO QUE FEZ. EU SUGIRO IR PELO MAIS SEGURO), no que tange a inclusão dos moradores de rua a (AQUI VOCÊ NÃO COMETEU O MESMO ERRO, ENTÃO O ANTERIOR PODE SER CONSIDERADO UM DESLISE, E ASSIM SER SIMPLESMENTE IGNORADO) sociedade, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem a assistência e incorporação desses indivíduos sem- (E ESSE HÍFEN " – "? ERRO NA DIGITAÇÃO?) moradia ao corpo social contribui para precariedade desse setor e para a continuidade dos desafios envolvendo essa temática. Dessa maneira, parte da população deixa de desfrutar uma moradia adequada, o que resulta na impossibilidade de integração social e na sua exclusão social. No entanto, apesar da Constituição Federal de 1988, determinar como direito fundamental do cidadão brasileiro o acesso á (OPA, AQUI VOCÊ VOLTA A CCOMETER O MESMO USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´" ONDE ERA PRA SER O ACENTO GRAVE "`". MESMO QUE O ENEM NÃO VÁ CORRIGIR ERROS DE ACENTO GRAVE "`" ELES VÃO CORRIGIR DE ACENTO AGUDO "´") moradia e condições habitacionais , essa lei não é concretizada, pois, (AQUI ENCAIXARIA MELHOR UM ":" POIS VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO) não há investimentos estatais suficiente e eficazes nessa área .Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa realidade.

    Ademais, o preconceito efetuado pela sociedade, existente no território nacional dificulta a superação desses desafios. Nesse cenário, o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em sua obra “O Homem Cordial”, expõe o egoísmo presente na comunidade brasileira que tende a priorizar ideais particulares em detrimento do bem-estar coletivo. Dessa modo, observa-se que os moradores de rua são frequentemente associados á (USO INCORRETO DO ACENTO AGUDO "´", ONDE DEVERIA SER ACENTO GRAVE "`") “vagabundos” ou “criminosos” por destoarem do ideal inalcançável de sucesso de vida ligado a dinheiro cultivado no ideal nacional , o que faz com que sejam alvos de preconceito e exclusão social, fatos que (VOCÊ VAI EXPLICAR ALGO, ENTÃO DEVERIA TER USADO O DOIS PONTOS ":") demonstram o egoísmo presente no povo brasileiro. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da construção de valores empáticos e solidários no Brasil,

    Portanto, cabe ao Ministério da Educação (AGENTE), principal agente (KKK NOSSA É PRO CORRETOR NÃO ERRAR MESMO KKK. MAS É VÁLIDO, TEM ERRO AQUI NÃO) organizador do sistema de ensino no país (CADÊ A VÍRGULA "," ?) promover a informação segura a respeito do moradores de rua (AÇÃO) (E A VÍRGULA, DE NOVO?) desde os primeiros anos escolar ("escolar" ESTÁ NO SINGULAR POR QUÊ?) (A VÍRGULA, NOVAMENTE) por meio da adição de uma disciplina de empatia á Base Comum Curricular (MODO), além de realizar campanhas na mídia (AÇÃO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR) de incentivo a doação destinada a esses indivíduos (MODO… ACHO NESSE EU FIQUEI CONFUNSO EM IDENTIFICAR), visando á plena educação da sociedade (FINALIDADE). Somando a isso, o Ministério do Trabalho e do Emprego (AGENTE, MAS O NOME É "ministério do trabalho e emprego" É UMA COISA SÓ E NÃO DOIS MINISTÉRIOS DIFERENTES) destinar vagas de emprego a essas pessoas (AÇÃO), por meio de programas voltado para a preparação (MODO) e (ARTIGO QUE INDICA SOMA, ENTÃO NESCESSÁRIAMENTE TEM QUE ESTAR FALANDO DA MESMA COISA, ENTÃO NÃO DEIXA DE SER MODO. NÃO SEI SE FOI A INTENÇÃO, MAS NÃO SUGIRO POR MAIS DE 1 DE CADA, PQ VOCÊ TEM POUCAS LINHAS PRA FICAR ENROLANDO COM MAIS E MAIS INFORMAÇÃO DESNECESSÁRIAS) inserção desses seres (A PALAVRA "seres" DESUMANIZA ELES) ao mercado de trabalho (MODO), a (ESSE ARTIGO "a" É MUITO DESNESCESSÁRIO, NÃO VOU ONTAR COMO ERRO GRAMATICAL, SÓ POR NÃO TER CERTEZA, MAS ACREDITO QUE É SIM) afim de ("afim de" INDICA FINALIDADE E NÃO DETALHAMENTO, QUE EU VEJO QUE A INTENÇÃO FOI DETALHAR, DO QUAL O QUE INDICARIA O DETALHAMENTO É "com") atenuar o números de pessoas em situações de rua (finalidade). Com essas medidas a realidade tratada em “O Homem Cordial” será apenas um retrato passado do Brasil (ÓTIMO!! UMA REFERÊNCIA AO PRÓPRIO TEXTO, MARAVILHOSO!)

    COMPETÊNCIA 1: avalia a gramática e domínio de linguagem: 160 (ALGUNS ERROS DE PONTUAÇÃO NÃO TÃO GRAVES, E ACENTUAÇÃO, SUANDO O ACENTO AGUDO "´" NO LUGAR DO GRAVE "`". LEMBRANDO QUE NÃO RECOMENDO O USO DO ACENTO GRAVE "`" PORQUE ELES NÃO VÃO CORRIGIR ISSO)

    COMPETÊNCIA 2: avalia a coesão, coerência e constância do texto: 180 (VOCÊ NÃO SAIU DO PROPÓSITO QUE O TEMA OFERECE, NEM DAS SUAS PRÓPRIAS PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA. PORÉM VOCÊ COMEÇA O TEXTO COM UM PARÁGRAFO PERFEITO, MAS DECAI CONFORME OS PARÁGRAFOS, ISSO É UMA INCONSTÂNCIA NA QUALIDADE DA REDAÇÃO)

    COMPETÊNCIA 3: avalia o conhecimento sociocultural aplicado: 200 (DEU PARA A PARECER QUE TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA, E FOI MUITO BEM ENCAIXADO AO LONGO DE TODO O TEXTO)

    COMPETÊNCIA 4: avalia os argumentos e capacidade de argumentação/convencer: 200 (PASSOU MUITO BEM O SEU PONTO DE VISTA E FORAM MUITO BEM USADOS OS CONHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS, DE MANEIRA QUE NÃO FICOU INFORMAÇÃO SOLTA NO TEXTO. DEMONSTRANDO UMA CAPACIDADE MUITO BOA EM ARGUMENTAÇÃO)

    COMPETÊNCIA 5: avalia a proposta de intervenção: 150 (VOCÊ ESCREVEU 3 PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO, E NENHUM DELAS TEM AS 5 RESOLUÇÕES ESPERAS: agente (quem?); ação (o quê?); modo (como?); detalhamento ("com.."); finalidade (afim dê?), DE FORMA NÍTIDA E CLARA. O USO DE MAIS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO É VÁLIDA, MAS NO MINIMO UMA DELAS PRECISA ESTAR COMPLETA E CLARA)

    NOTA TOAL: 890

    ESPERO TER AJUDADO, ME DESCULPA QUALQUER COISA, E SINCERAMENTE DESEJO QUE CONTINUE MELHORANDO.

    • 0
  3. OLÁ tudo bem???
    Sinceramente tenho que dizer que você grande potencial continue assim, chegará longe com certeza.
    Ao ler sua redação percebi pouquíssimos erros gramaticais, mas isso é resolvido com treino, sua redação possui repertórios, cara isso é muito bom, pois, deixa muito rica a sua argumentação!!!

    Olha parabéns você escreve muito bem viuu s2

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.