Os desafios para promover a integração dos moradores de rua à sociedade

  • 0

Durante o período de Revolução Industrial, ocorreu um processo chamado de Êxodo Rural, que nada mais é do que a migração de habitantes de áreas rurais para os centros urbanos, em busca de melhores condições de vida e oportunidades de emprego. Isso acarretou na superlotação das cidades, aumentando a desigualdade social, e fazendo com que se tornasse comum encontrar pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, morando nas ruas.

Na Constituição Federal de 1988 é dito que todo cidadão tem direito a moradia, porém, como citado acima a realidade é justamente o oposto, e o resultado desse contraste é claramente refletido nas ruas do país. Esta causa é de conhecimento geral, já se tornou até algo banal andar pelas ruas e se deparar com essa parcela excluída da população.

Ademais, os motivos que levam essas pessoas a morarem nas ruas são diversos, tais como: problemas financeiros, uso de drogas, desentendimentos familiares, insanidade mental, entre outros. Outrossim, os moradores de ruas costumam ser erroneamente “marginalizados” a vista das outras pessoas, o que torna ainda mais difícil a inclusão desses seres em sociedade, pois ninguém lhes dá oportunidades, simplesmente os ignoram.

Infere-se, portanto, que há entraves na garantias dos direitos do cidadão. Dessa maneira, urge que o governo, promova um plano de integração por meio de investimentos em emprego, moradia e saúde para esses moradores, a fim de que tenham uma vida digna.  Além disso, não é somente com eles que é preciso se preocupar, é imprescindível que haja palestras sobre o assunto com o objetivo de promover a empatia dos mais privilegiados. Só Então, veremos mudar o cenário que se iniciou na Revolução Industrial.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa tarde!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total: 960.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.