No calendário brasileiro, o dia 25 de maio é considerado o dia nacional de adoção com o intuito de homenagear essa ação, que está em crise no país. Os desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil sofrem empecilhos econômicos e ideológicos, e essa problemática deve sua frequência ao preconceito infantil e escassa conscientização para o caso.
Diante de tal cenário, é necessário destacar a discriminação de adultos com intenção de adoção voltados à crianças negras e maiores de 10 anos. Nesse sentido, em dados do site G1 foi divulgado que em sua maioria, lares adotivos possuem 60% de sua capacidade preenchida por crianças entre 10 e 14 anos. Toda via, a estrutura brasileira rompe o ideal de adoção por inclusão familiar e cuidado ao dar maior visibilidade e preferência a crianças brancas, e como consequência de tal ação observamos muitos pré-adolescentes que estão apenas aguardando a maioridade. Logo, é urgente a adoção de um novo comportamento da sociedade.
Ademais, a escassez de conscientização aumenta consideravelmente os desafios para a cultura de adoção no Brasil. Tendo em vista essa situação, há presente na Constituição Federal que é dever do Estado garantir o bem-estar da população, porém a falta de mobilização para o caso gera consequências econômicas a longo prazo, como por exemplo a grande quantidade de crianças em situações precárias nas ruas e lares sem recursos suficientes. Sendo assim, se faz útil meios para redução dos impactos da falta de conscientização.
Portanto, devidas ações necessitam ser providenciadas, o Governo Federal deve implantar campanhas educativas e chamativas em órgãos públicos e privados de modo em que contenha os benefícios da adoção para maior mobilização e quebra do preconceito infantil. Assim, por meio da divulgação atingir o objetivo de aumento da cultura de adoção no Brasil.
Os desafios para promoção da cultura de adoção no Brasil
Compartilhar
Julia Fernandes
Oii. Correção:
Redação MUITO bem escrita, texto bem estruturado e segue o padrão enem.
Alguns desvios:
D1: “à crianças”, o correto seria “às crianças” ou “a crianças”.
D2: em ” como por exemplo”, deve estar separado por vírgulas: “como, por exemplo, a”.
Além disso, tente ampliar seu vocabulário: “grande quantidade” é uma expressão prolixa, tente abundância, em excesso, abundante, em larga escala, em maiores proporções, demasia.
Continue praticando, a redação muito boa e pode melhorar sempre!! abraços.