A constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro- assegura à todos os direitos sociais, sem quaisquer distinção de natureza, cor, etnia, religião e outros fatores determinante que caracterize atos de sentença. Entretanto, a intolerância sexual no país, tornou-se de pensamentos intolerável em atos infratores aos direitos social. Dessa forma, é necessário o debate acerca dos desafios para o combate a homofobia no Brasil.
Em primeiro lugar, vale salientar, a homofobia é caracterizada por atitudes expressas em ataques de violência tanto verbal quanto física, em vítimas por deterem-se de opções sexual distinta ao padrão de senso comum, heterossexual. Segundo, dados disposto pela comunidade gay da Bahia, em 2018, houve 343 assassinatos registrados, composto por indivíduos gays, lésbicas e travestis. Além disso, o relatório apresenta, em pesquisa, a cada 25 horas uma pessoa é vitima de homofobia seguido de morte.
Ademais, é de suma importância citar, a sigla LGBTQ+ representa um movimento social, composto por lésbicas, gays, bissexuais, travesti, Queen e mais- em defesa da aceitação social. Em 2019, a escola estadual Doutor Miguel Guedes Nogueira, no interior de Alagoas, foi palco para protesto em defesa da comunidade LGBTQ+, tal episódio foi marcado por cartazes escritos ”Homofobia tem cura: Educação e Criminalização”, mediante a atos de discriminação e agressão executados no ambiente escolar.
Portanto, os desafios para o combate a homofobia no Brasil são sessão de fatores composto por intolerância sexual. Para tanto, é necessário a projeção de iniciativa cultural de inclusão social da comunidade composta do movimento social LGBTQ+ e a defesa em promoção ao exercício dos seus livres direito. Assim, torna-se dever do Ministério da Defesa promover em âmbito de todos os ministério a legitimidade de inclusão em todos os meios social e a criminalização de atos homofóbicos.
BraumElTigre
C1: 160 C2: 200 C3: 120 C4: 180 C5: 160
Ainda obteve alguns erros na competência 1, gostei do seu repertório, mas faltou destacar mais o seu ponto de vista.
A sua conclusão não está completa, faltou indicar com clareza os elementos para a sua proposta de intervenção.
Da sua introdução até o D1 está muito bom, mas faltou mais organização no D2, coloque na sua introdução uma causa e consequência para vc n se perder nos desenvolvimentos, assim fica mais fácil para n deixar tudo embaraçado.
Viemilly
De fato, ficou muito boa, e o tema é bem sugestivo.
Colocou embasamento forte na introdução, seu primeiro desenvolvimento ficou muito bom mas quando cheguei no segundo desenvolvimento acabei me perdendo, não achei o argumento e senti uma escapada no tema central, uma dica é usar argumentos gradativos, primeiro o mais fraco e em seguida o mais forte, não houve essa gradatividade e se for prestar o vestibular ele adoram essa gradatividade.
A conclusão a mesma coisa, eu achei que ela não ficou a altura do seu texto que por sinal está muito bom e de bom poderia ser excelente.
Boa sorte!
Lucasm
Aqui vai minha humilde avaliação sendo um aluno.
Introdução: Falta de coesão (principalmente a concordância em numeral). Depois do último ponto você começou a dar uma solução para o problema, na introdução apenas fazemos uma proposta do que será argumentado adiante. (Cuidado!)
Desenvolvimento: Aqui você deve argumentar e defender suas teses, em todos os parágrafos você foi expositivo demais. Exemplo: citei um dado estatístico, agora vou dar um exemplo prático sobre isso e apresentar meu ponto de vista. Lembrando que A REDAÇÃO DO ENEM TEM QUE SER ARGUMENTATIVA se não perde ponto na competência 2.
Conclusão: como todo o seu texto, de certa forma aqui também está correto. Aliás encontrei outra falta de coerência por numeral. Voltando, você precisaria propor uma solução para o problema que você apresentou e argumentou anteriormente, atribuindo o dever para algum órgão (quem, o que, como, para que).
Falta melhorar!
C1; 100
C2: 100
C3: 140
C4: 100
C5: 160
Gabriela_Lima_de_Jesus
Caramba… Que redação hein, meus parabéns, muito bem elaborada e muito bem explicada, eu não sei nem o que falar kkkkk. Nossa, ficou muito bom, continue treinando com temas variados, pra não perder a prática. Meu Deus, perfeita sua redação, parabéns!
Se fosse uma corretora do Enem, lhe daria nota 1000 com toda certeza!