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Os desafios para inclusão de pessoas com autismo no Brasil

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A série ‘’The Good Doctor’’ retrata as dificuldades enfrentadas por um jovem medico com autismo que passa por diversos momentos de preconceito durante sua vida. Além de ainda precisar provar sua capacidade a seus colegas. De maneira análoga ao seriado, observa-se um grande impasse na inclusão social de autistas no Brasil. Diante disso, pode-se analisar como agentes decisivos para tal situação: a desinformação e a falta de qualificação adequada dos profissionais da educação.

 

Em primeira análise, evidencia-se, que a falta de informação constitui um dos principais entraves para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Apesar dos estudos e avanços científicos, ainda há muito do que se descobrir sobre o autismo, por exemplo, a sua causa ainda é desconhecida. Ademais, pouco se fala sobre o assunto no meio midiático, além de que é possível encontrar também noticiais falsa. Pode-se citar como exemplo, a publicação de um médico na revista ‘’Lancet’’ em 1998, onde ele diz que crianças teriam desenvolvidos comportamentos autistas após uma vacinação. Essa afirmação foi negada anos depois pelo Instituto de Medicina dos EUA. Em vista dos fatos apresentados, tudo que é desconhecido causa medo, e como consequência, isso alimenta o preconceito e a dificuldade da inclusão social.

 

Em segunda análise, é imperativo pontuar que a inclusão de autistas é lei. A medida faz com que os autistas passem a ser considerados oficialmente pessoas com deficiência, tendo direito a todas as políticas de inclusão do país, inclusive a educação. Porém, a falta de capacidade técnica do corpo docente nas escolas é um dos entraves para a educação e socialização das crianças autistas. Normalmente, essas crianças são acompanhadas por um orientador terapêutico na sala de aula, entretanto, não se deve promover essa substituição. Quando se entende que um profissional desse é necessário na escola, o trabalho deve ser complementar, sem que isso diminua a responsabilidade do professor. Nesse sentido, é importante que o professor compreenda que o aluno autista processa as informações de maneira diferente, pode ser mais sensível ao barulho e etc. Cada uma dessas especificidades exige adaptações para ambos.

 

Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam ser tomadas para a inclusão de autistas no corpo social. Posto isso, é necessário que o Ministério da Educação promova campanhas para informar melhor a população sobre esse transtorno, e deve, também, alia-se à mídias de grande acesso para que sejam divulgadas informações verídicas sobre o assunto. Cabe também, aos cidadãos terem um olhar crítico antes de acreditar e sobretudo antes de passar informações para frente, a fim de minimizar o preconceito existente. Além disso, é preciso que o Estado, por meio do Ministério da Educação proporcione mecanismos de qualificação dos profissionais de educação, com treinamentos, palestras e orientações sobre como proceder com alunos com esse transtorno, para que, assim, eles possam se desenvolver e viver em sociedade. Dessa maneira, o que é enfrentado pelo médico de ‘’The Good Doctor’’, deixe de ser uma realidade na sociedade.

 

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6 Correções

  1. Oii❤️❤️ Gostei da sua redação. Você deixou seu ponto de vista e seus argumentos muito claros na introdução. No entanto, eu gostaria de pontuar que seria mais interessante você usar mais conectivos ao longo do seu desenvolvimento para que os períodos conversem mais uns com os outros.
    Observe que na introdução e na conclusão vc usou mais esses conectivos e no desenvolvimento nem tanto.

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  2. Foi uma boa redação, você deixou bem explicito o tema e não ficou dando voltas sobre ele, você foi bem direto ao assunto, mas como os nossos amigos disseram que alguns termos deveriam ser trocados para trazer uma linguagem melhor a redação, outra questão seria o excesso de linhas puladas, temos que tratar as redações online como se fosse na hora do Enem ou vestibular, se você pula essa quantidade de linhas é um espaço que se perde para trazer conteúdo. ..

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  3. Olá, gostei muito da sua redação. Sua introdução está boa, só que eu não recomendaria você utilizar o “além de ainda”, eu mudaria para “além de”, pois o além e o ainda transmitem a mesma ideia. Além disso, recomendo que deixe de utilizar o “etc”, pois empobrece o seu texto, você pode substituir por “entre outros”.

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  4. Olá, gostei bastante da redação. Você não fugiu do tema e o texto está bem estruturado. O que me deixou um pouco intrigada foi apenas o fato de você ter pulado linha para o outro parágrafo, achei que deixou o texto um pouco cansativo…
    Ainda não sei fazer correções profundas, usei somente meu mínimo conhecimento escolar.

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  5. Bom na minha perspectiva notei que há no texto alguns erros de gramática como acentos, no primeiro parágrafo é interessante você já abordar os seus dois argumentos que você apenas retomaria no 2º e 3º parágrafo. Mas em geral o seu texto ficou recheado de informações relevantes e isso é muito bom, você de fato conseguiu explorar várias áreas diferentes nos seus argumentos… eu não sou formada e nem entendo tudo do assunto mais creio que o seu texto teria uma pontuação de mais ou menos 780

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  6. Olá, não sei pontuar redações, portanto apenas direi o que percebi. Texto bem estruturado com a citação de uma série para mostrar a situação de como os autistas se encontram, uma outra coisa percebi e aconselho você a mudar é a questão do uso do “etc” eu li informações e vi que ele empobrece o texto, assim e melhor a utilização de “entre outros” . Ademais não deixou de ser um texto bom e coeso que apresenta boas ideias.
    PARABÉNS 👏

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