É perceptível que nos últimos anos o Brasil passou por diversas metamorfoses no âmbito ambiental, seja pelo aumento da extensão da área urbana ou o constante aumento da temperatura em todo o território nacional. Em seguimento dessas transformações, ficam evidentes os desafios para a implementação de um desenvolvimento sustentável no país por consequência da exploração das grandes empresas em solo brasileiro, o que, por sua vez, ocasiona o esgotamento dos recursos naturais para as próximas gerações.
Dessa forma, o aproveitamento abusivo do patrimônio ambiental por parte de grandes corporações instaladas no Brasil é um dos principais obstáculos para o alcance do desenvolvimento sustentável no país. Por exemplo, a Vale, importante multinacional e mineradora brasileira, conseguiu, em um intervalo de apenas três anos, ser responsável por desastres ambientais envolvendo o alastramento de dejetos de metais pesados nas localidades de Mariana e Brumadinho, respectivamente. O fato, no que lhe concerne, demonstra a imensidão do poder que grandes empresas carregam consigo em terras brasileiras, haja vista a impunidade visível que caiu sobre a Vale em 2015 e 2019.
Seguramente, a exploração em grande quantidade dos recursos naturais, gera, por conseguinte, o esgotamento destes mesmos para as gerações futuras. À contexto de exemplificação, é possível acompanhar, no longa-metragem intitulado Wall-E, produzido pela Disney, o planeta Terra é retratado em um futuro distópico, em que verifica-se a extinção quase integral de seres vivos, onde conta-se apenas com a existência de um robô que faz o armazenamento do lixo restante do lugar em que vive. Em uma associação com a atual realidade brasileira, é possível afirmar que se o sistema de produção e consumo contemporâneo continuar com o mesmo padrão de voracidade, é provável que durante os próximos anos a vida terrestre se extingua, assim como ocorreu na animação.
Portanto, faz-se necessária a utilização de medidas que visam a resolução da problemática. Em primeiro lugar, é imprescindível que o Governo Federal destine maior número de recursos para órgãos governamentais como o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, para que estes possam designar suas ações para o aumento da fiscalização de empresas que se apropriam de recursos naturais. Além disso, é fundamental que volte a ser deliberado no Congresso Nacional as leis que dizem respeito ao meio ambiente, afim de derrubar possíveis brechas na legislação, tornar a mesma mais rígida, e, dessa forma, garantir para os próximos anos os recursos ambientais brasileiros, cuja existência é fundamental para a manutenção da vida no país.
amelo
Olá, tudo bem?
Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
INTRODUÇÃO:
— No geral, sua introdução está excelente. No entanto, sempre há maneiras de aumentar ainda mais o potencial da sua escrita, segue algumas sugestões:
1. A delimitação do espaço na qual a problemática existe já ficou evidente desde: “É perceptível que nos últimos anos o Brasil “, portanto não é necessário repetir-la, exageradamente, na introdução.
-Observe: “É perceptível que nos últimos anos o Brasil passou por diversas metamorfoses no âmbito ambiental, seja pelo aumento da extensão da área urbana ou o constante aumento da temperatura em *todo o território nacional* (já sabíamos que se tratava do Brasil).
2.Cuidado com o excesso de informações na introdução, ela serve para “introduzir”, ou seja, não se pode expor excessivamente ou explicar seus argumentos nela.
-Observe: Em seguimento dessas transformações, ficam evidentes os desafios para a implementação de um desenvolvimento sustentável no país *por consequência da exploração das grandes empresas em solo brasileiro, o que, por sua vez, ocasiona o esgotamento dos recursos naturais para as próximas gerações.*(esse fragmento pode ser retirado e explorado no desenvolvimento, lugar que permite aprofundamento das consequências ).
-Note que você está explicando e isso acaba fugindo do objetivo da introdução.
.
DESENVOLVIMENTO 1:
–Observe: Dessa forma, o *aproveitamento abusivo* (note que aproveitar é um verbo que induz a compreensão de algo que é positivo (ex. Elas aproveitaram a festa), e abusar indica algo de sentido negativo (ex. Ele abusou da hospitalidade), portanto, seu texto fica confuso quando você usa palavras com esse tipo de oposição, percebe?)
—“Dessa forma” é uma conjunção conclusiva, não é muito interessante como primeira palavra no desenvolvimento 1, uma vez que ele é literalmente o início da sua argumentação.
— Ademais, sua citação sobre a empresa Vale, seguida da contestação e argumentos está incrível, parabéns!!
DESENVOLVIMENTO 2:
— Acredito que “Seguramente” deveria ser “Segundamente”, deveria?
— ATENÇÃO: “mesmo/mesmos” nunca deve ser usado para retomar, certinho? Quando você usa “deste”(que aliás, o correto, nesse caso é: desse) você já está retomando os “recursos naturais”.
— Sua referência ao WALL-E denota autenticidade, no entanto, procure estudar conjunções que correlacionam eficientemente seu argumento a ela.
CONCLUSÃO:
—> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo. No entanto, apesar de elaborar duas propostas, nenhuma delas está completa.
Dica: LEMBRAR DOS 4 ELEMENTOS:
1. AGENTE (QUEM?)
2. AÇÃO (O QUE?)
3. MODO(COMO?)
4. FINALIDADE (PARA QUÊ?)
—-> use verbos no imperativo.
SUGESTÃO DE REESCRITA:
É perceptível que nos últimos anos o Brasil passou por diversas metamorfoses no âmbito ambiental. Em seguimento dessas transformações, ficam evidentes os desafios para a implementação de um desenvolvimento sustentável no país, seja em consequência da exploração das grandes empresas, ou pelo esgotamento dos recursos naturais para as próximas gerações.
Precipuamente (ou primeiramente, você decide!), a exploração, seguida da impunidade, do patrimônio ambiental por parte de grandes corporações instaladas no Brasil estão entre os principais obstáculos para o alcance do desenvolvimento sustentável. Por exemplo, a Vale, importante multinacional e mineradora brasileira, conseguiu, em um intervalo de três anos, ser responsável por desastres ambientais envolvendo o alastramento de dejetos de metais pesados nas localidades de Mariana e Brumadinho, respectivamente. Nesse contexto, evidencia-se a imensidão do impacto ambiental gerado pela exploração de recursos nas terras brasileiras, além disso, vale ressaltar a impunidade da empresa, quanto tudo aconteceu, nos anos 2015 e 2019.
Segundamente, no longa-metragem intitulado Wall-E, produzido pela Disney, o planeta Terra é retratado em um futuro distópico, em que verifica-se a extinção quase integral de seres vivos, habitado apenas por robô, que faz o armazenamento do lixo restante do lugar. Em uma associação com a atual realidade brasileira, é possível afirmar que se o sistema de produção e consumo contemporâneo continuar com o mesmo padrão de voracidade, é provável que durante os próximos anos a vida terrestre se extingua, devido o esgotamento dos recursos naturais, assim como ocorreu na animação.
Portanto, faz-se necessária a utilização de medidas que visam a resolução da problemática. Em primeiro lugar, é imprescindível que o Governo Federal destine capital para o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, estes devem designar pessoas especializadas para fiscalizar empresas no país, por meio de formulários e visitas técnicas, evitando que utilizem recursos naturais indevidamente. Dessa forma, os recursos ambientais brasileiros podem ser usados conscientemente, garantindo sua existência, fundamental para a manutenção da vida no país.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
:)
Luanamaria297
Sua redação está excelente,
a introdução está muito boa,
o desenvolvimento também está muito bom,
as alusões estão ótimas,
a proposta de intervenção também está ótima,
a finalização também está boa.
Ao meu ver que sou uma aluna como você ( eu acho) sua redação tem as cinco competências que o Enem cobra.
Gostei bastante da sua redação.
Boa sorte e bons estudos.
JoyceKarolyne_
A sua redação ficou excelente! muito boa de verdade.
a proposta, argumentos, alusões históricas, intervenção, enfim, tudo mesmo!
continue nesse mesmo ritmo de escrita, pois você pode escrever uma redação muito boa prestando algum vestibular, Enem e afins.
Boa sorte na sua vida acadêmica.
Beijos.