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Os Desafios para educação de surdos no Brasil

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  De acordo com o ativista Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Contudo, no contexto brasileiro, observa-se que essa ferramenta não é acessível a todos, haja vista os desafios para formação de surdos. Nesse sentido, é válido analisar que o descaso governamental e o preconceito são fatores que contribuem com a persistência desse imbróglio.

  É importante ressaltar, inicialmente, que as falhas no sistema de ensino público, gerenciados pelo governo, influenciam a má formação dos surdos. Segundo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos deveriam ser tratados da mesma forma. Todavia compreende-se que isso não ocorre na realidade, uma vez que são poucas as políticas públicas destinadas a implantação da educação de surdos, tais como o ensino de libras e a especialização dos profissionais dessa área. Por isso, é fundamental que haja a reformulação da postura estatal.

Outrossim, cabe destacar que os estigmas associados aos surdos dificultam o seu processo de aprendizagem. Isso porque, na ótica do sociólogo Zigmunt Bauman, a sociedade moderna é caracterizada pela ausência de empatia. Com base nisso, entende-se que o corpo social impoem que o surdo não é de aprender ou de inserir-se mercado de trabalho, tendo em vista que as pessoas não se informam ou procuram reconhecer as capacidades de um surdo. Logo, conclui-se que o comportamento social impede o pleno desenvolvimento de um deficiente auditivo.

Verifica-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar esse impasse. Para isso, urge ao MEC, órgão responsável pelo setor educacional, promover um plano nacional que vise atender as necessidades educacionais dos surdos, por meio de curso especializatórios aos professores e em parceria com os estados. Ademais, a comunidade escolar deve desenvolver atividades com pais e alunos, através de palestras e debates, no intuito de desmitificar o preconceito aos surdos. Desse modo, a “arma mais poderosa do mundo” poderia ser acessível a todos.

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4 Correções

  1. Oi, boa tarde.
    Gostei muito do tema, atual e realmente deve ser discutido.
    Suas citações deveriam ser melhor explicadas e inseridas no contexto da sua dissertação. Temos alguns errinhos de concordância e gramática, mas que são facilmente resolvidos.
    Acredito que sua proposta de intervenção está um pouco vaga, foi explicada de uma maneira muito simples; ela não demostra a intenção de convencer um órgão público à discutir a intervenção sugerida por você.
    De resto seu texto está muito bom.
    Boa sorte e continue assim :)

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  2. COMPETÊNCIA I – 120 pontos

    O manual do corretor do INEP diz que, quando uma redação tem uma boa estrutura sintática, e apresenta alguns desvios, ela deve ser avaliada no nível 3 da competência I, ou seja, deve ter 120 pontos nela. Esse foi o caso da sua redação.

    Falhas na estrutura sintática:

    “haja vista os desafios para formação de surdos”. Aqui temos um problema de elipse, caracterizado pela ausência de palavras. Para perceber melhor isso, troque “haja vista” por “pois”: “pois os desafios para formação de surdos”. Ficou estranho, não ficou? Isso ocorre porque você omitiu palavras no trecho. Sugiro reescrevê-lo dessa forma: “haja vista QUE HÁ desafios para formação de surdos”.

    “o surdo não é de aprender ou de inserir-se mercado de trabalho”. Outro problema de elipse. No trecho, você deveria ter colocado a palavra CAPAZ após “não é”. Então, você omitiu uma palavra, o que prejudica o significado da oração.

    Desvios:

    “que as falhas no sistema de ensino público, gerenciados pelo governo”. Desvio de concordância. O sistema público é GERENCIADO pelo governo, e não gerenciados.

    “Todavia compreende-se que isso não ocorre na realidade”. Desvio de pontuação. Após o conectivo (Todavia) deve ter uma vírgula.

    “o corpo social impoem”. Aqui há um desvio tanto de acentuação, quanto de concordância. A forma correta de escrever “impoem” é “impõem”, com acento no “o”. Além disso, “impõem” se refere ao plural, e não ao singular, caracterizando um desvio de concordância, uma vez que “o corpo social” está no singular.

    “curso especializatórios”. Desvio de concordância e ortografia. “Curso” deveria estar no plural, “cursos”. A palavra “especializatórios” não existe, sendo mais correto utilizar, nesse caso, “cursos DE ESPECIALIZAÇÃO”.

    Competência II – 160 pontos

    Você apresentou repertórios legitimados, ou seja, são repertório válidos e relacionados ao tema. No entanto, você não fez um uso produtivo deles. Por quê? No segundo parágrafo, por exemplo, você cita São Tomás de Aquino, mas não relaciona a tese dele com o problema da ineficácia governamental. Já no terceiro, você cita Bauman, mas depois não relaciona esse repertório com o que discutido posteriormente.

    Competência III – 200 pontos

    Você apresentou um projeto de texto bom, com alguns desvios, o que caracteriza nota máxima na competência III.

    Competência IV – 200 pontos

    Você apresentou uso de conectivos entre frases e entre parágrafos, tendo, portanto, nota máxima no competência IV. Contudo, tome cuidado com repetições, pois você repetiu muito a palavra “surdos” podendo trocá-la, por exemplo, por “deficientes auditivos”.

    Competência V – 160 pontos

    Você apresentou duas propostas de intervenção. Porém, nenhuma das duas tem os cinco elementos necessários para atingir nota máxima.

    Primeira proposta:

    “Para isso, urge ao MEC (agente), órgão responsável pelo setor educacional (detalhamento explicativo), promover um plano nacional que vise atender as necessidades educacionais dos surdos (ação), por meio de curso especializatórios aos professores e em parceria com os estados (meio/modo)”.

    Não apresentou finalidade.

    “Ademais, a comunidade escolar (agente) deve desenvolver atividades com pais e alunos (ação), através de palestras e debates (meio/modo) no intuito de desmitificar o preconceito aos surdos (finalidade)”

    Sem detalhamento.

    NOTA TOTAL: 840

    Você escreve muito bem, gostei muito da sua redação. Apenas se atente a alguns erros para melhorar sua escrita e chegar na nota 1000. Bons estudos e boa jornada!

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  3. Oii
    Gostei muito do tema, é bem importante, o texto ficou bem organizado, mas cuidado com essas citações, elas precisam ser bem colocadas e precisam ter coesão com o que se trata, e também alguns errinhos de gramática, mas fora isso esta ótima, gostei bastante do 3° parágrafo, desenvolveu bem o tema, continue estudando e praticando.

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  4. (1ºParágrafo) – Achei muito bom de forma geral, introduziu com uma fala de autoridade e conseguiu direcionar para os desafios específicos que você quer abordar no desenvolvimento.

    (2ºParágrafo) – Achei um bom desenvolvimento, com uma ideia bem desenvolvida e completa para o tópico, só cuidar com a repetição de palavras, e se necessário repetir, tentar manter uma distância considerável entre elas.

    (3ºParágrafo) – Tem um tema super válido e importante, mas gostaria que o trecho “entende-se que o corpo social impoem que o surdo não é de aprender ou de inserir-se mercado de trabalho,” fosse melhor desenvolvido, consertando a concordância do verbo impor e tentando melhorar a fluidez. Tirando isso, só ter cuidado novamente com a repetição de termos.

    (4ºParágrafo) – É perceptível que você desenvolve um pouco das iniciativas de intervenção em cada parágrafo, e na conclusão em si retoma, fazendo o fechamento de tudo, considero uma boa tática. Só tenho alguns pontinhos a destacar:
    * Eu não sei se “Urge ao MEC” seria o mais adequado, acho que outro termo daria uma sequência mais fluida, porém de fato não sei afirmar;
    * Ao invés de “cursos especializatórios aos professores”, o correto seria cursos especializados para professores;
    * O termo preconceito rege complemento iniciado pela preposição contra, então seria preconceito contra algo.

    Contudo, achei uma boa redação, espero ter ajudado, a intenção é real te ajudar a melhorar e não ficar só apontando. Também acho válido você tentar se aventurar por outras bases de argumentos, como dados e alusões, fazer conexões com alguma obra, se tiver algum erro ou equivoco também me desculpa, tô voltando a ler e escrever redações aos poucos.

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