Os desafios para combater o tegismo

  • 1

De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil prevê em seu artigo 6°,o direito a saúde.Entretanto o combate ao tabagismo não vem sendo eficaz,desse modo dificultando a universalização desse direito social tão importante.

Em uma primeira análise deve-se ressaltar à ausência de medidas governamentais para o combate ao tabagismo,nesse sentido vale mencionar a falta de informação sobre o risco do tabaco para a saúde,como o câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação do “Contrato Social”,ja que o estado não cumpre sua função de garantir aos cidadãos desfrutem de um direito tao indispensável.

É importante mencionar que o mercado do tabaco e muito lucrativo,desse modo deixando o cobate ao tabagismo muito difícil,um exemplo muito bom e a propaganda da marca de cigarros marbolro chamade de “Cowboy da Marbolro”que na decada de 70 direcionava principalmente para as mulheres,que depois da segunda guerra,onde começaram  á abragir liberdade e o impoderamento feminino.

Depende-se portanto a nessecidade do combate ao tabagismo,para isso e indispensável que o governo por meio do uso da tecnologia e da internet faça como o que á informação dos prejuizos do tabaco,chegue com mais veemência,para a população,e com isso aconteça mais palestras escolares sobre esse risco que pode ser para a saúde.Assim se consiliderá uma cidade melhor segundo o filósofo Jonh Locke.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Paulo! Gostaria de avaliar sua redação a partir das cinco competências da redação Enem (acredito q sua redação seja modelo Enem, visto q há proposta de intervenção rs).
    C.1 – “De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil(ausência de vírgula) prevê(troque por “está previsto”; coloque uma vírgula tbm) em seu artigo 6°,o direito a(ausência de crase – “à”) saúde.Entretanto(ausência de vírgula) o combate ao tabagismo não vem sendo eficaz,desse modo dificultando a universalização desse direito social tão importante.

    Em uma primeira análise(ausência de vírgula) deve-se ressaltar à(crase indevida; coloque somente o “a”) ausência de medidas governamentais para o combate ao tabagismo,(pontuação indevida; coloque pinto final (.)) nesse(ao iniciar depois de ponto final, não esqueça da letra maiúscula) sentido(ausência de vírgula) vale mencionar a falta de informação sobre o risco do tabaco para a saúde,como o câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.Essa conjuntura(ausência de vírgula) segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação do “Contrato Social”,ja(ausência de acento; “já”) que o estado(deve ser escrito com “e” maiúsculo – “Estado”) não cumpre sua função de garantir aos cidadãos desfrutem(é um complemento, e não é verbo de “cidadãos; troque por “desfrutar”) de um direito tao(ausência de acento; “tão”) indispensável.

    É importante mencionar que o mercado do tabaco e(falta de acento; “é”) muito lucrativo,desse modo deixando o cobate(erro de ortografia; “combate”) ao tabagismo muito difícil,(pontuação indevida; troque por ponto final) um exemplo muito bom e(é) a propaganda da marca de cigarros marbolro(ausência de vírgula) chamade(erro de ortografia; “chamada”) de “Cowboy da Marbolro”(ausência de vírgula) que na decada(ausência de acento; “década”) de 70 direcionava principalmente para as mulheres,que depois da segunda guerra,onde(não use o advérbio de lugar “onde” a não ser q represente algum local físico) começaram á(acento indevido; “a”) abragir liberdade e o impoderamento feminino.

    Depende-se(acredito eu q seja “depreende-se”);(ausência de vírgula) portanto(ausência de vírgula) a nessecidade do combate ao tabagismo,(pontuação indevida; use ponto final)para isso(ausência de vírgula) e(ausência de acento; “é”) indispensável que o governo(ausência de vírgula) por meio do uso da tecnologia e da internet(ausência de vírgula) faça como o que(acredito eu q seja melhor “com que” á(acento indevido; “a”) informação dos prejuizos do tabaco,(NUNCA separe verbo e sujeito por vírgula) chegue com mais veemência,(uso indevido de vírgula) para a população,e com isso aconteça mais palestras escolares sobre esse risco que pode ser para a saúde.Assim se consiliderá(erro ortográfico; “consolidará”) uma cidade melhor segundo o filósofo Jonh Locke.”
    Portanto, 80.
    C.2 – 200. Apresentou ótimas ideias relacionadas ao tema, assim como aparenta um rico repertório sócio cultural (como a citação de Locke e o exemplo da propaganda da Malboro). Tbm construiu o texto nós padrões do dissertativo argumentativo.
    C.3 – 140. Apesar de boas as ideias, faltou a coerência entre elas. Primeiramente, a contextualização nn ficou bem relacionada com sua ideia(tese). Como eu já disse, suas ideias estavam boas, só que no 2 desenvolvimento, ao usar o exemplo da propaganda da Malboro e mostrar q os cigarros dariam empoderamento às mulheres, faltou vc concluir o texto fazer a relação com o Estado em não “se importar” com a saúde do povo. Ademais, na proposta, ficou incoerente a questão do governo usar tecnologias e assim a escola fazer mais palestras.
    C.4 – 160. A constante falta e erro de pontuação prejudicou a plena coesão de seu texto.
    C.5 – 160. Quase concluiu todos os quesitos da proposta ( que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO, o FIM da ação e o detalhamento). Presenciei a ausência do fim da ação, como tbm de um maior detalhamento.
    Soma total: 740.
    Enfim, espero ter ajudado vc a melhor presenciar seus erros! Gostaria de dizer q não é pra vc levar tão sério minha nota, pelo fato de eu nn ser um corretor PRO kk. Mesmo assim, serve como base, pois é uma nota aproximada, pra vc.
    Oq eu te indico é q leia BASTANTES redações exemplares (nota mil), como tbm treine muito. Ainda há um bom tempo até o Enem, logo, se empenhe q assim vc conquistará um ótima redação! ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.