A série “Peaky Blinders”, ambientalizada na Inglaterra do século XX, narra a estória de uma família de gângsteres. No decorrer de toda trama, os personagens aparecem constantemente consumindo tabaco, evidenciando um vício por cigarros. De maneira análoga à série, o tabagismo ainda é um impasse vivido por muitos brasileiros no hodierno. Tal realidade se deve, majoritariamente, à influência midiática imposta sobre a sociedade e o desconhecimento do corpo social sobre os malefícios do cigarro.
Sob esse viés, é lícito postular as influências que as mídias desencadeiam sobre a sociedade como impulsionadoras desse revés. Nessa perspectiva, o pensamento do filósofo francês Pierre Bourdieu, o qual afirma que o indivíduo tende a incorporar pensamentos e hábitos, alude-se a essa afirmação, uma vez que os veículos midiáticos de uma sociedade estão diretamente ligados à formação social. Nesse sentido, o consumo de cigarro é, muitas vezes, incentivado pelas mídias, por meio da televisão, cinema, etc. Logo, a população, motivada pela mídia, acaba fazendo uso de tabaco, legitimando a teoria de Bourdieu.
Outrossim, é imperativo pontuar o desconhecimento social acerca dos malefícios da prática do fumo como agravante da problemática supracitada. Nessa lógica, conforme estudos químicos, a combustão do tabaco gera cerca de 2000 compostos químicos, como hidrocarbonetos, substâncias tóxicas e cancerígenas presentes na fumaça do cigarro. Diante disso, é perceptível que muitas pessoas desconhecem os prejuízos causados pelo tabaco e as advertências presentes nas embalagens de cigarro não são suficientes para conscientizar a comunidade brasileira.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar o combate ao tabagismo no Brasil. Sendo assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério da Saúde, órgão responsável pela proteção e recuperação da saúde da população, aliado a mídia brasileira, invista em superproduções televisivas que abordem os malefícios causados pelo consumo de cigarros. Essa ação poderia ser realizada por meio da destinação de verbas para incentivar os grandes meios de comunicação a produzirem esse tipo de conteúdo à população, de modo a desconstruir o hábito do brasileiro em consumir tabaco e de fato mostrar as verdadeiras consequências do cigarro. Dessa forma, espera-se que os cidadãos brasileiros não consumam cigarro assim como os personagens da série “Peaky Blinders”.
Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Desde já, muito obrigada!!!
Guilherme2@
Competência 1 – Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 200
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista: 180
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
Competência 5 – Proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade: 200
É uma boa redação, a escritora soube interpretar bem o tema e usar os repertórios, e contextualizá-los. Além disso, arrasou na Competência 1, não cometeu nenhum erro gramatical. Parabéns.
Ribas
Competência 1- 200
Competência 2- 200
Competência 3- 180
Competência 4- 160
Competência 5- 180
Ótima redação, contextualize falando sobre o impacto da tecnologia no tabaco, pois cigarros eletrônicos e com sabores são manobras para atrair jovens sendo essa a problemática, logo, visando que a população viciada já está comprometida sendo sua alternativa uso de remédios com nicotina a fim de incentivar o abandono do cigarro. O Ministério da Saúde deve cessar essa manobra das indústrias tabagistas, proibindo cigarros com sabor e o eletrônico!!!. Veja a LEI Nº 13.541 que atua em SP, ela bem que poderia ser em todo o Brasil, correto?
Thaisz21
olá, boa tarde.
C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 200
C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200
C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 200
C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 200
-agente: ok
-ação: ok
-meio: ok
-detalhamento: ok
-finalidade: ok
-fechamento com a técnica texto circuito
parabéns pelo texto!! tá mt bom msm, a citação da série peaky blinders ficou perfeita. continue treinando q vc vai longe, bons estudos :)