A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a população brasileira tenha acesso aos direitos elementares, como a liberdade de escolha. No entanto, mesmo diante desse arcabouço normativo, os desafios para combater a intolerância LGBTQIA+ no Brasil demonstra limitação prática desse código legal, o que acaba por romper a harmonia social. Nesse sentido, é conspícuo como a mentalidade capitalista figura como origem dessa problemática. Assim, não só a influência da mídia, como também o sistema educacional falho aprofundam esse cenário calamitoso.
A influência midiática, desse modo, contribui, de forma culposa, para sintetizar uma sociedade preconceituosa no tocante à homossexualidade. Isso acontece porque, a mídia, em uma perspectiva mercadológica na atenção do telespectador, transforma o gay em alívio cômico nos produtos da indústria cultural, como novelas. A partir disso, ao estereotipar essa minoria, a gama midiática manipula o cidadão pueril que consome esses conteúdos, fazendo com que o estigma associado à comunidade LGBT, oriundo de apresentações escandalosas, continue vibrante no corpo social atual. Essa reflexão pode ser confirmada com a novela televisiva “Totalmente Demais”, na qual o personagem Max, por ser homossexual, é submetido a interpretações chamativas, dessa forma, servindo de fundo de humor na trama e, sem intensão, fomentando a intolerância social.
Ademais, é importante frisar que a falha educacional corrobora os desafios para combater a intolerância em frente ao movimento que tem as cores do arco-íris como símbolo. Essa situação surge da priorização de atividades conteudistas, com o foco na formação de mão de obra para integrar o mercado de trabalho e a secundarizarão de discursões sobre temas contemporâneos, como o respeito as diversidades. Como consequência desse viés preparativo, os alunos, em sua maioria, se tornam pessoas limitadas para entender a importância de respeitar aquilo que não é de sua cultura, por exemplo o casamento homossexual. Diante do exposto, o escritor Voltaire afirmou que “preconceito é opinião sem conhecimento”, de forma paralela à isso está a realidade do Brasil, uma vez que ações preconceituosas são advindas de uma educação frágil.
Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o quadro vigente. Para isso, urge que o Ministério das Comunicações crie, por intermeio de verbas estatais, campanhas nos veículos de comunicação em massa, com o fito de massificar e estimular os brasileiros a serem tolerantes e respeitosos com as diferentes escolhas de gênero. Outrossim, é responsabilidade do Ministério da Educação implementar uma matéria de atualidades na grande curricular estudantil, para que a experiência escolar dos alunos em todos os âmbitos seja plena. Quem sabe assim, a harmonia social e o livre arbítrio deixarão de ser apenas um texto constitucional e se aplicarão à realidade do país.
Rubens Reinaldo Alves
Você apresenta coerência nos argumentos utilizados, e além disso é notório a sua presença no texto defendendo um ponto de vista, além disso você apresenta as 5 competências da redação do enem, também notamos uma estrutura coerente (introdução, desenvolvimento 1e 2 e a conclusão) eu dou 920 de nota. Continue praticando ficou ótima!
Gabriel0101
Introdução e desenvolvimentos bon, gostei da estrutura e de como explana o que você pensa. Entretanto, a conclusão ficou incompleta, pela falta de detalhamento, você pode detalhar qualquer um dos elementos da conclusão, o mais fácil é o detalhamento do agente, por exemplo: O ministério das comunicações, órgão responsável pelas campanhas midiáticas oficiais do governo…
C1: 180
C2: 180
C3: 200
C4: 180
C5 : 160
nota.. 900
LuluRodrigues
Gostei bastante da introdução, o repertório foi bem utilizado e vc apresenta as teses.
Vc desenvolve bem os seus argumentos e isso é bom.
A conclusão apresenta os 5 elementos, mas gostaria de mais detalhes.
É interessante citar mais de 1 agentes porém não e obrigatório e é bom detalha-los
C1: 180
C2 180
C3 180
C4 180
C5 160
nota.. 880
hugo2007
Parabéns pela estruturação da dissertação! Chamo a atenção para a respectiva citação: “outrossim, é responsabilidade do Ministério da Educação implementar uma matéria de atualidades na grande curricular estudantil, para que a experiência escolar dos alunos em todos os âmbitos seja plena”, sendo que você não explanou sobre o que seria essa matéria de atualidades. É relevante que especifique, visto que sua temática é sobre a intolerância LGBTQIA+. Continue praticando!