Iniciante

Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

  • 1

O célebre texto “Cidadanias Mutiladas”, do geógrafo Milton Santos, discorre que a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade da comunidade. Todavia, o Brasil apresenta grandes desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais. Desse modo, urge a necessidade de combater essa problemática que, apresenta principalmente dois fatores que agravam: a negligência governamental e por ser um problema histórico na sociedade brasileira.
Sob esse viés, vale ressaltar que o Brasil retrocedeu nos últimos anos. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Ministério Público Federal, a região norte sozinha deteve cerca de 184 mil famílias com concentração de povos tradicionais, um grande número. Contudo, o Governo do Brasil negligenciou os cuidados com esses povos, inclusive com cortes no órgão fiscalizador, o IBAMA. O meio ambiente é afetado nessas áreas que residem, como por exemplo, o desmatamento e a mineração ilegal, que, pode ocasionar problemas na biodiversidade, como também, agravamento na saúde desses povos que residem em áreas próximas. Dessa forma, o Estado deve garantir a manutenção da coesão na comunidade.
Além disso, é notória que a falta de atenção com os povos tradicionais persiste por um grande tempo no Brasil. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, o fato social influencia na maneira de pensar e agir, dotado de coercitividade, exterioridade e generalidade. O pensamento do sociólogo se encaixa em relação ao problema histórico brasileiro, pois os indígenas, quilombolas e demais povos que pertence a esse grupo, são marcados por grande esquecimento na cronologia da história do país. Desde os primórdios do Brasil, os indígenas sofrem com o trabalho forçado e péssimas condições de sobrevivência, e que persiste contemporaneamente com o trabalho análogo a escravidão.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reverter esse cenário. O Estado, responsável pelo desenvolvimento de um país, deve reforçar os investimentos para superar esse desafio, por meio da criação de leis ambientais mais rígidas para assegurar a legislação. Apostando em investigações minuciosas para acabar com essa emblemática, mapeando possíveis organizações criminosas e julgando os responsáveis. Sendo assim, com tais implantações, o Brasil poderá trilhar caminhos (Acabou as linhas no quadro da redação no dia do ENEM)

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, esse tema foi bem difícil pois a probabilidade de tangenciar é grande, mas enfim.

    Você apresentou um desenvolvimento muito bom, porém você poderia ter apresentado sua tese de uma forma diferente, mas ainda sim está bom.

    No seu desenvolvimento 1 você precisa definir qual tese irá falar, isso só ficou claro no meio, deve ser falado no início, a sigla IBAMA você precisa escrever o significado dela por completo, de resto está tudo bom.

    No desenvolvimento 2 você apresentou a sua tese logo de início, fora isso está perfeito, apresentou repertório e argumentou bem sobre o que era preciso.

    Seu desenvolvimento está quase perfeito, você apresentou toda proposta de intervenção , porém não ficou muito claro qual é qual, foi preciso ler várias vezes para entender.

    Bom, não sou corretor porém de acordo com meu entendimento sobre as competências sua nota ficará entre 900 e 960

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160-200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.