Os Desafios para a Vacinação no Brasil.

  • 0

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular nos anos de 1904, no qual houve uma tentativa de vacinar a população em massa de uma maneira obrigatória e desinformada. Assim sendo, sabe-se que nos dias atuais a questão da necessidade devida de esclarecimentos, sobre tal vacina para a população, ainda é negligenciada pela inutilidade governamental. Tendo em vista dessa iminência, é oportuno analisar os desafios para a vacinação na sociedade brasileira hodierna.

Sob esse viés, é fulcral pontuar no que acarreta para a população como consequência da desinformação e a mídia como principal fator. É notório saber que a falta de campanhas de vacinação traz para o corpo social uma grande demanda de fatos mentirosos que fazem o povo acreditar na ineficácia da imunização, implementando ainda mais os discursos antivacina. Outrossim, é válido lembrar que o ponto crucial dessa problemática que cresce constantemente são as redes sociais, essas que são responsáveis por apresentar as “Fakes News ” e, também, a ineficiência ao combate do Governo Federal.

Outro fator existente, é a má distribuição de vacinas e o sistema nacional de vacinação que não é muito eficaz. De acordo com Artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado, e por isso, é preciso que decorra a melhorias de distribuição dessas imunizações nas regiões remotas com difícil acesso, considerando-se que existe muitos brasileiros que moram nesses lugares. Além disso, a esquematização nacional dessas vacinas tem a necessidade de ser mais elaborada, haja vista que a população ainda tem o cartão físico para vacinação, correndo o risco de perde-lo a qualquer momento.

Em virtude dos fatos mencionados, torna-se notório saber que a controversa precisa ser encerrada. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde promover mais campanhas publicitárias sobre a vacina para se certificar de que a sociedade fique bem informada. Ademais, é obrigação do Estado possibilitar a distribuição das vacinas nos lugares distante para que todos tenham a oportunidade de ser imunizado, além de que o Governo Federal proporcione a carteira de vacinação digitalizada e Banco de Dados Nacional online com registros dos cartões de vacina, de modo que facilite às pessoas terem acesso a quais imunizações precisa ou não tomar.

Compartilhar

4 Correções

  1. 01: Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – Pontuação: 120
    Olha, você possui um repertório de termos bem requintado, mas os usa de forma leviana. As palavras mais complexas são postas de qualquer jeito no meio do texto e isso dificulta a leitura.
    Além disso, tem vírgulas em excesso no texto, quase todas em lugares inadequados. E, por fim, existem incoerências gramaticais, onde deveria ser singular está plural.

    02: Compreender a proposta e desenvolver o tema – Pontuação – 120
    Você utiliza de várias pontos ao decorrer do texto, mas nenhum deles é bem trabalhado, são todos citados superficialmente, ou seja, tornam-se insuficientes como argumentos para a problemática.
    Sua referência foi muito boa, mas poderia ter sido retomada em algum outro ponto, por exemplo, no momento em que você cita as “Fakes News”, já que durante a revolta da vacina mentiras sobre os efeitos do procedimento que se estava implantando no RJ também prejudicaram o processo de vacinação.

    03: Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos – Pontuação: 80
    Como falei anteriormente, seu repertório foi muito diversificado, mas pouco trabalhado. E, partindo para o pessoal, no Enem, por exemplo, isso te prejudicaria bastante na nota final.

    04: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação – Pontuação: 120
    Também já falei anteriormente, seu vocabulário é bem diverso, mas infelizmente não no que se refere à conectivos. Li e reli várias palavras ao decorrer do texto as mesmas palavras, isso confunde o leitor em certos momentos.
    Minha dica é que você tente procurar uma lista de conectivos pra facilitar sua escrita, vai ajudar a deixa-la mais fluída.

    05: Elaboração da proposta de intervenção – Pontuação: 80
    Assim como o desenvolvimento da sua redação, a proposta de intervenção foi bem superficial. Você cita “Promover mais campanhas publicitárias…”, mas que tipo de campanhas? Cartazes? Propagandas audiovisuais? Voltadas para quais públicos?
    Trabalhe com os 5 pontos que formam a proposta de intervenção:
    – Ação (o que fazer)
    – Agente (quem vai fazer)
    – Modo (Como vai faze)
    – Efeito (para quê fazer?)
    – Detalhamento (Explicação de um dos anteriores) – Esse aqui é mais facilmente aplicado no efeito.

    Resumindo, você jogou muita informação em pouco espaço, então sua redação ficou poluída, ou seja, difícil de ler, compreender e pontuar.
    Minha dica é que da próxima vez você reduza as informações, foque nos principais, naqueles que você acha mais fácil de discutir. Assim, além de ser mais rápido para você, vai resultar em uma redação mais consistente, mais trabalhada.

    • 1
  2. Olá, sou estudante e estou aprendendo…………………………………………………………..Pelo que pude perceber sua redação está com uma ótima introdução, desenvolvimento e conclusão, bem argumentada…………………………………………………………….Gostei muito

    • 1
  3. Olá, boa noite!
    Sua redação está ótima! Com introdução, desenvolvimento e conclusão com ótima interpretação e com pontuação nos seus devidos lugares. Não sei para que tipo de redação você está fazendo, mas para a redação do ENEM e concursos tem que ter cuidado com a quantidade de linhas para não faltar. Fora isso sua redação está ótima.

    • 1
  4. Sua redação está muito bem argumentada e da para perceber que você tem uma noção do que deve falar em uma introdução, em um desenvolvimento e em uma conclusão.
    Continue praticando e tendo mais cuidado com as palavras muito complexas que você empregou no texto, as vezes elas ficam sem conceito e atrapalham a leitura.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.