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Os desafios para a redução dos acidentes de trânsito no Brasil

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O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo n° 1, enfatiza que “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos”. Sendo assim, é dever da população prezar por esse direito. Entretanto, o atual cenário contemporâneo mostra-se antagônico em relação a isso, uma vez que a própria população brasileira denota empecilhos e dificuldades para um trânsito mais seguro, seja pela imprudência desses ou pela falta de informações promovidas pelos órgãos cabíveis.

Primeiramente, é fulcral enfatizar que grande parcela das ocorrências dos acidentes automobilísticos decorre da falha humana, ou seja, os próprios motoristas são responsáveis pela ocorrência dos acidentes devido às imprudências cometidas por esses. A fim de deliberar essa situação foram implementadas leis no Brasil, como a Lei Seca – n° 11.705 – em 2008. Entretanto, essa lei apresenta grande ineficácia em regiões rodoviárias fora do âmbito de grandes centros urbanos e/ou metrópoles, uma vez que o policiamento nessas áreas é inexistente e/ou de difícil acesso.

Ademais, é importante frisar a frase “conhecimento é poder”, cujo autor é o filósofo inglês Thomas Hobbes, em virtude de que os órgãos responsáveis pela segurança no trânsito – como o Sistema Nacional de Trânsito – não agem de forma eficaz perante estes empecilhos, uma vez que não há a promoção adequada de propagandas na mídia e palestras em colégios e universidades, a fim de informar e alertar a população brasileira sobre aspectos que tornam o trânsito perigoso e propício a acidentes.

Desta forma, há a necessidade da intervenção da Polícia Rodoviária Federal, juntamente com o auxílio do Sistema Nacional de Trânsito, a fim de promover medidas para um melhor policiamento de áreas rodoviárias do Brasil onde, até então, eram inexistentes. Ademais, também é indispensável a atuação desses na disseminação de métodos para um trânsito mais seguro, que auxiliem a população leiga na obtenção de informações, seja pela mídia, setores municipais e estaduais, colégios e universidades, etc… Desta forma, visa-se a diminuição nas “dificuldades” das reduções de acidentes no trânsito brasileiro.

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5 Correções

  1. COMP. I GRAMÁTICA: 200. Não há falhas ortográficas.
    COMP. II ARGUMENTAÇÃO: 200. Há um desenvolvimento correto do tema, que é consistente, e a inserção de repertório sociocultural.
    COMP. III ESTRUTURA: 160. Os parágrafos estão interligados de maneira correta, mas a repetição de conjunções é um desconto nesse quesito.
    COMP. IV COESÃO. 160. Há a boa utilização de recursos coesivos, no entanto há a repetição de conjunções.
    COMP. V PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 200. Há uma proposta de intervenção excelente.
    NOTA FINAL: 920

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  2. Boa noite Gabriel, irei corrigir sua redação segundo a grade de correção do ENEM.
    COMP. I GRAMÁTICA: 200. Não há falhas ortográficas.
    COMP. II ARGUMENTAÇÃO: 200. Há um desenvolvimento correto do tema, que é consistente, e a inserção de repertório sociocultural.
    COMP. III ESTRUTURA: 160. Os parágrafos estão interligados de maneira correta, mas a repetição de conjunções é um desconto nesse quesito.
    COMP. IV COESÃO. 160. Há a boa utilização de recursos coesivos, no entanto há a repetição de conjunções.
    COMP. V PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 200. Há uma proposta de intervenção excelente.
    NOTA FINAL: 920
    Seu poder argumentativo é muito bom, somente há o desconto perante aos recursos coesivos.

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  3. Oiê, Gabriel. Como c tá? Sua redação tá muito boa: bons argumentos (você os diversifica e isso é bacana) e boa estrutura. Te aconselho a olhar questões de gramática, papéis da vírgula e evitar o “e/ou”, as aspas (que não em citações e tals) e a reticências. Abraços :)

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  4. O texto está bem elaborado, citando teses na introdução, argumentos de autoridade nos desenvolvimentos juntamente colocando os pontos individuais em cada final de argumento, a conclusão sendo bem específica no que deve ser feito, quem deve fazer e como fazer. No desenvolvimento 2 tem informações que poderia ser colocada na conclusão ao invés no argumento: ” o Sistema Nacional de Trânsito – não agem de forma eficaz perante estes empecilhos, uma vez que não há a promoção adequada de propagandas na mídia e palestras em colégios e universidades”, fazendo que assim sua proposta de intervenção ficasse mais “forte”. Nota: 700

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  5. INTRODUÇÃO:
    -Tem ótimo desenvolvimento citando o tema e suas teses, além de inserir uma área do conhecimento como argumento inicial.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    -Tem ótimo desenvolvimento citando área do conhecimento e relacionado-a com a tese.
    -Só atente com finalizar seu parágrafo com uma conclusão nem que seja opinativa (competência 3).
    DESENVOLVIMENTO 2:
    -Tem ótimo desenvolvimento citando área do conhecimento e relacionado-a com a tese.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
    -Cumpre na íntegra todos os preceitos da proposta, retomando o tema e realizando a solução das duas teses.
    EM SUMA:
    Você tem um bom poder de argumentação e bem aprofundado; consegue desenvolver o tema detalhadamente, porém, cuidado nas conclusões. Além disso, sua proposta de intervenção está excelente.
    CUIDADO: repetição de conectivos tiram ponto nas competências 3 e 4. Não teve diversificação de conectivos em seu texto, repetiu: “desta forma”, “entretanto” e “ademais”
    NOTA FINAL: entre 880-920.

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