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Os desafios para a redução dos acidentes de trânsito no Brasil (02)

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O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo n° 1, enfatiza que “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos…”. Sendo assim, é dever da população prezar por esse direito. Entretanto, o atual cenário contemporâneo mostra-se antagônico em relação a isso, dado que a própria população brasileira denota empecilhos e dificuldades para um trânsito mais seguro, seja pela imprudência desses ou pela falta de informações promovidas pelos órgãos cabíveis.

Primeiramente, é fulcral enfatizar que grande parcela das ocorrências dos acidentes automobilísticos decorre da falha humana, ou seja, os próprios motoristas são responsáveis pela ocorrência dos acidentes devido às imprudências cometidas por esses. A fim de deliberar essa situação foram implementadas leis no Brasil, como a Lei Seca – n° 11.705 – em 2008. Todavia, essa lei apresenta grande ineficácia em regiões rodoviárias fora do âmbito de grandes centros urbanos ou metropolitanos, visto que o policiamento nessas áreas é inexistente ou de difícil acesso, fazendo-se necessário a promoção de medidas que contornem essa situação.

Ademais, é importante frisar a frase “conhecimento é poder”, cujo autor é o filósofo inglês Francis Bacon, em virtude de que os órgãos responsáveis pela segurança no trânsito – como o Sistema Nacional de Trânsito – não agem de forma eficaz perante esses empecilhos, uma vez que não há uma divulgação adequada de propagandas na mídia e a realização de palestras em colégios e universidades com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre aspectos que tornem o trânsito um lugar mais seguro.

Desta forma, há a necessidade da intervenção da Polícia Rodoviária Federal, juntamente com o auxílio do Sistema Nacional de Trânsito, a fim de promover medidas para um melhor policiamento de áreas rodoviárias do Brasil onde, até então, eram inexistentes. Portanto, também é indispensável a atuação desses na disseminação de métodos para um trânsito mais seguro, que auxiliem a população leiga na obtenção de informações, seja pela mídia, setores municipais e estaduais, colégios e universidades, etc. Em suma, visa-se a diminuição nas dificuldades das reduções de acidentes no trânsito brasileiro por intermédio dessas medidas.

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2 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 180.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 180.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 180.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    Minha nota: 940.
    Parabéns!!

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  2. Oi Gabriel, tudo bem? Seu texto está muito bom! Você demonstra ótimo conhecimento da gramática (com pequenos desvios como uso- no caso desuso- da crase em “Portanto, também é indispensável a atuação”), apresenta um bom conhecimento do tema e repertório sociocultural com referências á citações, você poderia fazer analogia com dados estatísticos, exemplo quando você citou a ineficácia da Lei Seca em regiões mais afastadas do meio urbano. No geral seu texto está dentro do padrão dissertativo-argumentativo. Parabéns!!

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