Os desafios para a promoção da educação inclusiva no Brasil

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Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, é  no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Tal fala é comprovada ao se observar a realidade brasileira, onde a exclusão de pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar é refletida em sua sociedade, que se torna cada vez mais preconceituosa. Dessa forma, faz-se essencial a análise  dos desafios enfrentados para que haja uma efetiva inclusão dessas pessoas no contexto educacional.

Em primeiro plano, é válido ressaltar a inexperiência dos demais alunos ao conviverem com pessoas que possuem necessidades especiais. Esse fato é detalhadamente retratado no anime “a voz do silêncio”, o qual uma aluna com deficiência auditiva passa a estudar em um colégio onde os outros alunos, por não saberem como interagir com ela, acabam excluindo-a. Tal situação trata-se de uma realidade presente no Brasil, pois não há um preparo adequado para que haj o acolhimento e a devida inclusão de deficientes, então esses acabam por serem rejeitados pelos colegas, levando-os a procurar escolas especializadas.

Em segundo plano, é coerente a análise da falta de uma estrutura compatível com as limitações de tais indivíduos. A série “Glee” retrata claramente esse cenário com  o personagem Artie, que é cadeirante e tenta lidar a todo momento com a ausência de rampas em ponto s estratégicos , o que dificulta sua locomoção. Isso não se distancia da vivência de diversos deficientes físicos brasileiros, que não encontram o mínimo de acessibilidade na rua, tampouco em suas escolas.

Urge, pois. a fim de incluir de forma real as pessoas com necessidades especiais, que o Ministério da Educação atue, por meio da exigência da adaptação das estruturas escolares às urgências desses indivíduos, inserindo rampas, banheiros ajustados, corrimões em lugares específicos. Sendo assim, haverá a legítima inclusão educacional, e consequentemente social, das pessoas com algum tipo de deficiência, evidenciando a veracidade da fala de Immanuel Kant.

 

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3 Correções

  1. Olá, boa tarde! Antes de tudo, devo falar que não sou muito boa para corrigir redações, mas darei o meu melhor!
    Bom… Na sua introdução, logo de cara eu fiquei meio confusa com a citação do Immanuel Kant, pois creio que seja uma frase dele (citação direta) e não uma citação indireta (transcrição não literal das palavras do autor). Então, se for uma citação direta, ela tem que estar entre aspas, do contrário, pode ser considerado plágio. Além disso, percebi que você contextualizou o leitor com essa frase e incluiu ela no tema da redação de uma forma bem sucinta e objetiva, e apresentou sua tese a partir disso, porém, você não apresentou seus argumentos, eu não faço a menor ideia do que você iria defender na sua D1 e D2.
    Já na sua D1, você vem utilizando um ótimo repertório sociocultural, logo depois tu vem associando com o tema e você argumenta o fato de a crianças não saberem lidar com pessoas especiais. Parabéns, você fez uma ótima D1!
    Logo depois, você traz um outro repertório sociocultural muito bom, bem sucinto para exemplificar e de forma objetiva. Porém, você nesse parágrafo acaba repetindo algumas palavras, mas é pouca coisa, nada muito exorbitante. Então, parabéns, você fez uma ótima D2!
    Uma coisa que eu amei, foi que você iniciou sua introdução, a D1 e a D2 com tópicos frasais e isso é uma ótima forma de mostrar para seu corretor que você articula bem seu texto. Ou seja, sempre faça-os, e coloque-os em todos os parágrafos, na sua conclusão tu não começou com um tópico frasal, meio que não deu o gancho para apresentar sua intervenção. Não só isso, eu não consegui ver todos os elementos (agente, ação, modo/meio e efeito + detalhamento), que compõem uma intervenção na sua conclusão.
    Na minha percepção:
    AGENTE: “MEC”
    AÇÃO: “atue” (está muito vago, por mais que você diga logo depois o meio, mas a ação fica muito vaga). Para mim, a sua ação seria a “exigência da adaptação das estruturas escolares às urgências desses indivíduos” e o Modo/meio seria “inserção de rampas, banheiros ajustados, corrimões em lugares específicos”, mas você deveria detalhar melhor o meio.
    MODO/MEIO: “por meio da exigência da adaptação das estruturas escolares às urgências desses indivíduos, inserindo rampas, banheiros ajustados, corrimões em lugares específicos.”
    FINALIDADE: ? (para quê? além de que “haverá a legítima inclusão educacional, e consequentemente social, das pessoas com algum tipo de deficiência” essa exigência vai servir para quê?).
    + DETALHAMENTO: ? (você não detalha sua intervenção, o legal seria detalhar mais a sua ação sem usar o gerúndio “inseriNDO”, porque dessa forma o corretor pode pensar que complementa o meio ou algo do tipo).
    Ademais, você solucionou apenas sua D2, seria interessante você solucionar as suas duas argumentações. Mas fora isso, sua intervenção está muito boa, mas creio que perderia alguns pontos nas questões que pontuei acima. E gostei desse gancho que você colocou no final fazendo com que seu texto se torne cíclico.
    Pontuação:
    C1 – 160, Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    C2 – 200, desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo.
    C3 – 200, apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    C4 – 160, articula as partes do texto com pouca inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (o seu repertório de recursos coesivos não é tão diversificado, pois “em primeiro e segundo plano” são “conectivos” muito clichês.
    C5 – 120, elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (a proposta está relacionada à discussão e ao tema, entretanto, não está detalhada).
    SOMA: 840
    *Lembrando que eu não sou muito boa para corrigir redações, mas dei meu melhor e espero ter conseguido te ajudar de alguma forma. Beijos e sucesso! P.S.: se eu escrevi algo errado ou que tenha ficado confuso e você não tenha conseguido entender é só me chamar. Estou à disposição!

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  2. Vou corrigir sua redação com base nas competências do Enem. Você pode encontrar uma tabela no site do MEC.
    1) 200 pontos – Ótima escrita! Não notei graves desvios gramaticais
    2) 160 pontos – Você argumentou e desenvolveu bem. Porém, uma coisa que sei que pode ser um pouco difícil, mas é que provavelmente, em um Enem todos citariam os mesmos problemas que você. Tente optar por tópicos mais “raros” pelo menos em um dos desenvolvimentos para deixar sua redação mais original e fugir do senso comum.
    3) 160 pontos – Você argumentou bem e escreveu bons períodos, seus repertórios reafirmam seus argumentos, o que é ótimo.
    4) 200 pontos – Parabéns na escrita e uso de recursos coesivos.
    5) 120 pontos – Você poderia usar mais de um órgão, e não apenas o Ministério da Educação, além disso eu senti falta de uma proposta de intervenção para o seu desenvolvimento 1, pois você só falou da infraestrutura (criticada no desenvolvimento 2).
    Dessa forma, você poderia ter incluído Projetos Sociais, a Grande Mídia ou a Família por exemplo! Para deixar sua conclusão ainda mais completa.
    Se lembre de responder às perguntas quem, como e pra quê .
    É isso, continua praticando!!!

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  3. COMPETÊNCIA 1:Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
    Sua nota nessa competência foi: 180
    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
    COMPETÊNCIA 2:Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 200
    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
    COMPETÊNCIA 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 170
    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
    COMPETÊNCIA 4:Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Sua nota nessa competência foi: 180
    Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
    COMPETÊNCIA 5:Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 163
    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
    Nota Final:893
    Gostei muito da sua redação,continue praticando você vai longe. Eu sugiro que você tome cuidado com algumas palavras escritas erradas. Parabéns continue assim.

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