Iniciante

Os desafios para a justiça no sistema prisional brasileiro

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A série estadunidense “Orange Is The New Black” apresenta as dificuldades e desacatos que as mulheres presas dessa obra enfrentam diariamente. Em consonância com a realidade brasileira, os presos vivenciam muitas situações degradantes devido a um sistema penitenciário injusto e falho. Isso ocorre por conta da desumanização do prisioneiro e do julgamento errôneo realizado pelos juízes.

Primeiramente, vale ressaltar que os encarcerados sofrem diariamente agressões físicas, verbais e psicológicas por parte de funcionários das prisões, agentes da justiça e da sociedade em geral. Segundo um estudo da psicóloga Nise da Silveira, tal questão ocorre, pois existe uma “Cultura do Linchamento” com aqueles que foram presos, independentemente do motivo, por conta dos estigmas acerca desses detentos, que geram um medo irracional nas pessoas. Consequentemente, quando eles acabam sofrendo ameaças, constrangimentos e, até mesmo, violência física, raramente denunciam, visto que temem não receber apoio ou serem intimidados, aprofundando um ciclo de abusos contra esse grupo.

Ademais, é necessário destacar que muitos são presos indevidamente ou antes mesmo da condenação, e, muitas vezes, têm seus julgamentos adiados. Sob essa ótica, a minissérie “Olhos Que Condenam” retrata o famoso caso real dos cinco jovens que foram injustamente condenados por estupro coletivo e ficaram encarcerados por muitos anos. Dessa maneira, fica evidente que existem diversas falhas no julgamento, e que é acentuado pela falta de preparação dos agentes da justiça brasileira, fazendo com que vários inocentes fiquem em celas pagando por erros que não cometeram, enquanto os culpados estão livres para cometerem outros crimes.

Por fim, caminhos devem ser elucidados para amenizar os desafios do sistema penitenciário no Brasil. Cabe ao Ministério da Justiça, através de investigações minuciosas, em conjunto com a Polícia Federal, fiscalizar e punir agentes da segurança que desrespeitam e violentam os presidiários. Essa medida promoverá uma maior qualidade de vida para os detentos, uma vez que não terão seus direitos violados e poderão focar em serem reinseridos na sociedade novamente.

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3 Correções

  1. Oi Bia, parabéns pelo seu texto. Você escreve muito bem, mas seria necessário algumas mudanças:
    – Em alguns pontos o uso da vírgula foi feito de forma inadequada.
    – Seria bom aumentar seu vocabulário para tornar seu texto mais formal e atraente para o leitor
    – Sua conclusão seguiu as normas mas poderia ser mais completa e detalhada, assim como ganharia pontos se tivesse feito um retorno do que foi dito no primeiro parágrafo.
    Nota:860

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  2. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    • Apresenta poucos desvios gramaticais
    -> Na 3° linha do desenvolvimento 1, “tal questão ocorre, pois existe…”. Esta conjugação (pois) deve ser separada por vírgulas. Dessa forma, ficaria “tal questão ocorre, pois, existe…”
    -> Na 1° linha do desenvolvimento 2, “são presos indevidamente ou antes mesmo…”. Esta locução também precisa ser separada por vírgulas. Dessa forma, ficaria “são presos indevidamente, ou antes mesmo…”
    C1 = 160

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    • Seu texto apresenta a correta compreensão do tema, domínio do tipo textual (dissertativo-argumentativo) e escolha de repertório sócio-cultural muito pertinente. Muito bem escolhido e trabalhado com a presença de séries e citação.
    C2= 200

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    • Seu projeto de texto é bem construído. Todas as partes são desenvolvidas em razão da defesa do seu ponto de vista.
    C3= 200

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    • Você articula bem as partes dos textos com poucas inadequações e apresenta repertório diversificados de recursos coesivos.
    -> Na 1° linha do desenvolvimento 1, “Primeiramente”. O uso do “primeiramente” não está correto. Primeiramente advém de primeiro, um numeral. Como numeral não pode formar advérbio, não estaria correto fazer uso dele. (Por exemplo, não falamos segundamente, terceiramente, e assim por diante. Portanto, o uso de “primeiramente” não existe.
    Para substituir, você pode utilizar “Em primeiro lugar”; “Em primeira análise”; “Em uma análise mais aprofundada”.
    C4= 160

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”
    • Sua proposta de intervenção é completa e apresenta os cinco elementos necessários para fechamento da conclusão
    C3=200

    TOTAL= 920
    PARABÉNS! ;)

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  3. c1: 160 c2:180 c3:180 c4:160 c5:160 = 840
    A redação está bom,mas teve alguns erros de gramática,como na introdução (devido à, tem crase) fora isso a introdução está muito boa. o argumento 1 está bom,mas não é bom começar uma frase com Segundo fulano de tal …, eu recomendaria botar um operador antes,como Nessa óptica,segundo…. .No argumento 2 senti falta dos operadores argumentativos. Intervenção ficou boa,mas acho que dava pra detalhar mais.

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