O ilustre apresentador de televisão e empresário brasileiro, Silvio Santos, é um homem que, desde muito cedo, teve o empreendedorismo como base. Ele começou a empreender ainda criança, aperfeiçoou seu talento com o empreendimento e conquistou o posto de um dos maiores empreendedores do Brasil. Contudo, mesmo com a figura de grandes empreendedores como Silvio Santos, ainda há desafios para a inserção da cultura empreendedora na educação brasileira hodierna. Tal realidade se deve, majoritariamente, à falta de conhecimento das pessoas e à negligência governamental.
Sob esse viés, é lícito postular que a falta de conhecimento dos indivíduos, por vezes, dificulta a inserção do empreendedorismo nas escolas brasileiras. Nesse sentido, um exemplo são os próprios brasileiros, que, por desconhecerem a importância do uso de máscaras durante a pandemia da COVID-19, foram negligentes com sua saúde ao não utilizá-las. Semelhantemente acontece quando o assunto é empreendedorismo nas escolas do país, haja vista que, devido ao desconhecimento acerca da notoriedade do empreendedorismo na vida dos indivíduos, muitos são preconceituosos quanto a perpetuação desse ensino na educação nacional, dificultando a inserção dele nas escolas.
Outrossim, é imperativo pontuar a negligência governamental como fator impulsionador para a baixa presença do empreendedorismo na educação brasileira. Nessa perspectiva, conforme afirmou o ex-presidente estadunidense Benjamin Franklin, investir em educação sempre renderá os melhores juros. No entanto, ao observar o cenário brasileiro, é evidente que muitos governantes pouco investem para a inserção do empreendedorismo nas escolas, porque, na maioria das vezes, eles, enquanto figuras que governam o país, não possuem a visão de investir na educação, a fim de proporcionar aos brasileiros uma evolução, seja ela intelectual, social e econômica. Logo, o empreendimento, em muitas escolas, é tido como inexistente, gerando, assim, uma lacuna na educação brasileira.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para estimular a inserção da cultura do empreendedorismo na educação do Brasil. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Educação, órgão responsável por garantir o conhecimento a todos, juntamente ao Ministério da Economia, lance um projeto educativo sobre o empreendedorismo e a importância dele na vida das pessoas. Esse projeto precisa unir grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, para que as pessoas que desconhecem a notoriedade do empreendimento possam conhecê-lo. Por isso, é preciso que os veículos midiáticos estejam em acordo com os ministérios, porque eles serão fundamentais para a propagação do projeto. Assim, haverá uma disseminação do ideal empreendedor e, consequentemente, uma maior aderência da população acerca da inserção do empreendedorismo na educação. Dessa forma, espera-se que mais figuras como a de Silvio Santos surjam na sociedade brasileira.
OBS: Nesta reta final peço, encarecidamente, que corrijam dando nota por competência, me ajudará muito.
Na folha oficial de redação deu 30 linhas.
Anne02021
Oiiee, sou estudante também, mas vou tentar ajudar conforme meus conhecimentos, ok? :d
C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa
-> 200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
–> Sobre o repertório utilizando a situação do covid-19, pode ser persistentes para outros temas, porém vc até que conseguiu contextualizar com sua argumentação, só não indico utilizar mt em algumas redações, para não tangenciar ao que é proposto, pois dependendo, o texto pode ficar sem lógica.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 200
Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
C4) Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 160
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
—> faltou o meio/modo
Total: 880
Para avaliar, eu utilizei o site: https://faro.edu.br/blog/quais-os-criterios-de-avaliacao-da-redacao-do-enem/
Porém, indico vc também fazer uma autoavaliação da sua redação. : )
JúliaRoschel
Bom dia!!
Sou apenas estudante mas tentarei fazer o meu melhor…
Introdução: Muito boa, relacionou muito bem o repertório com o tema e com a tese
D1: O uso das máscaras no Brasil é um bom exemplo, porém acho que tange um pouco com o tema proposto
D2: Perfeito, bom repertório e base argumentativa
PI: Adorei sua proposta, tenho apenas um adendo, ao invés de você dizer que os veículos midiáticos estejam em acordo com os ministérios, você poderia ter mais convicção, dizendo que esses veículos serão o meio de propagação do projeto…
Não sei dar notas por competência, e acho q se eu der poderá mais atrapalhar do que ajudar, mas acho q estaria por volta dos 920 =)
gabrives159
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de
recursos coesivos.
Falta o meio/ modo