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Os desafios para a inclusão digital de idosos no Brasil

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Corrijam minha redação de acordo com as competências do Enem, sejam rígidos, por favor! Quero aprender o máximo possível!

 

De acordo com o artigo 21 do Estatuto do Idoso, é obrigação do Poder Público criar oportunidades de acesso à educação, adequando os idosos às metodologias de ensino a eles destinados. No entanto, tal direito não tem sido assegurado quando se observa a não inclusão dos idosos na sociedade digital brasileira, que acontece por causa de inúmeros obstáculos. Dentre esses, destacam-se a negligência governamental e a falta de incentivo familiar como as principais causadoras desse revés.

Em primeiro plano, vale ressaltar que a supressão de capital do Estado colabora negativamente para a permanência do impasse. Sob essa ótica, segundo os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o número de pessoas de idade avançada deve dobrar até 2042. Nesse sentido, observa-se que esse aumento gradual junto à mudança da previdência prejudica a terceira idade, uma vez que eles serão adicionados ao mercado trabalhista e estarão em constante desvantagem devido ao analfabetismo digital causado pela falta de investimento estatal na educação midiática dos idosos. Desse modo, conclui -se que a negligência governamental influencia no desemprego da sociedade mais velha.

Ademais, é importante relatar que a ausência de apoio familiar intensifica o entrave. Por esse ângulo, consoante o site jornalístico “BBC News”, os idosos estão mais propensos a espalhar notícias falsas. Nesse contexto, é notório que existe um maior consumo de “Fake News” pela população mais velha, visto que sofrem com a carência de informação oriunda da ausência de interações familiares que ajudem em seu aprendizado. Dessa maneira, nota-se que o afastamento parental corrobora para a exclusão comunicativa dessa população no país.

Urge, pois, que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o Governo Federal – Poder Executivo no âmbito da União – precisa investir em cursos técnicos educacionais que viabilizem o conhecimento sênior, por meio de políticas públicas e aprovações feitas pelo Congresso Nacional. Além disso, é necessário que haja uma conscientização das comunidades para que aconteça uma integração familiar que beneficie tecnologicamente a terceira idade. Com isso, o fito de tais ações é estabelecer uma sociedade justa e igualitária, a fim de que os idosos possam ser incluídos na internet.

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4 Correções

  1. Boa tarde.
    A introdução está muito bem estruturada (toda a redação tbm)
    Só o D1 que achei um pouco “vazio” Mas a ideia é muito boa, só faltou aprofundamento no assunto e esclarecer mais sobre a sua opinião no assunto.
    D2 o conectivo poderia ter sido outro, com uma frase de mais impacto, para chamar a atenção do corretor na hora da leitura.
    Conclusão está ok

    C1-120
    C2-180
    C3-200
    C4-200

    • 1
  2. C1: 160
    Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Detectei apenas um desvio:

    “negligência governamental INFLUENCIA…” – INFLUÊNCIA

    Embora eu não seja muito boa com a pontuação, o que me impossibilita de argumentar muito sobre isso. É sempre bom continuar praticando e tomando cuidado com essa competência.

    Outrossim, apresentou o uso de expressões redundantes a escrita. Tente ser um pouco mais direto, tudo bem?

    C2: 120
    Se manteve rente ao gênero solicitado, dissertativo-argumentativo. PARABÉNS. Usou de dois pontos muito bons para a discussão, embora tenha apresentado uma delas de maneira equivocada.

    Na introdução você exemplifica: “INCENTIVO FAMILIAR”, contudo, no parágrafo de desenvolvimento referente ao ponto supracitado, apresentou argumentação relativo ao “abandono” ou mesmo a “carência” dos idosos nesse quesito. Assim, sugiro que substitua o termo inicial.

    C3: 160
    Trouxe boas referências, embora tenho que considerar uma delas fraca. Veja, quando apresentou os dados do IBGE, você acrescentou um dado futurista, mas argumentou a problemática no presente, e o tema pede toda o desenvolvimento no presente. Isso tonou seu texto um mais frágil e prejudicou sua nota.

    C4: 160
    Bom uso dos conectivos, senti falta apenas no início do texto.

    Ademais, fez uso excessivo da palavra “IDOSOS” (5 vezes, 2 no mesmo parágrafo”. Sei que em certos momentos torna-se inevitável sua utilização, mas tente evitar ao máximo essas repetições, tudo bem?

    C5: 120
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Urge, pois, que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o Governo Federal (AGENTE) – Poder Executivo no âmbito da União – precisa investir em cursos técnicos educacionais que viabilizem o conhecimento sênior (AÇÃO), por meio de políticas públicas e aprovações feitas pelo Congresso Nacional (MODO). Além disso, é necessário que haja uma conscientização das comunidades para que aconteça uma integração familiar que beneficie tecnologicamente a terceira idade (AÇÃO). Com isso, o fito de tais ações é estabelecer uma sociedade justa e igualitária, a fim de que os idosos possam ser incluídos na internet (EFEITO).

    Apresentou duas ações, mas ambas incompletas. Não notei o detalhamento, que caberia no trecho sobre as “POLÍTICAS PÚBLICAS…”. Além disso, sua segunda ação sequer apresentou um MODO. Interligar as duas com um único efeito foi bom, não sei se foi proposital, mas foi bom assim mesmo.

    TOTAL: 720

    • 1
  3. Boa tarde.
    A introdução está muito bem estruturada (toda a redação tbm)
    Só o D1 que achei um pouco “vazio” Mas a ideia é muito boa, só faltou aprofundamento no assunto e esclarecer mais sobre a sua opinião no assunto.
    D2 o conectivo poderia ter sido outro, com uma frase de mais impacto, para chamar a atenção do corretor na hora da leitura.
    Conclusão está ok

    C1-120
    C2-180
    C3-200
    C4-200

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  4. oie, espero poder te ajudar.
    Primeiramente, sua redação está bem estruturada. O que eu notei foram alguns conectivos prolixos, como na introdução o ” De acordo com”, prefira “Segundo com “; “por causa de” substitua por “devido a “. Na conclusão também “por meio de” substitua por “através de”.

    Urge, pois, que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o Governo Federal — Poder Executivo no âmbito da União — precisa investir em cursos técnicos educacionais que viabilizem o conhecimento sênior, através de políticas públicas e aprovações feitas pelo Congresso Nacional. Além disso, é necessário que haja uma conscientização das comunidades para acontecer uma integração familiar que beneficie tecnologicamente a terceira idade. Com isso, o fito de tais ações é estabelecer uma sociedade justa e igualitária, de modo que os idosos possam ser incluídos na “internet”.

    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4-160
    C5 -200

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