O seriado brasileiro Crisálida retrata a vida de jovens surdos e mudos e os muitos desafios que os mesmos enfrentam. Bem como na ficção, a realidade dos deficientes no Brasil é desafiadora, especialmente pela falta de acessibilidade e de espaços inclusivos. Assim, é importante analisar os fatores que impedem a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira para assegurar a igualdade.
Em primeiro plano, vale salientar a necessidade de infraestruturas adaptadas às especificidades dos deficientes. Um exemplo cotidiano são as calçadas, que apesar de possuírem rampas, são muito irregulares, impossibilitando a livre circulação de cadeirantes. Isso apenas contribui para a segregação dessas pessoas nos espaços urbanos, tornando imprescindível sua adaptação.
Além disso, a própria sensação de pertencimento dessas pessoas nos mais variados lugares é limitada, já que suas necessidades não são atendidas na maioria deles. A séria citada na introdução evidencia isso ao mostrar as dificuldades que um aluno tinha na escola por não conseguir se comunicar, uma vez que ninguém sabia Libras.
Portanto, percebe-se que há um desconhecimento geral sobre as medidas inclusivas para deficientes no Brasil. Por isso, é de papel fundamental do Ministério da Educação que proponham campanhas educativas para disseminar mais informações sobre acessibilidade. Por meio de palestras, aulas e panfletos informativos, esse conhecimento será difundido e assim, a população brasileira poderá ser de fato, inclusiva e igualitária.
Daniel Barbosa
Boa noite!
Excelente redação e bem direta!
Sua introdução ficou muito boa.
Desenvolvimentos bacanas, mas ficaram muitos resumidos os seus desfechos finais, ele tem que ser bem crítico e um pouco maior… Cuidado…
Intervenção excelente
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C1 = 180
C3 = 180
C3 = 160
C4 = 180
C5 = 200 ==================== 900 PONTOS
VitoriaCBinotti
Olá, sua redação está muito boa, só vou deixar alguns pontos aqui. Primeiramente, toda vez que for citar série/livro/filme, coloque entre aspas, ok? Seu desenvolvimento ficou excelente, porém a finalização ficou faltando detalhes, você engajou bastante no desenvolvimento, porém quase não falou no final… Tente equilibrar ambos da próxima! Uma dica que dou é você focar no agente que vai realizar o ajuste, o meio e o modo que ele fará, o detalhamento e o objetivo disso, deixe claro suas propostas, sem medo! Fora isso, está muito bom.. apesar de eu não ser nenhuma profissional no assunto, tentei te ajudar como posso. A pontuação que, talvez, você teria é de 800!!
Ailson Ferreira
Olá, Julia, boa noite!
Primeiramente, quero pontuar que é um prazer imenso realizar uma correção para a sua redação. Sendo assim, segue abaixo – por competência – as análises e os destacamentos feitos por mim.
Introdução ⬇️
O repertório escolhido por você para iniciar a redação foi muito bem escolhido, isso porque ele se mostra, além de legitimado, uma alusão à Crisálida bem produtiva e, altamente, pertinente. A relação entre o seriado e os desafios na inclusão da deficiência entre os brasileiros está perfeita, mas é válido frisar a importância de que tipo de acessibilidade você está falando. Por fim, na minha opinião, eu optaria por construir uma tese explícita, em que os dois argumentos são inseridos no texto.
Desenvolvimento 1 ⬇️
Parabéns, Júlia, seu desenvolvimento cumpre ao que é necessário, embora não seja fundamentado um repertório para embasar a infraestrutura como causa do problema. Porém, você não perderá ponto por isso, visto que, segundo o Manual do Corretor, é necessário pelo menos 1 repertório sociocultural.
Desenvolvimento 2 ⬇️
Ops, faltou uma causa aqui. Você usa o ‘Além disso’ para adicionar fatos, informações e etc, então, a sua discussão é uma retomada do D1, o que enfraquece a tua tese e, consequentemente, deixa a desejar na questão de uma inadequação do conectivo citado acima. Outra percepção que tive foi o erro de pontuação no que se refere ao aposto que você usou quando disse: “nos mais variados lugares é limitada”, haja vista que a forma correta da frase exige uma vírgula antes de “nos mais variados lugares” e uma depois de “lugares” e não de “, é limitada”. Entendeu? ❤️
Conclusão ⬇️
Júlia, vamos aos fatos: não é que exista um desconhecimento sobre as medidas que precisam ser tomadas, mas o que de fato está sento negligenciado é a inacecibilidade dos deficientes, logo, medidas precisam ser tomadas. Ademais, na proposta de intervenção, você solicita campanhas educativas, por parte do MEC, mas cuidado com a concordância, pois ele não “proponham” e sim “promponha”, belezinha?. O seu modo, da ação, é mediante às palestras e aos panfletos, o que ficou muito bom, entretanto, a separação sintática dessa oração é separada por vírgula e não por ponto final, pois pode ocorrer em falha sintática. A última consideração aqui é: sua proposta não mencionou e/ou abordou os dois argumentos, assim, essa falta de atenção causa danos à competência 3, de acordo com a nova alteração no Manual do Corretor.
Notas/Comentários
😁C1: 160 (verifica-se a presença de uma boa construção sintática e poucos desvios gramaticais).
😍C2: 200 (embora falte repertórios para embasar suas causas/consequências, você cumpre com a regra de ter apenas 1 repertório pertinente, produtivo e legítimo).
🙈C3: 140 (o projeto de texto é estratégico, mas falta a disseminação das ideias, informações e fatos em defesa do ponto de vista que, inclusive, não foi explícito. Depois disso, quero dizer que o que te separa do mil na C3 é a seleção e a organização do que entra no teu texto).
😁C4: 160 (há uma inadequação no conectivo “Além disso” por não continuar com o argumento e o conectivo adequado para isso é o “Por conseguinte”, por exemplo).
😊 C5: 120 (elabora uma proposta de solução que não fere os diretos humanos, porém com limitação de apenas 3 elementos válidos, sendo eles: o agente “MEC”, o ação “campanhas educativas” e o modo “por meio de palestras”. Sob esse viés, é preciso que haja, ainda, um detalhamento de um desses elementos e o efeito (finalidade) da sua proposta, pois o termo “será uma sociedade mais igualitária” não é uma finalidade e sim um fechamento, ok, Júlia? 💕
PONTUAÇÃO TOTAL: 780!
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Júlia, está é a nota da sua redação, não porque foi feita por mim, mas tenho um curso próprio de redação e, por gostar do teu texto, decidi corrigi-lo. Como forma de contribuição, peço que fixe esse comentário, pois você ajuda a outros alunos receberem uma correção como a sua, Beijos! 💕
ivysonh
Oi xuxu, vou colocar sua redação aqui e dar uns toques, mostrando o que eu acho.
O seriado brasileiro Crisálida (entre aspas o nome do seriado) retrata a vida de jovens surdos e mudos (após esse trecho fica confuso com esse “e”, você pode substitui-lo por “,mostrando que esses indivíduos perpassam diariamente por desafios/ situações negativas”) e os muitos desafios que os mesmos enfrentam. Bem como na ficção, a realidade dos deficientes no Brasil é desafiadora (para evitar que tenha vertentes da palavra desafio em períodos próximos do texto, você pode substituir por outro termo ou alterar a estrutura dessa oração, como exemplo: “De forma análoga, não desejavelmente, a realidade se assemelha a ficção, uma vez que (coloca o tema), agravado pela (ARGUMENTO 1), bem como (ARGUMENTO 2)”), especialmente pela falta de acessibilidade e de espaços inclusivos. Assim, é importante analisar os fatores que impedem a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira para assegurar a igualdade (complete mais o finalzinho da introdução, pode colocar “assegurar a equidade entre os cidadãos/igualdade entre os cidadãos”)
Em primeiro plano, vale salientar a necessidade de infraestruturas adaptadas às especificidades dos deficientes (amei). Um exemplo cotidiano são as calçadas, que apesar de possuírem rampas, são muito irregulares, impossibilitando a livre circulação de cadeirantes. Isso apenas (apenas?) contribui para a segregação dessas pessoas nos espaços urbanos, tornando imprescindível (melhor usar outro termo, como “inviável” “impossibilitando sua adaptação..”) sua adaptação (você pode iniciar e desenvolver melhor esse trecho final da introdução, mas amei a exemplificação das calçadas).
Além disso, a própria sensação de pertencimento dessas pessoas nos mais variados lugares é limitada, já que suas necessidades não são atendidas na maioria deles (acho que ficou um pouco confuso, leia novamente e organize as ideias, evitando termos como “nos mais” e deixando claro o “na maioria deles”) . (use um conectivo!!!) A séria citada na introdução evidencia isso ao mostrar as dificuldades que um aluno tinha na escola por não conseguir se comunicar, uma vez que ninguém sabia Libras. (acho bom você recolocar a série citando seu nome novamente sem colocar “na introdução” e exemplificando o que ocorre, finalizando a ideia e evitando termos como “isso”)
Portanto, percebe-se que há um desconhecimento geral sobre as medidas inclusivas para deficientes no Brasil. Por isso, é de papel fundamental do Ministério da Educação que proponham campanhas educativas para disseminar mais informações sobre acessibilidade. Por meio de palestras, aulas e panfletos informativos, esse conhecimento será difundido e assim, a população brasileira poderá ser de fato, inclusiva e igualitária. (na conclusão é necessário ter alguns fatores para estar completa, leia novamente e sintetize as ideias, lembrando que para uma melhor conexão entre os parágrafos é necessário reiterar o repertório do início da introdução no final da intervenção – nesse caso a série “Crisálida” -, mostrando que assim será possível evitar as problemáticas presentes na trama).
Espero ter ajudado <3
Izabelle Matias
Olá, gostei da sua introdução.
Mas quando citar uma série coloque em aspas, e tenta não usar ” os mesmos”.
Sua argumentação foi boa, porém só a um repertório sociocultural, acho que descontaria na C2 e C3.
Não são profissional mas acho que sua redação ficará entre uns 700.
Você escreve bem continue
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Boa noite!
Na introdução você usou o termo ” os mesmos”, eu acredito que seria mais adequado usar “estes” no lugar. De qualquer forma, muito boa a sua redação. Seria interessante também que você concedesse um pouco mais de atenção ao tamanho dos desenvolvimentos, geralmente o desenvolvimento 1 possui entre 7/8 linhas e o desenvolvimento 2 entre 8/9.
Vitoria_Dullius
Boa noite!
Excelente redação e bem direta!
Sua introdução ficou muito boa.
Desenvolvimentos bacanas, mas ficaram muitos resumidos os seus desfechos finais, ele tem que ser bem crítico e um pouco maior… Cuidado…
Intervenção excelente
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C1 = 180
C3 = 180
C3 = 160
C4 = 180
C5 = 200 ==================== 900 PONTOS