Os desafios para a implementação da educação sexual no Brasil

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Na série “Sex Education”, o jovem Otis tira dúvidas e dá conselhos para seus colegas sobre relações sexuais, as quais são feitas escondidas no ambiente escolar. Nesse sentido, fora da ficção, isso é uma realidade no Brasil, devido ao silenciamento escolar e à má influencia midiática.

Em primeira análise, o silenciamento escolar, no que tange à educação sexual, é um desafio a ser enfrentado, visto que é dever da escola dar orientações básicas aos jovens para, assim, atribuir corretamente o conhecimento sobre o assunto. Nessa perspectiva, conforme Zygmunt Bauman em sua obra “Modernidade líquida”, as relações sociais da era moderna são mais imprevisíveis, devido a maior liberdade e mudanças constantes, logo, observa-se a necessidade da maior atenção à temas relevantes, que podem causar danos futuros.

Em segunda análise, é imprescindível não mencionar à má influencia midiática, devido às novelas e programas, que abordam conteúdos sexuais de forma pejorativa. Nesse viés, de acordo com a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado garantir a todos o acesso universal e igualitário à saúde, tendo em vista que relações sexuais também podem afetar à saúde.

É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar o impasse. Para isso, o Ministério da Educação (MEC) deve implantar a educação sexual nas escolas, a qual será realizada por meio das aulas de ciências – teóricas e dinâmicas – a partir do oitavo ano, a fim de conscientizar os estudantes. Além disso, a mídia deverá elaborar propagandas, dando as devidas recomendações e orientações sexuais que, por meio dos grandes canais de comunicação serão divulgados, no intuito de promover a conscientização da população e principalmente dos jovens. Desse modo, a escola tornar-se-ia aberta sobre tais assuntos, logo, não abriria margem a encontros e falatórios escondidos, como na série Sex Education.

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4 Correções

  1. A sua introdução ficou um pouco curta faltando mais contextos e explicações.
    O desenvolvimento ficou bom, no sentido do contexto, pois mostra que você possui um domínio sobre o tema abordado, mas faltou um pouco mais de argumentação.
    A conclusão ficou bem elaborada, conseguiu mostrar as propostas de intervenção.
    O uso da série para falar do assunto foi uma ótima escolha.
    OBS: tenta melhorar a sua argumentação e o uso de vírgulas pois, você as usa, por vezes, quando não necessário.

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  2. Sua introdução ficou boa,você contextualizou e colocou as tese que falaria no desenvolvimento e na conclusão devo dizer a mesma coisa uma vez que você colocou todos os fatores(agente,ação,meio,finalidade)
    No entanto, minha única preocupação foram seus desenvolvimentos uma vez que você tem um ótimo repertorio cultural mas faltou o uso de opinião de forma a deixar seus argumentos mais sólidos, fazendo com que pontos importantes fossem perdidos durante a progressão do texto.
    No geral minha nota seria C1:160,C2:120,C3:160,C4:120,C5:200 nota: 760

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  3. Achei sua introdução muito curta, faltando ampliação da contextualização e argumentação.
    No primeiro desenvolvimento, tópico frasal muito longo, tente resumir mais sua ideia, deve ter no máximo uma linha de tópico. Pois, prejudica sua argumentação, o parágrafo ficou muito expositivo, separe cada período.
    No d2, a situação é mais séria porque você não argumentou, não teve marcas de autoria, ficou muito expositivo, muito curto.
    Na conclusão, retomada de tese bem genérica, faz até o corretor revirar os olhos, prefira retomar com o tema. Na primeira proposta faltou o meio, portanto está incompleta. S vc usar apenas uma proposta, mas que esteja completa já está excelente. Uso de mesóclise no pretérito não cai bem, se for usar, prefira “torna-se-á”, não “abrirá margem”.

    Ao todo, creio que sua nota ficaria entre 640-660

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  4. Intro: Na série “Sex Education”, o jovem Otis tira dúvidas e dá conselhos para seus colegas sobre relações sexuais, as quais[[as duvidas/conselhos ou as relações?]] são feitas escondidas no ambiente escolar. Nesse sentido, fora da ficção, isso é uma realidade[[redundância- fora da ficção/realidade]] no Brasil, devido ao silenciamento escolar[[a escola é silenciada ou a silenciadora?]] e à má influencia midiática.

    D1: o silenciamento escolar[[repetição]]
    [[não ficou clara a relação da citação com o tema, mas complementando essa última frase acho que melhoraria]]

    D2: é imprescindível não[[não?]] mencionar à[[sem crase]] má influencia midiática
    [[abordagem rasa do argumento]]

    feedback:

    pontos positivos: a alusão à Sex Education foi uma boa ideia, foi bem certeiro no tema, escolheu bons pontos para abordar e sua conclusão está perfeita.

    pontos negativos: procure estruturar melhor seus argumentos, estabelecendo as relações de causa, consequência e necessidade de forma mais clara, use citações apenas se dialogarem bem com o tema e fundamentarem o que está dizendo.

    Espero ter ajudado um pouco, me desculpe por qualquer erro

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