Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 1

No que remete à Segunda Guerra Mundial, de acordo com o princípio de extermínio aos “inferiores”, eram aniquilados portadores de deficiência física, como os surdos, e mental. Sob essa perspectiva, no que concerne ao cenário brasileiro contemporâneo, deve-se pontuar a perpetuação do caráter segregacionista em relação, primordialmente, a comunidade surda no acesso à educação. Dessa forma, convém discorrer sobre a infraestrutura falha e a desqualificação profissional que impulsionam a problemática.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a estrutura ineficaz do âmbito escolar direcionado esse grupo contribui para a precariedade do ensino. Nesse sentido, é impossibilitada a garantia de um estudo de qualidade, pela falta de material adaptado, metodologia escassa e ausência de estética para ministrar corretamente as aulas. Por conseguinte, há a má disciplinação dos surdos em prol do desequilíbrio educacional oferecido a essa parcela da população.

Outrossim, cabe citar que o conceito de “Banalidade do Mal”, elaborado pela filósofa Hannah Arendt, em que a ocorrência frequente de atitudes erradas corroboram para sua aceitação, se mostra perceptível na negligenciação da qualificação profissional para atender as necessidades dessa vertente educativa. Assim, os educadores não apresentam conhecimento da língua brasileira de sinais e sua aplicação didática correta, acarretando na redução de instrutores aptos para tal tarefa.

Portanto, os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil ainda é um impasse. Logo, compete ao Ministério da Educação promover o ensino de libras como pauta obrigatória na grade curricular do professor, por meio de aulas presenciais para sua adaptação, com o fito de que os educadores tenham capacitação para este trabalho. Adicionalmente, é necessário que o Governo Federal realize o envio de equipamentos apropriados para as escolas públicas e particulares, através de verbas educacionais, tornando-as aptas para essa doutrinação, para que o país seja dotado de apoio e inclusão dos surdos na educação.

Compartilhar

5 Correções

  1. Competência 1:
    -“em relação à comunidade” – falta crase.
    – “direcionado a esse grupo” – faltou o “a”.
    – O verbo “corroborar” é transitivo direto. Quem corrobora, corrobora algo. Seu sentido é equivalente ao de “confirmar”. Logo, “corroborar para” está errado. Erro de regência.
    – Após a vírgula, é recomendado o uso da ênclise: “mostra-se perceptível na […]” – terceiro parágrafo, linha 3.
    – “atender às necessidades […]” – com crase.
    – O verbo “acarretar” é transitivo direto. Quem acarreta, acarreta algo, não em algo. Logo, o certo seria: “acarretando a redução de instrutores […]”
    – Atente-se na utilização do gerúndio (acarretando), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de modo a acarretar; de forma a acarretar.
    – “Língua Brasileira de Sinais” deve ter iniciais maiúsculas.
    – Atente-se no gerúndio ao longo de seu texto! Tem-se a repetição excessiva da terminação: ndo.

    Competência 2:
    – Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é bem definida e o repertório para a contextualização é muito bem colocado, parabéns.
    – Senti falta de repertórios concretos nas sua argumentação ,principalmente na 1 argumentação, para embasar e creditar suas ideias. É muito importante que os 3 primeiros parágrafos tenham repertórios. Não é obrigatório, mas é bastante interessante. Tudo bem?

    Competência 3:
    – Tem-se a definição de um projeto de texto pela inserção de duas causas logo na introdução, configurando uma tese por antecipação, pois você aborda, na sua introdução, os tópicos que serão aprofundados mais adiante.
    – O seu primeiro desenvolvimento está muito bom. Se você tivesse utilizado um dado externo para comprovar que existe a falta dessa infraestrutura pontuada, esse parágrafo seria lindo.
    – O seu segundo desenvolvimento está ótimo. Entretanto, senti falta de uma razão pela qual se tem essa negligência. Por que o governo negligencia essa formação aos professores? Preconceito, falta de verba, o que?
    – Sua proposta de intervenção está muito bem relacionada com os argumentos supracitados. Seu texto tem coerência e os parágrafos se ligam e fazem sentido.

    Competência 4:
    – Atente-se na repetição exacerbada do “que” ao longo de seu texto.
    – O uso de “em prol de” está inadequado. “Em prol de” significa “em benefício de”. Se você encaixar essa última expressão na sua frase, ela ficará estranha, não? Perderá totalmente sua ideia central. Você poderia usar: em razão de, por causa de […]

    Competência 5:
    – Duas propostas são inseridas: A primeira apresenta 4 elementos (falta detalhamento), e a segunda apresenta 5 elementos. A frase “tornando-as aptas para essa doutrinação” eu considerei como detalhamento. Porém, alguns professores podem não considerar.

    NOTA GERAL:
    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 180 NOTA GERAL: 880
    C4 – 160
    C5 – 180

    Caso tenha gostado da correção, curta, por favor! S2

    • 2
  2. Sua redação está boa mais convém analisarmos algumas coisas.

    INTRODUÇÃO: Está muito boa com um repertório logo no começo e também há uma tese.
    1DESENVOLVIMENTO:Fico bom,mas se você citasse um repertório daria mais ênfase ao seus argumentos.
    2DESENVOLVIMENTO:Se você explicasse um pouco melhor como que a citação que você colocou tem a ver com os seus argumentos ficaria algo mais coesivo.
    CONCLUSÃO:Sua conclusão está boa,no entanto você só colocou os 4 elementos faltou você detalhar mais sua proposta.
    Em geral sua redação está boa.
    Só tem alguns erros de ortográfia e pontuação,mas não tirarei porque possa ser só erro de digitação.

    C1=200
    C2=160
    C3=160
    C4=120
    C5=120
    760.
    Continue estudando e tenho certeza que você tirará o tão sonhado 1000

    • 1
  3. eram aniquilados portadores de deficiência física, como os surdos,(Não tem vírgula) e mental.
    Você sabe usar muito bem suas citaçães

    Adicionalmente, é necessário(no lugar de necessário você poderia te colocado O GOVERNO FEDERAL PODE realizar o envio …) que o Governo Federal realize o envio de equipamentos

    C1:120
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:160

    TOTAL:880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.