OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

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O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destacam-se os desafios para a formação de professores no Brasil, problema recorrente na sociedade. Essa realidade se deve, principalmente, ao preconceito com os docentes e a desvalorização do cargo no mercado de trabalho.

Sob esse viés, é notório que a discriminação aos docentes na sala de aula traz como consequência o sentimento de incapacidade e falta de incentivo para transmitir os conhecimentos aos estudantes. Assim, o personagem Hagrid, da coleção literária “Harry Potter” da autora conhecida como J.K.Rowling, enfrenta dificuldades para dar aula à turma, visto que alguns alunos fazem comentários grosseiros e frustrantes em relação a sua metodologia. Logo, depreende-se que por situações desagradáveis no ambiente escolar, muitos educadores se encontram frustrados e sem motivação para dar continuidade ao ensino nas escolas.

Ademais, a desvalorização dos professores por parte do governo é um impulsionador da problemática frequente. Logo, vários profissionais se encontraram diante de dificuldades ao longo da pandemia da Covid-19, marco histórico que teve início no ano de 2019, pois além de não ser possível executar as atividades presenciais, os índices de demissão e redução de salário aumentaram expressivamente. Outrossim, analisa-se que o Estado vai contra aos pensamentos do filósofo John Locke em sua obra “contrato social”, já que o acesso à educação é um direito constitucional indubitável e deve ser exigida pelo grupo social.

Portanto, medidas são necessárias para se combater esse cenário. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal crie, por meio de políticas públicas e verbas destinadas à pasta, uma emenda na Carta Magna para que o salário de professores de instituições de ensino seja padronizado, este valor deverá ser justo diante dos custos e necessidades do cotidiano. Contudo, tal projeto será divulgado nos meio midiáticos como You Tube, Instagram, Twitter e nas reuniões escolares, com a finalidade de trazer maior visibilidade ao cargo e tornar as comissões cabíveis. Assim, o grupo social se tornará a nação da ordem e do progresso como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

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2 Correções

  1. Nossa, sua redação está muito boa, gostei do repertório, só acho que deveria ter desenvolvido um pouco mais sobre, em relação ao desenvolvimento, amei! sua conclusão ficou ótima também, bela proposta de intervenção. Concordo que o de cima disse sobre estudar melhor as conjunções. Sou estudante então essa é minha visão.

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  2. Introdução: explicou e contextualizou o tema. Apresentou a tese, deixando claro seu ponto de vista.

    Desenvolvimento: apresentou tópicos frasais, argumentos e a conclusão. Senti que faltou ligar melhor seus repertórios ao tema/tópico frasal para torná-lo mais produtivo.

    Conclusão: apresentou a proposta de intervenção completa.

    Estude melhor o uso de conjunções e suas funções para não repeti-las e não serem usadas em ocasiões erradas. Isso desconta nota da C4

    C1 – 200
    C2 – 160
    C3 – 200
    C4 – 160
    C5 – 200

    NOTA: 920

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