Iniciante

Os desafios para a doação de órgãos no Brasil

  • 1

Ao analisar os desafios da doação de órgãos no Brasil, percebe-se que a maios parte dos casos de familiares que negam a doação dos órgãos do paciente, são consequências da falta de informação. Entretanto, a falta de infraestrutura, no Brasil, para o transporte dos órgãos e a falta de profissionais na área são, também, problemas enfrentados nos hospitais.

Em primeira análise, vale evidenciar que, de acordo com a Constituição Federal, as exigências para ser doador de órgãos incluem um documento que ateste essa vontade e a autorização da família, em caso de doação consentida em vida, mas quando a família precisa decidir pelo familiar, a situação fica mais complicada, pois em 70% dos casos relatados pelo IBGE, a família decide não doar os órgãos pela falta de comunicação e de informação de médicos que deveriam ser mais preparados à este atendimento, para lidar melhor com notícias delicadas com a família do paciente.

Em segunda observância, a infraestrutura defasada de equipamentos e transportes dos hospitais, por questões de falta de verbas do governo à saúde, limita os transplantes que deveriam ser feitos sem muita dificuldade. De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), muitas pessoas que aguardam um transplante, são levadas a óbito na lista de espera, pessoas essas que ficam anos à espera de um órgão, elevando os números de mortalidade por falência de órgãos no Brasil.

Nesse sentido, vale ressaltar essa realidade tão desafiadora. Portanto, é urgente que sejam disponibilizados cursos profissionalizantes e campanhas publicitárias para a conscientização da sociedade e a disseminação de informações, cuja realização cabe ao Ministério da Saúde com o apoio da Adote. Isso poderá ser feito por meio de divulgações em mídias de maiores alcance para informar sobre esses cursos que irão do procedimento ao atendimento familiar, com a finalidade de conscientizar a população e capacitar os profissionais na área da saúde.

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua introdução tem argumentos bons, mas apenas eles não vão te levar a uma boa nota nessa primeira parte, para possivelmente aumentar sua nota voce precisa lembrar que tres partes são essenciais, são elas:
    1- Alusão, quando voce começa contando algum fato que tem relação com o tema, demonstra conhecimento interdisciplinar, então, por exemplo, voce poderia citar a revolta da vacina fazendo uma alusão histórica ás consequencias geradas pela falta da conhecimento da população, á própria população, e depois falar que esse problema ainda persiste na área da saúde na atualidade, como por exemplo na doação de órgãos. Outra alternativa e fazer alusão á filmes, músicas, livros, qualquer material que seja conhecido e fale sobre o tema, como por exemplo um filme onde alguma personagem morre e seus órgão são doados salvando várias vidas (Como em Greys Anatomy) e em seguida falando que na vida real o cenário e´ diferente.
    A segunda parte e´ problematizar o tema, ou seja, mostrar pro leitor porque esse assunto deve ser tratado com maior seriedade, como por exemplo ”Muitas vidas estão em risco pois apesar da quantidade de óbitos, as familias, por falta de conhecimento, optam por não fazer a doação de orgãos, fator que pode aumentar consideravelmente o índice de mortalidade do país”, entende?
    A terceira e última parte e´ a tese e isso voce fez muito bem, colocando o seu ponto de vista sobre o assunto e mostrando que o assunto deve ser tratado com maior seriedade como em ”a falta de infraestrutura, no Brasil, para o transporte dos órgãos e a falta de profissionais na área são, também, problemas enfrentados nos hospitais” falta apenas responsabilizar alguem por esse problema, já que colocou a culpa na falta de estrutura podia citar a baixa verba destinada a esse setor pelo governo.
    Sua argumentação e´ muito boa, eu apenas tomaria cuidado com a coloquialidade, busque substantivos para substituir consequentemente deixar o texto mais rico.
    Na conclusão e´ necessário que voce use um conectivo que mostre que sua argumentação acabou e que dali pra frente o objtivo e´ outro, por exemplo: Por fim…/ Dessa forma de acordo com os argumentos supracitados… e etc.
    Alem disso, e´ muito importante responder cinco perguntas:
    -O que será feito?
    -Quem vai fazer?
    -Como será feito?
    -Por que? Qual a finalidade?
    -Qual será o resultado disso?
    Apos responde-las vem a retomada, ou seja, para fechar de vez o texto, e´ necessário retomar o que foi citado na sua introdução, por exemplo ” Só assim será possivel acabar com os resquícios da falta de informação que gera consequencias drasticas para a saude brasileira e caminhar rumo a uma sociedade mais saudável, pois como teorizado por … (Aqui voce vai citar alguem que tenha propriedade pra falar sobre o assunto)” ex: Se o tema fosse algo ligado a educação, voce poderia citar Nelson Mandela dessa forma —> ”Pois como teorizado por Nelson Mandela, a educação e´ a arma mais poderosa para a mudança do mundo”.
    Qualquer dúvida e´ só me chamar! espero ter ajudado de alguma forma, não desista, voce vai conseguir!

    • 2
  2. Sua redação está muito boa. Em geral, bem coerente, exceto por alguns erros relacionados à vírgula. A argumentação bem embasada em dados é uma ótima ferramenta para se utilizar, mas não é muito legal usar duas vezes (o corretor quer ver o seu conhecimento por outras formas também). Use alusões históricas ou citações de grandes pensadores.

    • 1
  3. Ao analisar os desafios da doação de órgãos no Brasil, percebe-se que a maior parte dos casos de familiares que negam a doação dos órgãos do paciente, são consequências da falta de informação. Entretanto, a falta de infraestrutura, no Brasil, para o transporte dos órgãos e a falta de profissionais na área são, também, problemas enfrentados nos hospitais. [após “são consequências da falta de informação”, você poderia detalhar um pouco mais, mesmo que rapidamente, pois as vezes acaba deixando uma frase solta e desligada no contexto textual. Segundamente, tente ampliar mais o seu repertório linguístico, evitando repetições desnecessárias, como, por exemplo: “falta” 3X, tente mudar por “ausência”, pesquisar sinônimos. Aconteceu o mesmo com “Brasil” 2X, tente mudar para “o país”.]
    Em primeira análise, vale evidenciar que, de acordo com a Constituição Federal, as exigências para ser doador de órgãos incluem um documento que ateste essa vontade e a autorização da família, em caso de doação consentida em vida, mas quando a família precisa decidir pelo familiar, a situação fica mais complicada, pois em 70% dos casos relatados pelo IBGE, a família decide não doar os órgãos pela falta de comunicação e de informação de médicos que deveriam ser mais preparados à este atendimento, para lidar melhor com notícias delicadas com a família do paciente. [Neste segundo parágrafo, vejo que você comete os mesmos erros em relação a algumas competências, as repetições e pouco repertório linguístico dificultam uma boa leitura do seu texto, que apesar de ter uma ideia central muito boa, precisa ser mais desenvolvida, argumentar mais e usar certamente os elementos coesivos. Além disso, desenvolva a sigla que você acrescentou no texto, deixe exposto qual é o órgão, colocando em parênteses o nome inteiro da sigla, ou optando por colocar o nome inteiro da sigla e a mesma em parênteses após desenvolvê-la.]
    Em segunda observância, a infraestrutura defasada de equipamentos e transportes dos hospitais, por questões de falta de verbas do governo à saúde, limita os transplantes que deveriam ser feitos sem muita dificuldade. De acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), muitas pessoas que aguardam um transplante, são levadas a óbito na lista de espera, pessoas essas que ficam anos à espera de um órgão, elevando os números de mortalidade por falência de órgãos no Brasil. [Paragrafo bem amarrado e construído, boa argumentação e conteúdo, só precisa mais uma vez parar de repetir tanto as mesmas palavras, buscando sinônimos. Fora isto, o parágrafo está ótimo!]
    Nesse sentido, vale ressaltar essa realidade tão desafiadora. Portanto, é urgente que sejam disponibilizados cursos profissionalizantes e campanhas publicitárias para a conscientização da sociedade e a disseminação de informações, cuja realização cabe ao Ministério da Saúde com o apoio da Adote. Isso poderá ser feito por meio de divulgações em mídias de maiores alcance para informar sobre esses cursos que irão do procedimento ao atendimento familiar, com a finalidade de conscientizar a população e capacitar os profissionais na área da saúde. [Proposta bem articulada, pode ser realizada e amenizar/intervir na problemática, tem a ver com o tema e é bem coerente ao que a banca do ENEM solicita.]
    Competência I: 120

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.