Os desafios para a alfabetização tecnológica dos idosos no Brasil

  • 2

A obra literária “A velhice”, da escritora Simone de Beauvoir, é configurada sob uma perspectiva da sociedade, em que o idoso é nomeado como incômodo, o que o torna um ser desprezível. De maneira análoga à obra, grande parte dos idosos brasileiros sofrem com o desprezo de muitos quando trata-se da alfabetização tecnológica. Tal realidade se deve, majoritariamente, à negligência familiar e à ausência de interesse por parte de muitas empresas em investir em produtos adaptados para os idosos. 

Sob esse viés, é lícito mencionar a postura dos familiares quanto à alfabetização tecnológica dos idosos como uma das causas para a perpetuação desse problema. Nessa lógica, a família, na maioria das vezes, é a responsável pela exclusão digital dos idosos, uma vez que eles, por desconhecerem sobre a utilização desses mecanismos, são excluídos pelos seus familiares. Nesse sentido, o pensamento do filósofo Pierre Lévy, o qual afirma que “Toda nova tecnologia cria seus excluídos” alude-se a essa realidade, visto que devido à falta de conhecimento acerca da tecnologia a exclusão torna-se evidente. Como consequência, a população idosa, além de ser excluída por muitos, sofre com a falta de acesso à tecnologia e até mesmo informações fornecidas por ela.

Outrossim, é imperativo pontuar que a falta de interesse por parte de muitas empresas em investir em produtos adaptados para a terceira idade agrava essa situação de exclusão. Diante disso, em razão da dificuldade em utilizar os mecanismos tecnológicos atuais, os idosos acabam perdendo o interesse em aprender a utilizá-los. Isso se relaciona com a falta de empatia das empresas em face dos idosos, já que não investem em produtos que facilitem a utilização, para que de fato, aprendam a usar os aparelhos tecnológicos. Com isso, os idosos ficam apreensivos quanto ao uso desses mecanismos e, consequentemente, o contato com a tecnologia da atualidade é perdido, contribuindo para o aumento da exclusão social.

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a alfabetização tecnológica dos idosos brasileiros. Sendo assim, sugere-se que o Ministério da Cidadania, na figura da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, lance um Plano Nacional de Alfabetização Tecnológica dos Idosos. Esse plano deverá focar, principalmente, no aprendizado dos idosos sobre os mecanismos tecnológicos junto a seus familiares, incentivando o papel da família no processo da alfabetização tecnológica deles. Ademais, o Governo Federal deve, por meio do oferecimento de incentivos fiscais, incentivar as empresas responsáveis pelos aparelhos tecnológicos, a criarem produtos que sejam melhor adaptados para a terceira idade, com mecanismos mais fáceis de serem utilizados, de modo a tornar a tecnologia uma realidade dos idosos. Dessa forma, espera-se que os idosos brasileiros não sofram com a exclusão e desprezo assim como os da obra literária “A velhice”.

Por favor, se puderem corrigir dando nota por competência. Inclusive, deu 30 linhas na folha de redação, caso seja necessário para a correção. Desde já, muito obrigada!!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi espero ajudar. deu 30 linhas na folha de redação. Sua letra deve ser muito pequena. Kkkkk
    .
    Intro: “A obra literária “A velhice”, da escritora Simone de Beauvoir, é configurada sob uma perspectiva da sociedade, em que o idoso é nomeado como incômodo, o que o torna um ser desprezível” toma cuidado com o uso da virgula nesse frase vc usou 4 é muita virgula pra 1 frase e isso pode deixa confusa a frase. Eu tiraria essa “sociedade, em que” iria deixa mais fluido. “(Tal realidade) se deve” Isso não é um conectivo, isso é uma explicação. O esta bom.
    .
    D1: ta ok. Uma coisa que fez falta é a marca de autoria: palavra como a que vc usou na intro majoritariamente, infelizmente, lamentavelmente, horenda, etc palavra que mostram sua opiniao sobre o assunto usa pelo menos uma em um dos 2 desevolvimento, para deixa claro o seu ponto vista e o texto ficar menos expositivo.
    .
    D2:ta muito boa.
    .
    CONCLUSÃO: vc coloca duas propostas e uma só delas esta completa, garantido o seu 200 na C5.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.