Os desafios no uso das novas tecnologias em salas de aula

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Na telenovela brasileira “Malhação: viva a diferença”, a aluna, Hellen, utiliza seu aparelho celular durante a aula para realizar uma atitude vingativa contra a direção do colégio, enviando mensagem anônimas. Em situação análoga ao episódio, atualmente, a tecnologia estimula atitudes como esta, uma vez que dispõe de diversas janelas informacionais. Desse modo, para que esse desafio seja solucionado è necessário analisar dois fatores: a desvinculação de dados, assim como a disponibilidade do aparato tecnológico entre os alunos.

 Em princípio, o estudo auxiliado pela internet é um terreno fértil  para a mudança do conteúdo exposto na aula. Isso porque, dispõe de caminhos que atraem o usuário, como por exemplo, jogos, vídeos e redes sociais, logo, vai despertar o convencimento do aluno a sair do objetivo escolar e adentrar em funções contrárias tornando um vício, como mostra o sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. De acordo com o autor, o consumo desenfreado da tecnologia resulta em um sujeito que anseia diariamente por pesquisar aquilo é novo. Por consequência, o aprendizado durante a aula é comprometido, pois o estudante acomoda-se na rede informacional de pesquisas.

 Outrossim, os recursos tecnológicos que os alunos possuem para a aprendizagem é válido de análise. Tendo em vista que segundo uma pesquisa publicada no site “Edu”, usar a tecnologia aumenta a motivação dos alunos na sala de aula. Entretanto, esse aparatos não estão disponíveis a todos os docentes, visto que 39% dos alunos de escolas públicas não têm celular ou tablet, já nas escola particulares somente 9%. Dessa forma, fica evidente a desigualdade econômica na educação dos menos favorecidos.

  Portanto, faz-se necessária a atuação de entidades que solucione esses desafios. Neste contexto, o MEC, juntamente com a Governo Federal, deve disponibilizar tablets devolutivos no ambiente escolar em todas as escolas públicas do território Nacional, os aparelhos – seriam regido por profissionais de informática dentro da escola – onde fariam os devidos monitoramentos, essas ações devem ser feita através de um convênio com empresas multinacionais de tecnologia. Com efeito todos os docentes terão acesso tecnológico durante a aula de forma segura, assim atitudes como na aluna Hellen não irá existir.

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4 Correções

  1. INTRODUÇÃO
    -cuidado com o excesso de vírgulas, isso torna a leitura cansativa
    -fez uma compração com a relidade à ficção, o que foi ótimo
    -sem erros gramaticais (apenas um acento errado, mas deve ter sido erro de digitação. Sempre leia antes de postar)
    -tese e problemáticas expostas de forma clara e objetiva

    D1 (desvinculação de dados)
    -não precisa da vírgula após “isso porque”, em contrapartida, faltou a vírgula após “funções contrárias”
    -substitua “vai despertar” por “desperta”
    -ausência da conjunção “que”: “por pesquisar aquilo é novo” (acredito que tenha sido na hora da digitação)
    -parágrafo bem estruturado (apresentação da ideia + citação + opinião), além de demonstrar o domínio de um repertório recheado

    D2 (disponibilidade do aparato tecnológico entre os alunos.)
    -repetição seguida de palavras (alunos)
    -ausência de vírgula: “…Tendo em vista que, segundo uma pesquisa…”
    -erro de concordância verbal: “esse aparatos” – faltou o plural no pronome
    -bem estruturado

    CONCLUSÃO
    o que: disponibilizar tablets devolutivos
    como: através de um convênio com empresas multinacionais de tecnologia.
    quem: MEC e Governo federal
    pra que: para os devidos monitoramentos
    detalhamento: seriam regido por profissionais de informática dentro da escola
    -muito boa e inovadora sua proposta, porém, observe que ela foi praticamente toda desenvolvida em um único período, você so fechou quando deu a retomada à introdução, interferindo na c3

    C1: 140 (se atente as vírgulas e aos plurais)
    C2: 200 (repertório rico)
    C3: 180 (cuidado com os períodos extensos, isso prejudica a organização de suas ideias)
    C4: 200 (bom uso de conectivos e palavras)
    C5: 200 (respondeu a todos os quesitos e trouxe algo inovador)
    NOTA: 920

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  2. Oi, tudo bem?
    Gostei da sua redação, e gostei como expôs o assunto.
    Só vou dar uma dica, para você fazer uma leitura ou até mesmo duas antes de enviar, pois ficou uma parte com acentuação errada e outra com plural errado.
    Primeiro parágrafo: Desse modo, para que esse desafio seja solucionado *é* necessário analisar…
    Terceiro parágrafo: Entretanto, *esses* aparatos não estão disponíveis…

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  3. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 160.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    [960]

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  4. Gostei bastante da sua redação, porém tenha uma atenção maior ao uso do plural, notei alguns erros em algumas palavras e frases completas. Cuidado também com o uso dos acentos. Em geral gostei da tua redação, sua conclusão foi excelente, sua proposta é tentadora e com toda certeza chama atenção do leitor. Foi muito importante você ter citado empresas privadas para participar dessa ação. Sua redação é boa para ler e prende o corretor deixando-o curioso para oque será dito no próximo parágrafo.

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