A obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, ausente de conflitos e discordâncias. Todavia, os desafios no processo de alfabetização no cenário brasileiro, impossibilita a concretização dos planos de More. Nesse sentido, essa problemática se deve não somente pela ineficiência no atual sistema educacional, como também pela evasão escolar. Sendo assim, tais fatos devem ser discorridos para que este quadro não continue a perdurar.
Em primeira análise, é necessário destacar a falta de infraestrutura e eficiência no âmbito escolar como impulsionador do problema. Muitas instituições não possuem condições suficientes para abrigar crianças e adolescentes, além de que, muitas delas moram em lugares afastados e possuem dificuldades no trajeto, fazendo com que deixem de ter o direito de aprender. Segundo pesquisas do IBGE, pelo menos 11 milhões de jovens até 15 anos são analfabetos, o que só comprova a triste situação. Dessa forma, faz-se imperiosa a reformulação da estrutura escolar.
Ademais, é fundamental que a alfabetização seja um direito ao qual todos deveriam desfrutar, embora a realidade seja outra. A exemplo disso, temos Malala Yousafzai, uma garota que foi baleada pelo Talisbã ao tentar ter acesso à educação. Analogamente a esta situação, pode se afirmar que a evasão escolar é fruto do não acesso a alfabetização, seja pela necessidade de deixá-la pela carência financeira, seja pela falta de motivação. Tal conjuntura, pode levar o cidadão futuramente ao desemprego e uma vida desestruturada, haja vista, que no Brasil analfabetos não possuem grandes chances de sucesso.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Desse modo, cabe ao Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação criar projetos escolares por meio de campanhas que serão postadas nas redes sociais. Tais projetos devem ser realizados através de inscrições por parte dos alunos, onde será dado mensalmente vale transporte e descontos no que tange a uniformização, materiais didáticos etc. Este projeto deve priorizar crianças e adolescentes com renda mensal baixa, que por este motivo deixam de estudar e serem alfabetizadas. Espera-se com essa medida, que todas as crianças possam acessar à educação com maior facilidade, e que o povo brasileiro possa chegar cada vez mais perto dessa tal “sociedade” descrita por More.
Nayara.nfv
Seu 1° parágrafo tá perfeito!!!
2° parágrafo
Em primeira análise, é necessário destacar a falta de infraestrutura e eficiência no âmbito escolar como impulsionador do problema. Muitas instituições não possuem condições suficientes para abrigar crianças e adolescentes, além de que, muitas delas moram em lugares afastados e possuem dificuldades no trajeto, fazendo com que deixem de ter o direito de aprender. Segundo pesquisas do IBGE, pelo menos 11 milhões de jovens até 15 anos são analfabetos, o que só comprova a triste situação. Dessa forma, faz-se imperiosa a reformulação da estrutura escolar
Tá lindo!… Você citou as dificuldades dos alunos; a precária infraestrutura das escolas; e os números de pessoas analfabetas.
Gostei muito parabéns.
3° parágrafo
Ademais, é fundamental que a alfabetização seja um direito ao qual todos deveriam desfrutar, embora a realidade seja outra. A exemplo disso, temos Malala Yousafzai, uma garota que foi baleada pelo Talisbã ao tentar ter acesso à educação. Analogamente a esta situação, pode se afirmar que a evasão escolar é fruto do não acesso a alfabetização, seja pela necessidade de deixá-la pela carência financeira, seja pela falta de motivação. Tal conjuntura, pode levar o cidadão futuramente ao desemprego e uma vida desestruturada, haja vista, que no Brasil analfabetos não possuem grandes chances de sucesso.
“seja pela necessidade de deixá- la pela carência financeira, seja pela falta de motivação”.
Essa parte do seu parágrafo me deixou meio convida.
Você colocou vírgula logo após falar da necessidade de deixar a escola, e depois colocou um ponto em seguida.
Eu fiquei meio que sem entender de primeira.
No lugar da vírgula você poderia colocar “e” ou “ou”.
(1) E: seja pela necessidade de deixá-la pela carência financeira e pela falta de motivação.
(2) Ou: seja pela necessidade de deixa- lá pela carência financeira ou pela falta de motivação.
4° parágrafo
Adorei!!!
Não tenho nem o que falar… Sério mesmo.
☺️🤜🏽🤛🏽
Thamilethomazdasilva
Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, não sei que horas verá isso. Bom seu texto está extremamente bem escrito e estruturado, o modo como você escreve mostra que conhece o tema e domina a norma padrão da língua portuguesa, ao meu ver não tem nenhum defeito, basta que continue praticando que certamente alcançará seu objetivos.
Terezinha
Olá, Bom dia! Eu sou iniciante então não tenho muito em que opina. Mas eu achei o seu primeiro parágrafo ótimo, muito bom assim como no texto todo. Teve pouquíssimos erros. A sua proposta de intervenção está bem detalhada, meus parabéns! Você escreve muito bem.
C1:160
C2:200
C3:200
C4:180
C5:200
Nota:940
Espero ter ajudado de alguma forma, bjs.
evaristacunha2
Olá.
Eu particularmente gostei muito da sua redação. Você foi objetiva e destacou sem nenhum problema a sua tese e o seu posicionamento em relação a temática do texto.
Os seus desenvolvimentos foram ótimos. Interligados e com tópico frasal.
Sua conclusão foi ótima. Com todos os cinco elementos bem destacados e coerentes com o que foi abordado. Parabéns:)
Abigail
Introdução: O repertório sociocultural foi bem inserido e relacionado ao tema. Há um erro de concordância: como o núcleo do sujeito é “desafios”, o verbo deveria ficar no plural: “impossibilitam”. O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram bem apresentados, o que demonstra que houve um bom planejamento de texto.
Desenvolvimento 1: A segunda frase ficou bem longa, o que dificultou um pouco a fluidez da leitura. O uso de ” muitas delas”, apesar de pelo contexto ser possível entender que se refira às crianças e aos adolescentes, cria um dupla interpretação já que “instituições” também está no feminino e no plural. Para relacionar melhor as frases, use mais conectivos.
Desenvolvimento 2; O parágrafo foi bem estruturado, mas no final, é aconselhável fazer um resumo do que foi escrito, e não acrescentar informações novas.
Conclusão: A proposta de intervenção apresenta os 5 elementos e está bem detalhada.
Nota: 940
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200